Pular para o conteúdo principal

Dimethylamylamine: oxyelite, lipo 6 black, jack-3d, 1-MR entre outros proibidos pela ANVISA no Brasil!

ddma com logo
Não acho que “proibição” seja a melhor maneira de educar, MAS numa população que a maioria não busca informação, acredito que essa seja a melhor opção para evitar danos.
Hoje, 10/07/12, foi proibida a venda do suplemento oxyelite® e similares que contenham Dimethylamylamine.
Dimethylamylamine é um estimulante do Sistema nervoso Central que é adicionado aos suplementos para auxiliar o emagrecimento, aumentar o rendimento atlético e como droga de abuso.
De acordo com a ANVISA “O Dimethylamylamine tem sido adicionado indiscriminadamente aos suplementos alimentares, apesar de não existir  estudos conclusivos sobre a sua dose segura”.
Sabemos que por trás dessa proibição não há somente a preocupação com a saúde dos brasileiros, há também o mercado. A concorrência!
No ano passado a cafeína foi liberada no Brasil e após isso várias marcas nacionais lançaram vários suplementos com alegação termogênica, porém essas marcas perdem mercado para os importados.
Porém, a questão que muitas pessoas passam mal com o uso indevido desses suplementos é uma infeliz verdade.
O que eu vejo é que a grande maioria busca a fórmula mágica para o emagrecimento ou para o ganho de massa muscular! A grande maioria espera que algumas substâncias corrijam todos os erros alimentares e hábitos inadequados; A grande maioria quer mudar o corpo, mas poucos querem fazer algo para essa mudança. E é aí que mora o perigo!
Na busca do corpo perfeito fazem muitas besteiras! Tomam qualquer coisa a qualquer custo! E as consequências aparecem e por consequência a punição, que no caso do Brasil é a proibição.
No dia a dia no consultório ouço relatos absurdos. Pessoas que não praticam atividade física, que não tem base muscular que consomem termogênicos para “ACELERAR” o processo de emagrecimento. O processo é assim: a pessoa come de tudo e mais um pouco, perde noites de sono, consome muita bebida alcoólica e muito mais durante ANOS e querem que em DIAS, SEMANAS e alguns MESES tudo seja corrigido, e para isso consomem de maneira inconsequente e abusiva os termogênicos, e muitos ainda associam a medicamentos!!!
E têm aqueles que querem “crescer seco” e associam o consumo de um termogênico (tipo oxielite®) com um pré-workout (tipo Jack-3d) o que dobra o consumo de Dimethylamylamine e potencializa os efeitos. Decida! Quer terforça, quer crescer ou quer secar????  Têm os “tentativa de Super-homem”, aqueles que não respeitam uma necessidade básica do corpo: o DESCANSO! E se entopem de pré-treino, abusam tanto que consomem um pré-treino antes do treino de luta, outro para antes do treino resistido e outro para ir a balada!!!!!
Muitas pessoas nem sabem treinar e querem melhorar algo que não tem! Há uma sequência lógica: Primeiro APRENDER, segundo APRIMORAR e depois MELHORAR/EVOLUIR. É um passo de cada vez. Esses iniciantes querem ter o mesmo resultado que uma pessoa que treina a + de 10 anos.
E, independente, do objetivo usam abusivamente de suplementos que possuem fins específicos para pessoas específicas com necessidades específicas!
Resumindo: Infelizmente, mais uma vez, pelo uso abusivo e indevido de muitos + os interesses $$$ de outros, algumas pessoas que poderiam se beneficiar desse tipo produto ficará sem ele!
Não sou contra suplementação! Apenas recomendo de acordo com a necessidade e não vontade do cliente.
Sem mais!
Para quem quiser mais informações:
PROCURE UM PROFISSIONAL HABILITADO PARA MELHOR ORIENTÁ-LO SOBRE O CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES!!
Att,
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…