Pular para o conteúdo principal

FLACIDEZ! Sabia que existe flacidez muscular e Flacidez tecidual?????

 

capaflacidez-300x248          flacidez tecidual

Na postagem sobre Colágeno (http://www.vanessalobato.com/2009/06/colageno-sera-que-auxilia-na-firmeza-da.html) e nas consultas nutricionais percebo que muitas pessoas reclamam que tem FLACIDEZ, mas poucas sabem que a flacidez que possuem é muscular e não tecidual.

Vamos ver as diferenças???

Primeiro: O que é Flacidez?

É a atrofia da pele e/ou muscular levando a diminuição da atividade motora e de funcionamento de órgãos.

O que causa?

  • Radiações UV;
  • Poluição;
  • Diminuição na produção de colágeno e/ou de elastina;
  • Diminuição no tônus muscular;
  • Alterações hormonais;
  • Falta de nutrientes na alimentação.

Flacidez tecidual: deve-se a deficiência de nutrientes para a formação da estrutura tecidual;

Flacidez muscular: atonia muscular – falta de tônus muscular!

Porquê acontece a confusão?

A confusão acontece ou porque a pessoa têm os dois tipos de flacidez ou porque como a pele é sobreposta ao tecido muscular se este estiver flácido, consequentemente a pele aparenterá desinforme e isso causa a impressão da pele estar flácida.

 

Flacidez Muscular:

A principal causa dessa flacidez  é o SEDENTARISMO.

O que dá TÔNUS muscular é a solicitação das fibras musculares para executarem uma força. A musculatura frequentemente solicitada, mesmo em repouso, recebe do SNC (Sistema Nervoso Central) um sinal para permanecer em semi-contração o que deixa a aparência muscular “mais firme”. Outra questão é que com a prática esportiva há a necessidade de reconstrução constante dessas fibras deixando as fibras musculares mais cheias e com isso mais firme, tonificadas.

Pense num saquinho de geladinho. Quando esse está cheio o plástico fica lisinho, colado ao composto dentro dele. Porém, conforme o geladinho vai sendo consumido esse vai se esvaziando e ficando mais amolecido. É isso o que acontece com a musculatura. Enquanto treinamos deixamos as nossas fibras musculares cheias e quando ficamos sedentários essa musculatura vai sendo perdida e as fibras vão ficando murchas =/

SE você não utiliza, não faz força, deixa de renovar e acaba atrofiando / perdendo fibras musculares causando perda de massa muscular com consequente perda de estrutura!

E ainda há outro fator que ajuda a flacidez muscular que são as fibras conjuntivas (tecido que compõe a massa muscular para dar estrutura as fibras). Essas com o aumento da fibra muscular aumentam de tamanho para dar mais sustentação aos músculos, porém com a parada brusca com a prática esportiva, esse tecido fica sobrando* no local dando uma aparência de frouxidão / flacidez.

* tecido conjuntivo para crescer ou diminuir precisa de nutrientes. Porém quando paramos bruscamente com uma atividade física o local fica menos vascularizado o que impede a chegada de NUTRIENTES ao local, impedindo que esse tecido conjuntivo seja constituído.

Flacidez Tecidual:

O causador é a desestruturação do colágeno e da elastina que pode ser causado pelo consumo inadequado dos nutrientes formadores dessas proteínas ou por fatores genéticos ou hormonais.

Leia também sobre Whey Proteína proteína completa que ajuda na reconstrução muscular.

Att,

Vanessa Lobato

Nutricionista Esportiva

Postagens mais visitadas deste blog

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…