Pular para o conteúdo principal

Agora está friiiiiiiio!!!!! Mas, não abuse pois logo mais o verão está aí!!

Nessa época que a temperatura cai e costumamos sentir mais fome e frio_2acabamos comendo alimentos mais gordurosos e mais calóricos.

Aquele friozinho que sempre acompanha um apetite aumentado, principalmente pelos alimentos mais calóricos, como: os chocolates, os fondues, as massas, os chocolates quentes, as bebidas alcoólicas e as outras guloseimas calóricas. Saiba que isso é natural já que o nosso organismo para proteger-se do frio, acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para que o corpo se mantenha aquecido, resultado: A fome aumenta. MAS vamos com calma, esse aumento gira em torno de 10% (DEZ), então CUIDADO com os abusos!!!

Nessa epóca do ano é muito importante fazer lanches intermediários para evitar o excesso de fome. Nas tardes de inverno não fique longos períodos sem comer e diminua o intervalo entre as refeições , fazendo pequenos lanches a base de queijos e pães ou uma porção de frutas secas com castanhas. Preparações quentes como caldos e sopas de legumes, chás, frutas e legumes cozidos podem ser consumidos, para aliviar a fome e aquecer o corpo.

Nesse período sentimos menos vontade de consumir líquidos do que em outras épocas do ano, mas a sua importâcia é a mesma. Deve-se optar pelo consumo de chás para esquentar o corpo. O ideal são os chás de ervas ou de frutas secas, como por exemplo laranja, maracujá e maçã.

Dicas de consumo

mulher-xicara-verde-cacau- Use e abuse das sopas de legumes, estas podem ser preparadas a base de vegetais e legumes cozidos.  As folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para os tipos mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa. Utilize legumes batidos ao invés de creme de leite ou massas, e como fonte de proteínas adicione as carnes magras ou os frangos sem pele.

- O chocolate quente pode ser substituído por um chás, que esquenta o organismo da mesma forma, ou  então pode-se prepará-lo com leite desnatado e chocolate em pó ou cacau em pó.

- Os foundes são muito consumidos nessa epóca do ano, atente-se pois já existem no mercado as suas versões lights, que são boas opções para quem quer reduzir calorias. Mas é importante lembrar, que o alimento mesmo na versão light deve se consumido moderadamente. Não é porque tem menos calorias que se pode comer o dobro.

- Nas festas juninas trazem outras tentações. Pratos o milho cozido e outros alimentos feitos com ele (canjica, bolos e doces) podem ser consumidos sem culpa. Os churrasquinhos também estão liberados.

 O clima frio não é motivo para abandonar as atividades físicas, e seguir uma rotina de exercícios é essencial para a manutenção da boa forma em qualquer estação. Além disso, a prática de atividades físicas aumenta o metabolismo e ajuda a fazer com que a pessoa fique mais bem disposta para passar o dia.

Seguindo o bom senso e fazendo opções mais saudáveis de alimentação é possível curtir as delícias do inverno sem grandes excessos e, o que é a melhor parte, sem arrependimentos no verão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…