Pular para o conteúdo principal

Rotulagem Nutricional


Marketing nutricional!


Diariamente, nos deparamos com propagandas de alimentos.
Nos rótulos dos alimentos têm várias informações que nos chama a atenção.
Informações como light, diet, zero, sugar free, 0% gordura, sem colesterol, sem gordura trans etc, presentes nas rotulagens influenciam na hora da decisão de compra.


Mas, o que tem por detrás dessas informações?

Primeiro vamos às definições de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA
DIET: isenção de açúcares;



LIGHT: redução do número de calorias que pode ser por redução na quantidade de açúcares e/ou gordura;


ZERO: = diet;



0% DE GORDURA TRANS: para a porção indicada há menos de 0% de gordura trans. Mas, ATENÇÃO: não quer dizer que NÃO CONTÉM, mas sim que para a porção não há quantidade suficiente que precise declarar no rótulo.

Exemplo: A ANVISA diz que a porção de biscoitos recheados é 30 gramas e isso equivale em média a duas unidades. Para facilitar a descrição dos valores indicados nos rótulos é aconselhado arredondar os valores abaixo a 0,5 gramas para ZERO - no caso das gorduras trans.

Então, se o alimento contém por porção 0,4g de gordura trans, na realidade ele não é 0% GORDURA TRANS, mas sim contém uma "baixa" quantidade desse tipo de gordura.

"Baixa" para a porção, porque se a pessoa consumir 10 unidades de biscoitos recheados que equivalem a 5 porções, no caso do exemplo acima, consumirá o limite de gordura trans por dia – 2 gramas.





Então, como saber o que REALMENTE você está consumindo?



Leia uma informação que fica escondidinha na Rotulagem: OS INGREDIENTES!


Bem, todo mundo já viu essa informação, mas achou muito complexa já que lá está descrito tuuudo o que contém no produto! Mas, vou descomplicar:


Uma coisa que é importante atentar-se é a ordem dos ingredientes, já que é obrigatório que essa informação esteja em ordem decrescente - do Ingrediente que tem mais para o que tem menos.



Isso explica, muitas vezes, a diferença de valores de um mesmo produto de marcas diferentes


Exemplificando:

SUCO PRONTO DE UVA 

Pensamos: qual ingrediente deverá conter em maior quantidade?

A resposta é o suco, então esse ingrediente deverá ser o primeiro da lista! Mas, isso pouco acontece. Veja a figura abaixo:

Apesar de ambos conterem o valor calórico e a quantidade de carboidratos semelhantes alguns são mais diluído (primeiro ingrediente ÁGUA ), outros muito doce (1º ingrediente AÇÚCAR ) e outros contendo o suco da fruta mesmo. Aquele suco que o 1º ingrediente é o AÇÚCAR, apesar de ter o valor calórico semelhante aos outros tem como fonte de carboidratos um nutriente que devemos reduzir o consumo.

CHOCOLATES

O ingrediente base do chocolate é o cacau, então o 1º a aparecer deverá ser ele, porém isso pouco acontece também, o que geralmente ocorre é a gordura aparecer primeiro, seguido do açúcar e lá em terceiro aparece a massa de cacau, isso quando no lugar da massa aparece a manteiga de cacau...


PÃES

Esse causa muita dúvida, já que nas prateleiras existe uma grande variedade.
Definição de Pão integral segundo a ANVISA: é o pão preparado, no mínimo, com 50% de farinha de trigo integral, sendo-lhe proibido o emprego de caramelo;
A nutricionista considera pão integral aquele que contém SOMENTE farinha integral na sua composição.
No mercado são poucos os pães que não contém farinha branca ou pelo menos que não seja o principal ingrediente.



Bem, a partir de hoje lembre-se na hora de escolher o melhor alimento pelas reais informações nutricionais e não pela chamada de marketing.

Att,
Van nutri
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva


Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…