Pular para o conteúdo principal

Ovos


Atualizado em 06.maio.10
MP900177963[1]Fonte de proteínas, que são os "blocos construtores" de todo o organismo e são benéficos para tudo, desde os cabelos até os músculos.
Os ovos também são fontes minerais zinco e selênio e das vitaminas A, B, D e E. Além disso, contêm lecitina e colina, nutrientes importantes para o cérebro, ajudando na memória, na concentração e no estado emocional saudável, e mais, são importantes fontes dos fito-químicos luteína e zeaxantina, que contribuem para a saúde dos olhos.
Mas, e o COLESTEROL?
Muita gente deixou de comer esse alimento devido o MEDO de aumentar o colesterol!!! Mas, calma, hoje já foi comprovado que não há relação direta entre o consumo de ovos e o aumento do nível de colesterol ruim no organismo. Isso é descrito porque cerca de 70% do colesterol que está no sangue não vem da dieta, e sim é vem da produção do fígado. O que acontece quando se come ovos, ou alimentos fontes de colesterol, é que o organismo pára de produzir colesterol, porque recebe a substância através do alimento. P.o.r.é.m., cada indivíduo é um, então existem pessoas cujo fígado não consegue equilibrar essa produção devendo assim consumir ovos com moderação.
O grande problema do consumo de ovos está na no modo de preparo! O processo de fritura utiliza óleos vegetais que ao serem aquecidos sofrem alterações em seus componentes, tornando-se fontes de gorduras saturadas, extremamente prejudiciais à saúde.
Portanto, os ovos podem ser utilizados em outras diversas formas interessantes, tais como: cozidos, mexidos, pochê, omeletes, ao forno e incorporados em diversas receitas culinárias. Bem, podem não DEVEM ser consumidos pois contêm nutrientes importantíssimos para o ótimo funcionamento do nosso corpo, como no caso da visão e da saúde cerebral.
Benefícios dos ovos:
  • Selênio: participa da síntese da Glutationa Redutase, importante no processo de detoxificação do corpo (limpeza);
  • Zinco: é antioxidante, participa da reconstrução de tecidos, é indispensável para atividade de DNA e RNA, participa no desenvolvimento e integridade do sistema imunológico;
  • Riboflavina:
    necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento, é importante para aliviar na fadiga ocular. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
  • Cianocobalamina: é necessária para a síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos, para o funcionamento da medula óssea e tecido nervoso, além de participar da a formação de DNA e de mielina.
  • Vitamina A: importante função na visão, e também na reprodução, no desenvolvimento embrionário e na imunidade;
  • Vitamina D: tem importância para a homeostase do cálcio e do fósforo e para a saúde musculoesquelética;
  • Vitamina E: é antioxidante, protege da ação do LDL-colesterol;
  • Arginina: Por ser precursora do óxido nítrico (que tem efeito relaxador dos vasos sanguíneos), auxilia nos casos de aumento da pressão arterial;
  • Luteína e Zeaxantina: depositam-se numa região dos olhos que contém a mácula, protegendo-a da luz azul que pode danificar o fundo dos olhos.
  • DHA (tipo de ômega 3): Faz parte
    integrante da retina e da bainha de mielina dos neurônios, melhorando a saúde dos olhos e a do cérebro.cerebral e a dos olhos.
  • Lecitina e Colina: serve para a produção do neurotransmissor acetilcolina que é vital para a manutenção do metabolismo cerebral.
IMPORTANTE: As funções dos nutrientes sempre são descritas isoladamente, porém para que um nutriente desempenhe sua função é necessário a presença de vários outros bioativos. Assim, o consumo dos alimentos é perfeito para o funcionamento correto do organismo, pois esses são fontes de vários nutrientes que agem em sinergia dentro do nosso corpo. É melhor comer os alimentos certos do que somente suplementar!!!
Vamos comeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrr, mas com moderação...

Link interessante: http://www.ovosbrasil.com.br
Informativo interessante: http://www.ovosbrasil.com.br/download/informa01.pdf



Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Cuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS

O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.
Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…