Pular para o conteúdo principal

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

151_1843-balasO que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPO Funções
I Este é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéria, o endomísio de miofibrilas, fibrocartilagem e a parte orgânica dos ossos e dentes.
II Cartilagem hialina, torna-se 50% de todas as proteínas de cartilagem. Humor vítreo do olho.
III Este é o colágeno do tecido de granulação e é produzido rapidamente por fibroblastos jovens, antes do mais resistente colágeno tipo I é sintetizado. Fibra reticular. Também encontrado nas paredes das artérias, pele, intestinos e útero
IV lâmina basal; lente do olho. Também serve como parte do sistema de filtração nos capilares e o glomérulo do néfron do rim.
V maioria de tecido intersticial, Assoc. tipo I, associado com placenta
VI mais tecido intersticial, Assoc com tipo I
VII formas de ancoragem fibrilas em cruzamentos epidérmicos dérmicas
VIII algumas células endoteliais
IX Colágeno FACIT, cartilagem, Assoc com tipo II e fibrilas XI
X cartilagem hipertrófica e mineralização
XI cartilagem
XII Colágeno FACIT, interage com tipo eu contendo fibras, decorin e glicosaminoglicanos
XIII colágeno transmembrana, interage com a integrina a1b1, fibronectina e componentes de membranas de porão como nidogen e perlecan.
XIV Colágeno FACIT

Adapatado: http://www.news-medical.net/health/Collagen-Types-and-Linked-Disorders-(Portuguese).aspx


No mercado existem produtos prontos de colágeno com alegação de melhorar a firmeza da pele, textura do cabelo, e até a osteoporose, já que o colágeno constitui o osso. Mas, será que o suplemento de Colágeno hidrolisado auxilia mesmo tudo isso?
Bem, REALMENTE o Colágeno serve para tudo isso, MAS, os suplementos vendidos, consumido ISOLADAMENTE (sem os micronutrientes), não.

O que acontece é o seguinte: O nosso corpo sabe produzir o colágeno, para isso usa os aminoácidos: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina, as vitaminas: C, E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantotênico e biotina, e os minerais: manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício.
Sim, é preciso de tudo isso para a síntese de colágeno, e mais uma coisinha: a NECESSIDADE DO CORPO, que é o que estimula o corpo a produzir. E lembre-se, que existem váaarios tipos de colágeno, então se o corpo achar melhor produzir colágeno para melhorar a elasticidade dos vasos do que para a firmeza da pele, a síntese será para os vasos!!!!!
Mas caso o corpo esteja funcionando bem e com TODA MATÉRIA-PRIMA necessária (aminoácidos + vitaminas e minerais), tudo será sintetizado e assim tudo funcionará bem, resultando numa pele bonita e saudável (externo) e órgãos funcionantes (interno).

Voltando...

É sabido que consumir SOMENTE o colágeno não funciona por dois motivos:

1º: Colágeno é uma proteína = um monte de aminoácidos ligados! Para absorvemos temos que digeri-la = quebrá-la em aminoácidos.
clip_image001  Clique na imagem para visualizá-la maior
Então, isso significa que não adianta consumirmos a colágeno pronto, pois iremos digeri-lo (quebrá-lo) e absorveremos somente os aminoácidos.
2º: é continuação do primeiro: depois de absorver os aminoácidos, SE o nosso corpo achar necessário produzir o colágeno ele terá somente os aminoácidos, faltarão às vitaminas e os minerais para a síntese.
ATENÇÃO: Não digo que a suplementação não funciona e sim digo que para o corpo usar o colágeno deve-se consumir o colágeno com os precursores par que seja ativado a produção de colágeno de acordo com a necessidade ;)


Mercado de Colágeno:
Atualmente no mercado há os colágenos hidrolisados, já pré-digeridos, o que facilita a absorção dos aminoácidos. Devido a importância dos precursores muitas marcas já adicionam a vitamina C e Sílicio a suplementação.

E mais recentemente há também os colágenos paracolageno_tipo2 articulações, o UC-II, que auxilia diretamente as articulações! Bem, ainda não é comprovado a eficácia direta de ação nas articulações, porém há muitos relatos do consumo com melhora dos sintomas de redução de dores articulares. Vamos esperar mais estudos comprovar a eficácia. Por enquanto, vamos consumir o colágeno hidrolisado que já atua nessa função também ;)
#Bem, resumindo, para a síntese de colágeno é necessário váááários nutrientes e o estímulo interno alertando a necessidade do composto. A suplementação do colágeno, ou colágeno hidrolisado, ou ainda colágeno hidrolisado com vitamina C não resolve o problema de flacidez da pele.

Algumas opções de marcas: Colagentek – Vitafor®;Colágeno hidrolisado – Sanavita®; Collagen Poweder em pó – Performance Nutrition®.



Apenas uma complementação: Vejo que muita gente ficou com dúvidas sobre os resultados da suplementação de colágeno. NÃO digo que a suplementação de colágeno não adianta, APENAS INFORMO que para que a suplementação tenha efeito deverá ser consumida associada aos outros nutrientes necessários para a sua síntese e o corpo deverá dar o estímulo para que essa produção seja realizada. Ok!!!!!!


INFORMAÇÃO: POR ALGUM MOTIVO, QUE EU NÃO SEI O PORQUÊ, NÃO CONSIGO MAIS RESPONDER OS COMENTÁRIOS AQUI ESCRITOS! SENDO ASSIM, SOLICITO QUE MANDE NA CAIXA DE MENSAGENS AO LADO, OK!



Leia também sobre flacidez tecidual e flacidez muscular!

Vanessa Lobato
Nutricionista Esportiva

































Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…