Pular para o conteúdo principal

Açúcar

Sempre sou questionada: Qual o melhor açúcar???
Vou falar um pouco de cada para facilitar a escolha.

acucar-tratada
O Brasil é o maior produtor de açúcar do MUNDO! Já que somos os maiores produtores de cana.


Sempre digo que o que vem da natureza é bom! O açúcar vem da cana e então, qual o problema dele?

Basicamente o que o Homem fez com ele: REFINAÇÃO!

Na natureza  os carboidratos vêm protegidos, com fibras! Isso faz com que a sua absorção seja mais lenta (Índice Glicêmico de baixo a moderado), porém veio o Homem e refinou tudo – Tirou todas as fibras!
Se consumíssemos a cana de açúcar a velocidade de entrada do carboidrato na corrente sanguínea seria lenta, já que chupar cana é difícil rs Porém, como foram criados métodos ultra facilitadores dessa extração, nós consumimos um tipo de energia que a absorção é absurdamente veloz!
E, o nosso corpo, como reage?? Guardando essa energia que entra rapidamente no corpo.


SIM, precisamos de carboidratos, mas NÃO precisamos de açúcares com elevado Índice Glicêmico – que entrem muito rápido na corrente sanguínea.
Como o corpo não está acostumado com isso, ele se defende e armazena esse açúcar na forma de glicogênio OU gordura =(

Fisiologicamente estamos acostumados a consumir carboidratos com Baixo IG. Já que nossos ancestrais não tinham maquinários para uma extração eficiente das fibras, para o refinamento. O processo de refinamento é algo NOVO, cerca de 100 anos, comparado com a nossa fisiologia que tem mais de 30mil anos…
Então, já sabemos que um dos problemas do açúcar é a sua velocidade de entrada – IG.
O outro problema é o taaaaanto de produtos químicos adicionados para ele ficar “branquinho”. E, nesse ponto o mascavo e o orgânico têm pontos positivos!
Vamos as diferenças:

  • Melaço/Melado: é o primeiro do processo,  corresponde ao caldo de cana filtrado, decantado e limpo, evaporado e concentrado até a consistência de xarope não cristalizável.
  • Açúcar mascavo: é um açúcar bruto que não passa por refinamento, e por isso mantém os sai mineirais.
  • Açúcar demerada: vem do melaço e passa por um refinamentaçúcar-2_altao leve e não recebe algum aditivo químico.
  • Açúcar orgânico: desde  plantio, colheita e todo o processo industrial não recebe produtos químicos que agridem o corpo! Fica mais claro que o mascavo, mas sem sofrer adição de produtos químicos agresivos.
  • Açúcar cristal: Vem do melado ou do açúcar mascavo, e passa pelo processo de refinamento que tira cerca de 90% dos sais mineiras.
  • Açúcar refinado: Vem do melado ou do açúcar mascavo, mas passa por várias etapas de refinamento e branqueamento, perdendo totalmente os sais minerais e ganhando substâncias químicas agressivas ao organismos como soda cáustica, enxofre etc.
  • Açúcar light: é a combinação de açúcar refinado com adoçante! =/
Regra básica: quanto mais escuro o açúcar, mais nutrientes esse contém.

Caloricamente:
A variação é de 10% de energia! Não é muita coisa.
Quanto a nutrientes:
Entre o mascavo e o refinado há uma grande variação, mas isso não justifica usar o açúcar masvaco como fonte de nutrientes, já que existem muuuuuitos outros alimentos fontes dos mesmos.

Resumindo:
O uso de açúcar, no meu ponto de vista não é necessário;
Para que se habituou usar, já que para muitos desde a primeira “mamedeira” ou “papinha doce” já foi adicionado o açúcar, aconselho que escolha os menos agressivos, aqueles que contêm menos aditivos químicos como o mascavo ou orgânico;
Quanto aos adoçantes (tem uma postagem sobre clique aqui): a lei é quanto menos melhor! Apesar de não ter energia contêm elevados números de substâncias químicas que o corpo não reconhece tão bem, dificultando o metabolismo.
Açúcar
Bem, é isso!
Van nutri
@nutrivanessalobato
/NutricionistaEsportivaVanessaLobato

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…