Pular para o conteúdo principal

Boas Festas!!!!!

 

É o final de mais um ano, doze longos meses se passaram, e fizemos muitas coisas... Mas, com o milagre da arvore natal 2011 RJrenovação, de um dia para o outro, tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente… (texto adaptado Carlos Drummond de Andrade)

Nessa época de festas muita gente fica preocupada com as guloseimas da ceia de natal e de ano novo!

Mas, calma! Não serão alguns dias que estragarão o trabalho de um ano!

Há várias dicas de uma ceia mais leve, mas eu acho que nesses eventos devemos nos preocupar na harmonia, na alegria, na família e tantas outras coisas e não somente na comida, ok!

Os alimentos que devem compor a ceia podem seguir as suas crenças ou suas vontades, pois tudo pode ser consumido desde que seja saboreado com moderação. A dica é: coma aquilo que o satisfaça, o que você gosta. Não somente porque tem ou porque é festa!

Mas, tenha sempre, alimentos funcionais, mesmo que seja para desencargo de consciência ou para apresentar novos alimentos para os seus familiares/amigos (rsrsrs), como:

Oleaginosas: amendoim (sem casca, sem sal e ASSADO), amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e pistache. Fontes de gorduras monoinsaturadas, e minerais como selênio, magnésio e zinco.

Acrescentar as saladas: amaranto, quinua e curry. E usar temperos como o azeite de oliva extra-virgem orgânico e ervas aromáticas como manjericão, orégano, alecrim, sálvia, entre outras.
Para temperar o arroz pode usar o gersal (gergelim moído, torrado e salgado) ou acrescido de ervas como salsinha e cebolinha.

Suco de uva integral OU um bom vinho tinto com moderação, para maiores de idade e para quem não vai dirigir, é uma opção para o brinde!

arvore_de_natal-55932

Bem, Bom Natal e um próspero ano novo!

 

Ano que vem eu volto com mais matérias sobre alimentação e suplementação para vocês!

Lembrem-se: Dia 25 de Dezembro é um dia que simboliza o nascimento do filho de Deus, o menino Jesus!

Atenciosamente,

Vanessa Alves Lobato

Nutricionista

Comentários

  1. Ótimas dicas Vanessa!! Feliz Natal pra vc tb!! bjosss

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, parabéns pelo blog e pelas matérias riquíssimas.
    Sou estudante de estética e adorei o post sobre o colágeno e a firmeza da pele. Muito esclarecedor.

    Abraços,

    Cristina.

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa. Tudo bem? Parabéns pelo blog! Adorei!

    Resolvi passar aqui para conhecê-lo e, atendendo sua solicitação por e-mail, deixar os passos para ser amiga do meu blog.

    Envie um email para juliana@cookie.com.br, com os seguintes dados:

    Sobre você: nome, formação, e-mail, cidade/estado, outros dados que achar importante

    Sobre o blog: nome, endereço, frase ou slogan que o descreva - com até 250 caracteres (ex.: Tudo que você sempre quis saber sobre nutrição, mas tinha medo de perguntar)

    Envie uma foto sua ou logotipo do seu blog ou empresa, para ser publicada junto ao nome e descrição do seu blog.

    Aguarde! Você receberá um selinho para colar no seu blog.

    Aguardo você.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…