Pular para o conteúdo principal

Camellia Sinensis e a sua diversidade de infusões – Grupo dos chás das “cores”...


No Brasil cada vez mais está aumentando o número de pessoas que consomem chás. Esses têm propriedades terapêuticas que justifica esse aumento como é o caso dos chás derivados da folha Camellia Sinensis.
O primeiro chá que os brasileiros conheceram dessa folha foi o chá preto, depois veio o oolong, o verde, o
branco, o vermelho e agora o mais recente o AMARELO. Mas, porque tanta gente quer consumir as infusões derivadas dessa folha?

O que justifica é a presença, principalmente, das catequinas.
Catequinas: É um polifenól com potente ação antioxidante e antiinflamatória. Portanto, o consumo dessa substância oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.

Mas, se todos vêm da mesma folha, quais as diferenças entre eles?A diferença está no processo químico de oxidação e no momento da colheita, veja abaixo mais detalhes:
  • CHÁ PRETO:É produzido a partir da fermentação total da folha e depois é aquecido e seco.Nesse processo ocorre oxidação total (perda) das catequinas, que são transformadas em teaflavinas e toarubiginas.
    A capacidade antioxidante total das infusões de chá preto é semelhante a do chá verde mostrando que as teaflavinas são tão eficientes como as catequinas.
  • CHÁ OOLONG:
    É um intermediário entre os tipos verde e preto, sendo produzido por aquecimento por ar por 1 a 2 horas.
    Tem uma boa quantidade de catequinas
  • CHÁ VERDE:O processo de fermentação ocorre logo após a colheita e secagem para que sejam inativadas as enzimas que degradam as catequinas.É o chá que mais têm comprovações científicas de benefícios do consumo.
  • CHÁ BRANCO:
    É colhido quando as folhas ainda estão bem jovens. É denominado chá "branco" porque é produzido a partir dos brotos da planta, que estão cobertos com os chamados "cabelos brancos prateados". Esse processo ocorre apenas uma vez por ano, assim a colheita é realizada UMA vez por ano.
    É suposto que, por ser obtido das folhas mais jovens da Camellia Sinensis, apresentam maior concentração de catequinas, garantindo assim um maior efeito benéfico.
  • CHÁ VERMELHO:Passa por um processo de fermentação longo, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos, porém ainda não temos comprovado cientificamente quais as substâncias presentes neste chá e suas concentrações que serão responsáveis pelo efeito benéfico.
  • CHÁ AMARELO:
    O processo de secagem é similar ao chá verde, mas com uma fase mais curta para secar. O processo de fazer um bom chá amarelo é tedioso e toma muito tempo. É o menos produzido e provavelmente o menos conhecido dos chás. É mais fácil para os agricultores de chá simplesmente fazer chá verde, que é o mais comercializável. Embora não tão prestigiado e caro como o chá branco o chá amarelo para os dias de hoje é muito raro, mesmo na China. As folhas de chá são colhidas como folhas destinadas a tornarem-se chá verde e são secas da mesma forma.
    Assim como o vermelho, ainda não existem estudos científicos que determinaram as concentrações das substâncias presentes nesse chá, portanto, não podemos dizer ao certo quais são os seus benefícios em relação ao chá verde e ao chá branco.
    Curiosidade: Existem dois tipos de chá que são chamados de "chá amarelo": O primeiro é o verdadeiro chá amarelo, que é amarelo na aparência e é feito especificamente para remover o sabor de ervas do chá verde. O outro "chá amarelo" são os diferentes chás que foram pagos ao imperador chinês como tributo a cada ano pelos camponeses. Amarelo era a cor real e todo o chá que foi pago a título deste tributo (uma forma de imposto real), foi popularmente chamado de "chá amarelo", uma vez que basicamente foi para encher as lojas da família real. No entanto, esses chás não eram de cor amarela e não são interessantes para os nossos propósitos - http://www.amigosdocha.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=28.

IMPORTANTE: os benefícios dos chás provenientes das folhas da Camellia Sinensis foram diagnosticados das folhas colhidas em solo Chinês! Assim, para garantir esses benefícios devemos consumir chás com essa origem.
Pergunto: Como um chá que é colhido UMA vez por ano, ou outro que é muito pouco produzido está tão presente no mercado brasileiro?

Voltando...
Perguntas e Respostas sobre as infusões:
  • Há contra indicação?
    Devem ser consumidos com cautela ou evitados por pessoas que sofrem de insônia, nesse caso consumir o chá até as 17h para não atrapalhar o sono;
    São contra-indicados para hipertensos, gestantes e lactantes, pois contêm cafeína, que eleva a pressão arterial;
    Pessoas com deficiência de ferro no organismo, pois contêm tanino, que inibe a absorção desse mineral;
    O consumo exagerado (acima de quatro xícaras por dia) pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrintestinais;
  • Qual temperatura ideal para tomar os chás?
    Não existe uma temperatura ideal, mas aconselhamos consumi-lo logo após o preparo. Mas, como é difícil preparar o chá várias vezes durante o dia, os chás podem ser preparados em uma quantidade suficiente para ser ingerido ao longo do dia. Porém, é importante lembrar que ele nunca deve ser reaquecido. Caso a preferência seja de seu consumo quente, é interessante que ele seja consumido então logo após o seu preparo.
    Mais importante que a temperatura para consumo é a maneira que esse chá foi preparado.
    Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
  • Adoçar ou Não adoçar?
    Quando o consumo do chá é com intuito de ter uma ação terapêutica, recomendamos não adoçá-lo.
    Uma dica para suavizar o sabor amargo do chá branco você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca. Ou até mesmo acrescentar pauzinhos de canela e cravo da índia.
  • Chás em saquinho ou A granel?
    Os chás em saquinhos podem conter um alto risco de contaminação e ainda não contêm em quantidades adequadas os compostos bioativos que exercem os efeitos benéficos à saúde. Portanto, é importante sempre preferir preparar os chás a partir de suas folhas, desde que sejam de procedência conhecida, com qualidade garantida, assim estaremos garantindo que será consumido um chá que irá promover os efeitos benéficos desejados.

Bem, essas são algumas infomações sobre as infusões das folhas da Camellia Sinensis!
Lembre-se, o consumo de infusões deve ser consciente. O sucesso dos benefícios é dependente da fonte da matéria-prima, do cuidado na colheita, no transporte, no preparo e no modo de consumo, certo!

Atenciosamente,

Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…