Pular para o conteúdo principal

FLACIDEZ! Sabia que existe flacidez muscular e Flacidez tecidual?????

 

capaflacidez-300x248          flacidez tecidual

Na postagem sobre Colágeno (http://www.vanessalobato.com/2009/06/colageno-sera-que-auxilia-na-firmeza-da.html) e nas consultas nutricionais percebo que muitas pessoas reclamam que tem FLACIDEZ, mas poucas sabem que a flacidez que possuem é muscular e não tecidual.

Vamos ver as diferenças???

Primeiro: O que é Flacidez?

É a atrofia da pele e/ou muscular levando a diminuição da atividade motora e de funcionamento de órgãos.

O que causa?

  • Radiações UV;
  • Poluição;
  • Diminuição na produção de colágeno e/ou de elastina;
  • Diminuição no tônus muscular;
  • Alterações hormonais;
  • Falta de nutrientes na alimentação.

Flacidez tecidual: deve-se a deficiência de nutrientes para a formação da estrutura tecidual;

Flacidez muscular: atonia muscular – falta de tônus muscular!

Porquê acontece a confusão?

A confusão acontece ou porque a pessoa têm os dois tipos de flacidez ou porque como a pele é sobreposta ao tecido muscular se este estiver flácido, consequentemente a pele aparenterá desinforme e isso causa a impressão da pele estar flácida.

 

Flacidez Muscular:

A principal causa dessa flacidez  é o SEDENTARISMO.

O que dá TÔNUS muscular é a solicitação das fibras musculares para executarem uma força. A musculatura frequentemente solicitada, mesmo em repouso, recebe do SNC (Sistema Nervoso Central) um sinal para permanecer em semi-contração o que deixa a aparência muscular “mais firme”. Outra questão é que com a prática esportiva há a necessidade de reconstrução constante dessas fibras deixando as fibras musculares mais cheias e com isso mais firme, tonificadas.

Pense num saquinho de geladinho. Quando esse está cheio o plástico fica lisinho, colado ao composto dentro dele. Porém, conforme o geladinho vai sendo consumido esse vai se esvaziando e ficando mais amolecido. É isso o que acontece com a musculatura. Enquanto treinamos deixamos as nossas fibras musculares cheias e quando ficamos sedentários essa musculatura vai sendo perdida e as fibras vão ficando murchas =/

SE você não utiliza, não faz força, deixa de renovar e acaba atrofiando / perdendo fibras musculares causando perda de massa muscular com consequente perda de estrutura!

E ainda há outro fator que ajuda a flacidez muscular que são as fibras conjuntivas (tecido que compõe a massa muscular para dar estrutura as fibras). Essas com o aumento da fibra muscular aumentam de tamanho para dar mais sustentação aos músculos, porém com a parada brusca com a prática esportiva, esse tecido fica sobrando* no local dando uma aparência de frouxidão / flacidez.

* tecido conjuntivo para crescer ou diminuir precisa de nutrientes. Porém quando paramos bruscamente com uma atividade física o local fica menos vascularizado o que impede a chegada de NUTRIENTES ao local, impedindo que esse tecido conjuntivo seja constituído.

Flacidez Tecidual:

O causador é a desestruturação do colágeno e da elastina que pode ser causado pelo consumo inadequado dos nutrientes formadores dessas proteínas ou por fatores genéticos ou hormonais.

Leia também sobre Whey Proteína proteína completa que ajuda na reconstrução muscular.

Att,

Vanessa Lobato

Nutricionista Esportiva

Comentários

  1. Oi Vanessa, tudo bem...

    Tenho lido seu blog e tenho gostado bastante!

    Queria te perguntar se os aminoácidos do colágeno(ex: gelatina) servem pra hipertrofia.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Amanda!
    Para hipertrofia muscular é necessário de mais aminoácidos.
    Em caso de suplementação,o suplemento para hipertrofia serve para formar o colágeno, mas os aminoácidos do colágeno (isolados) não servem para hipertrofia muscular.
    att
    Van nutri

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por responder!

    sei que precisamos de uma variedade de aminoácidos pra poder ocorrer a hipertrofia, mas eu queria saber é se os aminoácidos do colageno( gelatina) "contam" para hipertrofia, considerando outras fontes de proteinas.

