Pular para o conteúdo principal

Tempo seco e quente em São Paulo

Todos reclamam do calor e da baixa umidade do ar em São Paulo, mas todos se lembram de tomar líquidos?

Seguem algumas dicas importantes para esse período:

Primeira – H.I.D.R.A.T.A.Ç.Ã.O:

Ingerindo água, sucos naturais, consumir muitas frutas como melancia, abacaxi, laranja etc

Ande sempre com uma garrafinha de água. E no ambiente de trabalho, lembre-se de tomar água, mas, tenha a sua própria caneca para evitar desperdícios de copinhos... http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009/11/beba-saude-e-ajude-o-meio-ambiente.html

A reposição hídrica em volumes equivalentes às perdas de água pela sudorese pode prevenir quedas de volume sangüíneo no corpo e ajuda na regulação da temperatura interna do corpo.

Para as atividades prolongadas, de mais de uma hora de duração, ou para as atividades de elevada intensidade como o futebol, o basquetebol e, o tênis, água não é suficiente para a hidratação!

O suor é composto principalmente por água, mas também contêm outros compostos como uréia e minerais como o sódio, assim quando a atividade física é prolongada é necessário o consumo de bebidas isotônicas, que contêm carboidratos, sódio e potássio, para uma hidratação completa.

Outras dicas importantes:

* Hidratantes para pele;

* Uso de filtros solares;

* Evite banhos quentes e/ou demorados;

* Evite exposição solar das 10h às 17h;

* Evite atividades físicas no horário de 11h às 15h;

* Coloque soro fisiológico nas narinas;

* Faça compressas de água filtrada nos olhos, se eles estiverem irritados;

* Coloque umidificador de ar nos ambientes ou bacias com água em ambientes fechados.

Efeitos da desidratação no organismo:

· Redução de 1 a 2% do peso corporal durante a atividade física: inicia-se o aumento da temperatura corporal em

até 0,4 ºC para cada percentual subseqüente de desidratação.

· Em torno de 3%, há uma redução importante do desempenho;

· 4 a 6% pode ocorrer fadiga térmica;

· A partir de 6% existe risco de choque térmico, coma e morte.

Exemplo de cálculo:

Peso antes da atividade física: 70 kg

Redução de peso durante/após a atividade:

   1 – 2%: 700g a 1,5kg

   3%: 2,0 kg

   4 – 6%: 3,0 a 4,5 kg

   > 6%: acima 5kg

Bem, é isso!

Vamos hidrataaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrr

Atenciosamente,

Vanessa Alves Lobato

Nutricionista

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u647366.shtml

SOCIEDADE Brasileira de Medicina Esportiva. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ações ergogências e potenciais riscos para a saúde. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. v.9, n.2, mar – abr 2003.

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…