Pular para o conteúdo principal

Os Benefícios do Gengibre

 
O gengibre, uma raíz, possui propriedade que variam de tônico, digestivo, expectorante até a afrodisíaco.
Nele contém mais de 400 substâncias, dentre as conhecidas com princípio ativos são os terpenos ou óleos voláteis: como o zingibereno, bisaboleno, geraniol, acetato de geranila, gingeróis, chugaóis, zingiberol, beta-felandreno, boeneol, linalol, acetatos e caprilatos de zingiberol, entre outros.

images (4)

 

Quais os seus benefícios?

O gengibre apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, exercendo nos sistemas digestório, nervoso central e cardiovascular.
Age como estimulante para o Trato Gastro Intestinal, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impede a formação de gases no aparelho digestivo. Utilizado no tratamento de quimioterapia, e de movimentos em viagens de carro e de barco.
Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal , auxiliando no combate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão e bronquites.
Tem ação anti-inflamatória sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. images13
Fazer compressa das raízes para as dores externas reduz as dores reumáticas, no nervo ciático e nevralgias.
É uma excelente fonte de antioxidantes. Ajudando no rejuvenescimento da pele e dos órgãos em geral.
 

Uso:

Pode ser usado fresco, seco, em conserva ou cristalizado

beneficios-cha-de-gengibre
  • Fresco: usa-se em preparações culinárias ou para o preparo de infusões.
  • Seco: para o preparo de infusões ou compressas.
  • Conserva: utilza-se na culinária também.
  • Cristalizado com açúcar: usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal.

 

Quais outras funções ele tem?

Contra enjoo e náuseas o uso de chá infusão ajuda muito, tanto náuseas causadas por movimento quanto a causa pelo tratamento quimioteápico.
Descongestionante e expectorante pode ser obtida mastigando um pedaço pequeno do rizoma.
Ação nas dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias pode ser conseguido usando uma compressa com o chá de gengibre ou até mesmo com óleo de gengibre.
Externamente, pode causar queimaduras ou irritações, por isso, deve ser observado o local da aplicação, principalmente pessoas com a pele muito sensível ou com eczema.
Antes de usar o óleo na pele, pela primeira vez, deve ser feito um teste de reação, misturando uma gota do óleo com algumas gotas de outro óleo neutro colocando-se nas dobras do cotovelo ou joelho e aguardando cerca de 24hs. Caso a pele não apresente nenhuma reação: vermelhidão e nem coceira, pode ser empregado, porém com moderação.
Função erétil: devido sua ação estimulante do sangue, auxilia na prolongação da  função erétil;
 

Receitinha:

images (5)

Para reduzir os gases / flatulência:

Ingredientes:
  • Uma colher de chá de rizomas (raiz) fatiadas;
  • Água
Preparo:
  • Ferva água, desligue o fogo e adicione os rizomas. Abafe, espere amornar, coe e consuma. ;)
Para Estimular o sistema digestório e ajudar na absorção de nutrientes:
Ingredientes:
  • Duas colheres (chá) de suco de limão;
  • Duas colheres (chá) de mel;
  • Uma pitada de sal;
  • Duas colheres (chá) bem cheias de gengibre ralado na hora.
Preparo:
  • Misture todos os ingredientes e consuma uma colher (chá) 20 minutos antes de cada refeição.
  • Estimula e equilibra o sistema digestório, extraindo o máximo de nutrientes dos alimentos.
  DICA: Ao cozinhar feijões adicione gengibre fatiado e alho para reduzir as substâncias que ajudam na formação de gases!!! ;)

Importante:

  • Pessoas com problemas cardíacos devem consumir com moderação;
  • Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais para pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitada;
  • Pela presença dos terpenos, um óleo, assim como o limão, deve-se atentar-se após manipular higienizar as mãos para não machucá-las e para evitar a exposição solar para não manchar a pele.

 

Van nutri
#nutricionistaesportivavanessalobato


















Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…