    Pergunto isso porque leio em fóruns o pessoal falando que colageno não serve pra nada e nem deve ser contado a quantidade de proteinas numa dieta para hipertrofia, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Amanda, quando dizem que o colageno não serve para nada, querem dizer para hipertrofia muscular já que a proteína colágeno é rica em somente três aminoácidos, diferente por exemplo de um whey protein que é rico nos 20 aminoácidos existentes.
      Att,
      Van nutri

      Excluir
  4. Ola vanessa gostaria de informaçoes para fazer um consulta nutricional,meu e-mail é robson_diasdias@terra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vanessa, precisava perder 30 kg, já perdi 10. Procurei nutricionistas, que afirmaram que não há como evitar a flácidez. Há como eu conseguir uma consulta a distancia com você? Posso encaminhar meus exames por e-mail. Moro no Acre. Me informa se a albumina em pó, seria bom para combater flacidez? E o BCAA? Meu e-mail é ninamangeon@gmail.com

    Obrigada,

    Nina Mangeon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, eu não trabalho com atendimento on-line.
      Aconselho você praticar treino RESISTIDO - musculação - para fortalecer a sua musculatura. Procure uma nutricionista por aí para melhor orientá-la quanto a sua alimentação e suplementação.

      Excluir
  6. oooi!!

    comprei capsulas de colágeno hoje, e estava lendo seu blog e vi que só o colágeno não funciona, pq necessita de outros nutrientes,procurei o colágeno porque minha pele é flácida devido as estrias, mas estou fazendo tratamento de estrias com ácidos, e gostaria de saber se eu tomar as capsulas fazendo este tratamento, minha pele ficara um pouco mais firme?
    paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente, tente e tente. Veja se para você o fator limitante é o consumo de colágeno, se não aconselho você passar em consulta com um profissional habilitado para poder ajudar com um plano alimentar completo e verificar a possibilidade de associações com suplementos alimentares.
      ;)

      Excluir
  7. Ola Vanessa, muito bom seu site, esta de parabens!
    Minha pergunta e se e possivel utilizar colageno em capsulas e tambem o whei protein, sem que um anule os efeitos de outro?
    Desde ja obrigada,
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ola Vanessa !!

    Estava lendo o seu blog e achei muito bom, Parabéns.
    Gostaria de saber se posso tomar colageno em capsula, pois tenho 18 anos e estou acima do peso. Estou tomando chá verde diariamente , pois remedios para a minha idade não é recomendado. Irei começar academia semana que vem para ajudar na perda de peso. Só que meu corpo por estar no efeito sanfona ficou cheio de estrias e flacidez nas pernas, braços e barriga, por isso me aconselheram a tomar o calageno para ajudar. Você pode me indicar um que seja apropriado para o meu caso??

    Obrigada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!

      Aconselho você passar em consulta com um profissional habilitado para poder ajudar com um plano alimentar completo e verificar a possibilidade de associações com suplementos alimentares.
      ;)

      Excluir
  9. Olá Vanessa, mandei fazer capsulas de 500mg de colágeno em pó, tomo 500mg por dia, gostaria de saber se essa quantidade ajuda na firmeza da pele? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Vanessa, parabéns pelo seu blog. Vai ter uma utilidade enorme para mim. Tenho uma dúvida e adoraria que você solucionasse.

    Tenho um filho com 26 anos que fez redução de estômago. No entanto, está com flacidez muscular e bastante flacidez de pele. Faz uso constante de Centrum (vitaminas e minerais).
    Gostaria de saber se ele pode usar Whey? Qual a marca indicada para o mesmo? Quando ele começar a fazer musculação é melhor tomar o Whey ou BCAA? Qual a diferença entre esses dois produtos?

    Obrigada pela atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho levá-lo a um profissional habilitado para poder ajudar co um plano alimentar completo e verificar essas associações de suplementos para o caso do seu filho ;)

      Excluir
  11. ola vanessa como faço para ter uma acompanhamento com vc... sou de goiania meu email kalobo1@live.com. obrigada Karine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine!!!

      Não faço atendimento on-line!! Você teria que vir a Sampa!!!

      Excluir
  12. Ola, gostaria de saber se posso tomar suplemento para combater a flacidez fazendo caminhada 3x na semana?

    ResponderExcluir
  13. Olà gostei muito das suas explicações sobre "colágeno" e aminiácidos"!Tenho uma dúvida,fiz dieta,emagreci 10kg em aproximadamente 4 meses, estou fazendo atividade fisica 3-4 vezes por semana( 1h15min/dia), mas a idade a lei da gravidade...kkk devo tomar colágeno hidrolisado com vit C?! entendo que faria uma "reposição"!!? Obrigado,boa noite.
    Adri Moraes

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…