Pular para o conteúdo principal

UC-II - O novo colágeno?



Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.

Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.


Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso. 
E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.


Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação.
Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-prima. Mas, a dosagem de consumo do UC-II é de somente 40 mg!!! Bem inferior as 10g do Colágeno hidrolisado.
Outra questão era a especificidade do UC-II de ser muito mais indicado para a produção do colágeno tipo II! A dúvida era: como garantir essa produção?

Então, vamos lá:
O UC-II age por estímulo intestinal e não como matéria-prima para construir o colágeno =)

Em algumas postagens minhas e nas minhas consultas eu sempre enfatizo a importância do intestino! Dentre elas destaca-se a de defesa. Cerca de 60% do nosso sistema imunológico está presente nos intestinos. 

Na osteoartrite ou na Artrite Reumatóide há uma maior liberação de colagenases (enzimas de quebra da proteína colágeno), devido ao alto grau de inflamação que é uma característica principal dessas doenças. Assim como para quem treina intenso atividades com impacto, pois causam catabolismo e inflamação nas articulações.

O UC-II tem como característica principal reduzir as citocinas inflamatórias (Interleucinas 10 – IL-10 e o fator de transformação de crescimento - TGF-β) desativando as células T específicas do GALT (Tecido linfático associado ao tubo digestivo).


Resumindo:
  • Colágeno Hidrolisado: doa parte da matéria-prima para a construção de algum dos 16 tipos de colágeno no organismo.
  • UC-II: desativa processos inflamatórios que destroem o colágeno do tipo II – colágeno das articulações.


Minha experiência:
  • Tomei o UC-II. Eu não tenho problemas articulares, mas notei um ótimo fortalecimento das unhas =)


Dosagem: 
  • Nos estudos foram testados 40mg/dia.


Fonte do UC-II :
  • Osso dos externos do Frango.


Postagens relacionadas:




Bem, sobre UC-II é isso!
Espero tê-los ajudado.
Logo mais tem mais ;)





Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…