Pular para o conteúdo principal

OVOS

clip_image001Sempre damos muita ênfase a clara, rica em albumina, proteína de altíssimo valor biológico! Mas, será que os ovos são apenas fontes desses 'blocos construtores” do nosso organismo?
As proteínas são fontes para praticamente o nosso organismo inteiro, desde cabelos até músculos.
Porém, há outras fontes também!
· Os minerais zinco e selênio e das vitaminas A,clip_image002 B, D e E;
· Além disso têm lecitina e colina, nutrientes importantes para o cérebro, ajudando na memória, na concentração e no estado emocional saudável;
· E mais, são importantes fontes dos fito-químicos luteína e zeaxantina, que contribuem para a saúde dos olhos.
Mas e o COLESTEROL?clip_image003
Hoje é comprovado cientificamente que não há relação entre o consumo de ovos e o aumento do nível de colesterol ruim no organismo.
O problema está na no modo de preparo e na quantidade diária! O processo de fritura utiliza óleos vegetais que ao serem aquecidos sofrem alterações em seus componentes, tornando-se fontes de gorduras saturadas, extremamente prejudiciais à saúde.
clip_image004Portanto, os ovos podem ser utilizados em outras diversas formas interessantes, tais como: cozidos, mexidos, pochê, omeletes, ao forno e incorporados em diversas receitas culinárias, QUE IRÃO SER BENÉFICOS À NOSSA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
Dicas:
· Guarde os ovos dentro da geladeira e não na porta, para evitar a variação de temperatura pela abertura e fechamento das mesma, reduzindo o risco de proliferação (crescimento) de bactérias;
· Não lave os ovos ANTES de guardá-los na geladeira! os ovos tem uma película protetora que impede a passagem de impurezas externas para dentro do ovo, se lavados prede-se essa proteção e o risco de contaminação aumenta;
· Para saber se um ovo está fresco ou velho: coloque-o num copo com água pura, se ele boiar está velho =/.
· Opte pelo consumo de ovos caipiras ou korin para evitar o consumo excessivos de substâncias como antibióticos, antifúngicos, hormônios etc.
· Para aqueles que consomem muuuuitos ovos por semana e acabam tendo que desprezar muitas gemas, devido ao alto consumo, opte pela claras pasteurizadas!!!
o https://www.facebook.com/photo.php?fbid=122234024583531&set=pb.121828167957450.-2207520000.1375334386.&type=3&theater
· Link interessante sobre ovos: http://www.ovosbrasil.com.br/
Bora consumir cerca de 4 ovos inteiros por semana para sempre consumir os nutrientes presente nesse ricos alimento clip_image005
#nutricionistaesportivavanessalobato


















Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…