Pular para o conteúdo principal

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

151_1843-balasO que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPO Funções
I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéria, o endomísio de miofibrilas, fibrocartilagem e a parte orgânica dos ossos e dentes.
II Cartilagem hialina, torna-se 50% de todas as proteínas de cartilagem. Humor vítreo do olho.
III Este é o colágeno do tecido de granulação e é produzido rapidamente por fibroblastos jovens, antes do mais resistente colágeno tipo I é sintetizado. Fibra reticular. Também encontrado nas paredes das artérias, pele, intestinos e útero
IV lâmina basal; lente do olho. Também serve como parte do sistema de filtração nos capilares e o glomérulo do néfron do rim.
V maioria de tecido intersticial, Assoc. tipo I, associado com placenta
VI mais tecido intersticial, Assoc com tipo I
VII formas de ancoragem fibrilas em cruzamentos epidérmicos dérmicas
VIII algumas células endoteliais
IX Colágeno FACIT, cartilagem, Assoc com tipo II e fibrilas XI
X cartilagem hipertrófica e mineralização
XI cartilagem
XII Colágeno FACIT, interage com tipo eu contendo fibras, decorin e glicosaminoglicanos
XIII colágeno transmembrana, interage com a integrina a1b1, fibronectina e componentes de membranas de porão como nidogen e perlecan.
XIV Colágeno FACIT

Adapatado: http://www.news-medical.net/health/Collagen-Types-and-Linked-Disorders-(Portuguese).aspx


No mercado existem produtos prontos de colágeno com alegação de melhorar a firmeza da pele, textura do cabelo, e até a osteoporose, já que o colágeno constitui o osso. Mas, será que o suplemento de Colágeno hidrolisado auxilia mesmo tudo isso?
Bem, REALMENTE o Colágeno serve para tudo isso, MAS, os suplementos vendidos, consumido ISOLADAMENTE (sem os micronutrientes), não.

O que acontece é o seguinte: O nosso corpo sabe produzir o colágeno, para isso usa os aminoácidos: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina, as vitaminas: C, E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina, e os minerais: manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício.
Sim, é preciso de tudo isso para a síntese de colágeno, e mais uma coisinha: a NECESSIDADE DO CORPO, que é o que estimula o corpo a produzir. E lembre-se, que existem váaarios tipos de colágeno, então se o corpo achar melhor produzir colágeno para melhorar a elasticidade dos vasos do que para a firmeza da pele, a síntese será para os vasos!!!!!
Mas caso o corpo esteja funcionando bem e com TODA MATÉRIA-PRIMA necessária (aminoácidos + vitaminas e minerais), tudo será sintetizado e assim tudo funcionará bem, resultando numa pele bonita e saudável (externo) e órgãos funcionantes (interno).

Voltando...

É sabido que consumir SOMENTE o colágeno não funciona por dois motivos:

1º: Colágeno é uma proteína = um monte de aminoácidos ligados! Para absorvemos temos que digeri-la = quebrá-la em aminoácidos.
clip_image001  Clique na imagem para visualizá-la maior
Então, isso significa que não adianta consumirmos a colágeno pronto, pois iremos digeri-lo (quebrá-lo) e absorveremos somente os aminoácidos.
2º: é continuação do primeiro: depois de absorver os aminoácidos, SE o nosso corpo achar necessário produzir o colágeno ele terá somente os aminoácidos, faltarão às vitaminas e os minerais para a síntese.
ATENÇÃO: Não digo que a suplementação não funciona e sim digo que para o corpo usar o colágeno deve-se consumir o colágeno com os precursores par que seja ativado a produção de colágeno de acordo com a necessidade ;)


Mercado de Colágeno:
Atualmente no mercado há os colágenos hidrolisados, já pré-digeridos, o que facilita a absorção dos aminoácidos. Devido a importância dos precursores muitas marcas já adicionam a vitamina C e Sílicio a suplementação.

E mais recentemente há também os colágenos paracolageno_tipo2 articulações, o UC-II, que auxilia diretamente as articulações! Bem, ainda não é comprovado a eficácia direta de ação nas articulações, porém há muitos relatos do consumo com melhora dos sintomas de redução de dores articulares. Vamos esperar mais estudos comprovar a eficácia. Por enquanto, vamos consumir o colágeno hidrolisado que já atua nessa função também ;)
#Bem, resumindo, para a síntese de colágeno é necessário váááários nutrientes e o estímulo interno alertando a necessidade do composto. A suplementação do colágeno, ou colágeno hidrolisado, ou ainda colágeno hidrolisado com vitamina C não resolve o problema de flacidez da pele.

Algumas opções de marcas: Colagentek – Vitafor®;Colágeno hidrolisado – Sanavita®; Collagen Poweder em pó – Performance Nutrition®.



Apenas uma complementação: Vejo que muita gente ficou com dúvidas sobre os resultados da suplementação de colágeno. NÃO digo que a suplementação de colágeno não adianta, APENAS INFORMO que para que a suplementação tenha efeito deverá ser consumida associada aos outros nutrientes necessários para a sua síntese e o corpo deverá dar o estímulo para que essa produção seja realizada. Ok!!!!!!


INFORMAÇÃO: POR ALGUM MOTIVO, QUE EU NÃO SEI O PORQUÊ, NÃO CONSIGO MAIS RESPONDER OS COMENTÁRIOS AQUI ESCRITOS! SENDO ASSIM, SOLICITO QUE MANDE NA CAIXA DE MENSAGENS AO LADO, OK!



Leia também sobre flacidez tecidual e flacidez muscular!

Vanessa Lobato
Nutricionista Esportiva

































Postagens mais visitadas deste blog

Café

Cafézinho! Eu amo!

Posso dizer que é o meu ponto fracos pois amo esta bebida! 
Tomo sem adoçar, pois o sabor é maravilhoso!!! =)
Como muitos brasileiros tem o hábito de consumir diariamente, vou descreve um pouco sobre essa bebida e as suas propriedades!



Qual a composição dessa bebida?
  O mais conhecido componente dessa saboroza bebida é a cafeína, entretanto, há outras substâncias como as lactonas, a celulose que estimula os intestinos; os minerais, que são aproveitados no organismo; os açúcares que dão o toque final ao sabor; e o material lipídico, responsável pelo aroma. Restam ainda as proteínas, que formam a tinta e dão cor ao café, e o tanino que interfere no sabor.


Especificações e Certificação do café:
Muito lemos sobre as propriedades do café, porém esquecemos que para a realização de um estudo a utilização de uma boa matéria-prima é essencial. Quando verificamos uma boa propriedade de um alimento é importante verificar a procedência desse, assim como quando verificamos uma efeit…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…