Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Alimentação – 16.out

16out

O dia Mundial da Alimentação é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO/OMS.

Nesse ano o Tema do Dia Mundial da Alimentação é:

“Unidos contra a fome”.


Essa data é um apelo à colaboração e união de todos, estado, organizações e simples cidadãos, em parceria em todos os níveis, para derrotar a pobreza, a fome e a desnutrição extrema. A sociedade civil e o setor privado representam uma extraordinária força política, social e económica a todos os níveis.


Essa data foi criada em 1983 e desde então os números de pessoas com fome foram crescentes e em 2009 alcançou a marca de 1.02 bilhões de pessoas com fome, a partir daí foi criado uma petição online para mostrar a indignação de todos com essa situação com o nome “1 bilhão com fome” – ACESSE: http://www.1billionhungry.org/

Após a criação dessa petição pela primeira vez em cinco anos o número de pessoas com fome reduziu de 1,02 bilhões para 925 milhões! Não é o suficiente, mas é um começo!

Participe também! Acesse o link: 1 bilhão com fome e mostre a sua indignação!


10 AÇÕES NA LUTA CONTRA A FOME

A World Food Programme - WFP, maior agência humanitária de combate à fome no mundo, SUGERE várias maneiras de tomarmos partido nessa luta.


Faça pelo menos uma!!!! Já irá ajudar!


1. Entre no link http://www.freerice.com/ e responda ao quiz teste. Para cada resposta correta, você faz uma doação de dez grãos de arroz para as pessoas que passam fome. Não haverá custos para você.

2. Use o seu twitter para divulgar dados relacionados à fome no mundo e sugestões para combatê-la. Você pode usar as sugestões do site http://www.wfp.org/stories/10-ways-fight-hunger-right-now.

3. Ofereça um presente diferente para uma pessoa querida: faça uma doação e adicione uma foto ao mural contra a fome http://wall.wfp.org/

4. Baixe o jogo de computador http://www.wfp.org/how-to-help/individuals/food-force e direcione sua própria missão humanitária a uma ilha devastada pela guerra. Compartilhe com seus amigos e filhos, que vão adorar o jogo.

5. Confira o vídeo blog http://www.wfp.org/on-the-road que vai te mostrar o que está envolvido no combate à fome mundial.

6. Cozinhe para seus amigos uma refeição preparada com 2 reais (US$ 1,00) para dizer-lhes que mais de um bilhão de pessoas fazem isso todos os dias.

7. Você tem facebook? Vá até a página do WFP e clique em curtir. Esta é mais uma maneira de manter-se atualizado sobre as questões da fome no mundo e mostrar o seu apoio.

8. Quando a comida é escassa, mulheres e crianças sofrem mais. Capacitar as mulheres é um passo fundamental para quebrar o ciclo da fome. Envie uma mensagem de solidariedade às mulheres do mundo inteiro,http://www.wfp.org/focus-on-women e o WFP se encarrega de que ela será ouvida.

9. Conte a um professor sobre o wfp.org. O WFP gostaria muito de ver as questões da fome serem discutidas nas escolas. Baixe algumas sugestões de tópicos para as aulas http://www.wfp.org/students-and-teachers .

10. Saiba mais sobre a nutrição em 2 minutos. http://www.wfp.org/videos/nutrition-2-minutes-0 Aprenda porque ela é tão importante.


E o Brasil?


A fome no nosso país não está relacionada à falta de alimentos, mas sim à falta de acesso das pessoas pobres à renda para consumir e aos meios para produzir alimentos. Além de graves problemas no transporte e armazenamento dos alimentos!

O ActionAid no Brasil – http://www.actionaid.org.br/- fundada em 1998 é uma organização não-governamental, afiliada à ActionAid Internacional tem como objetivo promover os direitos humanos para superar os processos que produzem e mantém o empobrecimento.


AÇÕES CONTRA FOME NO BRASIL – ActionAid Brasil

http://www.actionaid.org.br


Acesso a Recursos Naturais: O direito de acesso e controle das populações tradicionais a recursos naturais como terras agricultáveis, sementes nativas, água e produtos das florestas, entre outros, é fundamental para a conquista de sua segurança alimentar e de uma vida com dignidade.


Acesso a Meios de Produção: Estimula a adoção de sistemas de produção agroecológicos em projetos rurais em nove estados brasileiros – Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais - em conjunto com seus parceiros locais. São técnicas de baixo custo, que respeitam o meio ambiente e garantem a autonomia do agricultor familiar.


Acesso a Comercialização: No Brasil não há uma polírica de liberação comercial que auxilie a agricultura familiar que é resposnável por 40% da produção agrícola nacional.

Para garantir que a segurança alimentar e os meios de subsistência dos agricultores pobres sejam preservados e desenvolvidos com justiça é necessário influenciar a reforma das políticas comerciais internacionais para a inclusão dos interesses dos agricultores familiares na pauta das negociações comerciais agrícolas brasileira.


Acesso a Alimentos: Apesar de algumas melhoras observadas no padrão nacional, a desnutrição infantil continua a ser uma questão de saúde pública.

O mapeamento nutricional infantil, a adoção de fitoterapia, multimistura e de cursos de aproveitamento nutricional dos alimentos são algumas das iniciativas apoiadas pela ActionAid.


Alimentação

Um direito de Todos!
Um dever do Estado!
Uma campanha de todos nós!


Faça a sua parte! Ajude, divulgue!


Att,

Vanessa Lobato

Nutricionista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…