Pular para o conteúdo principal

Agora está friiiiiiiio!!!!! Mas, não abuse pois logo mais o verão está aí!!

Nessa época que a temperatura cai e costumamos sentir mais fome e frio_2acabamos comendo alimentos mais gordurosos e mais calóricos.

Aquele friozinho que sempre acompanha um apetite aumentado, principalmente pelos alimentos mais calóricos, como: os chocolates, os fondues, as massas, os chocolates quentes, as bebidas alcoólicas e as outras guloseimas calóricas. Saiba que isso é natural já que o nosso organismo para proteger-se do frio, acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para que o corpo se mantenha aquecido, resultado: A fome aumenta. MAS vamos com calma, esse aumento gira em torno de 10% (DEZ), então CUIDADO com os abusos!!!

Nessa epóca do ano é muito importante fazer lanches intermediários para evitar o excesso de fome. Nas tardes de inverno não fique longos períodos sem comer e diminua o intervalo entre as refeições , fazendo pequenos lanches a base de queijos e pães ou uma porção de frutas secas com castanhas. Preparações quentes como caldos e sopas de legumes, chás, frutas e legumes cozidos podem ser consumidos, para aliviar a fome e aquecer o corpo.

Nesse período sentimos menos vontade de consumir líquidos do que em outras épocas do ano, mas a sua importâcia é a mesma. Deve-se optar pelo consumo de chás para esquentar o corpo. O ideal são os chás de ervas ou de frutas secas, como por exemplo laranja, maracujá e maçã.

Dicas de consumo

mulher-xicara-verde-cacau- Use e abuse das sopas de legumes, estas podem ser preparadas a base de vegetais e legumes cozidos.  As folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para os tipos mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa. Utilize legumes batidos ao invés de creme de leite ou massas, e como fonte de proteínas adicione as carnes magras ou os frangos sem pele.

- O chocolate quente pode ser substituído por um chás, que esquenta o organismo da mesma forma, ou  então pode-se prepará-lo com leite desnatado e chocolate em pó ou cacau em pó.

- Os foundes são muito consumidos nessa epóca do ano, atente-se pois já existem no mercado as suas versões lights, que são boas opções para quem quer reduzir calorias. Mas é importante lembrar, que o alimento mesmo na versão light deve se consumido moderadamente. Não é porque tem menos calorias que se pode comer o dobro.

- Nas festas juninas trazem outras tentações. Pratos o milho cozido e outros alimentos feitos com ele (canjica, bolos e doces) podem ser consumidos sem culpa. Os churrasquinhos também estão liberados.

 O clima frio não é motivo para abandonar as atividades físicas, e seguir uma rotina de exercícios é essencial para a manutenção da boa forma em qualquer estação. Além disso, a prática de atividades físicas aumenta o metabolismo e ajuda a fazer com que a pessoa fique mais bem disposta para passar o dia.

Seguindo o bom senso e fazendo opções mais saudáveis de alimentação é possível curtir as delícias do inverno sem grandes excessos e, o que é a melhor parte, sem arrependimentos no verão.

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…