sexta-feira, 22 de maio de 2015

UC-II - O novo colágeno?



Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.

Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.


Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso. 
E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.


Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação.
Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-prima. Mas, a dosagem de consumo do UC-II é de somente 40 mg!!! Bem inferior as 10g do Colágeno hidrolisado.
Outra questão era a especificidade do UC-II de ser muito mais indicado para a produção do colágeno tipo II! A dúvida era: como garantir essa produção?

Então, vamos lá:
O UC-II age por estímulo intestinal e não como matéria-prima para construir o colágeno =)

Em algumas postagens minhas e nas minhas consultas eu sempre enfatizo a importância do intestino! Dentre elas destaca-se a de defesa. Cerca de 60% do nosso sistema imunológico está presente nos intestinos. 

Na osteoartrite ou na Artrite Reumatóide há uma maior liberação de colagenases (enzimas de quebra da proteína colágeno), devido ao alto grau de inflamação que é uma característica principal dessas doenças. Assim como para quem treina intenso atividades com impacto, pois causam catabolismo e inflamação nas articulações.

O UC-II tem como característica principal reduzir as citocinas inflamatórias (Interleucinas 10 – IL-10 e o fator de transformação de crescimento - TGF-β) desativando as células T específicas do GALT (Tecido linfático associado ao tubo digestivo).


Resumindo:
  • Colágeno Hidrolisado: doa parte da matéria-prima para a construção de algum dos 16 tipos de colágeno no organismo.
  • UC-II: desativa processos inflamatórios que destroem o colágeno do tipo II – colágeno das articulações.


Minha experiência:
  • Tomei o UC-II. Eu não tenho problemas articulares, mas notei um ótimo fortalecimento das unhas =)


Dosagem: 
  • Nos estudos foram testados 40mg/dia.


Fonte do UC-II :
  • Osso dos externos do Frango.


Postagens relacionadas:




Bem, sobre UC-II é isso!
Espero tê-los ajudado.
Logo mais tem mais ;)





30 comentários:

  1. Vanessa, pelo que entendi ele ajuda no a melhorar os sintomas da artrite. Gostaria de saver se ele causa algum benefício para os caso de osteoporose ou existe alguma contra indicação de uso neste caso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana, veja sobre Cloreto de Magnésio P.A.

      Excluir
  2. Olá, existe UCII para vegetarianos? ou só este de cartilagem de frango?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exagero é essa palhaçada de "para vegetarianos"... Um suplemento com origem animal... Nem para esse povo vegano bitolado deveria ser relevante. Besteira.

      Excluir
  3. UC-II ingerido com condroitina e glucosamina pode melhorar o processo de restauração de cartilagens?

    ResponderExcluir
  4. Parei a musculação pq comecei sentir do no ombro .estou com desgaste na cartilagem tomei uc 2 e diacereina durante 6 meses .voltei aos treinos comecei sentir dor agora quero tomar glicosamina condroitina.alguém ja usou ? Funciona mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Têm funções diferentes!
      O que tem que ser avaliado é o porque da dor, pode ser devido a estar voltando ao processo de fortalecimento, há alguma inflamação, pelo desgaste etc.
      A glucosamina poderá sim ajudar, mas em um processo a longo prazo, se a sua necessidade for somente a reconstrução ligamentar ;)

      Excluir
  5. Boa tarde! Fiz uso prolongados de corticoides, e como resultado minha pele afinou muito. Gostaria de saber de UC II, ajuda a engrossar e fortalece da pele!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acredito que sim! Se não estiver mais consumindo os corticoides, acredito que o UC-II poderá ajudá-la/o sim!
      Lembrando que o consumo proteico também terá que ser adequado. E, também poderá necessitar adicionar o consumo do colágeno hidrolisado.

      Att

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa! O médico me receitou UC II, mas sou vegana inata e não vou tomar. Qual a opção de colágeno para veganos? Obrigada⚘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do que li em seu site e em algumas outras fontes, gostaria de saber se é recomendado o uso da seguinte associação:

      UC II + Ac. Hialurônico + MSM + Vit. C

      Grata!

      Excluir
    2. Drª, existe uma dosagem mínima (por cápsulas ou diária) recomendada de UC II, Ac. Hialurônico e MSM?

      Excluir
    3. Georgina: Existem sim! Mas aconselho procurar um profissional que prescreva para a sua necessidade, ok. Os resultados são mais eficientes ;)

      Excluir
  8. Qual a melhor marca ou que vc indica para tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Taty a base das marcas são as mesmas, o que muda são os nutrientes que acompanham. Procure um bom dermato ou um nutricionista para lhe prescrever a mesma forma, ok!

      Excluir
  9. Poderia indicar um bom colageno tipo 2

    ResponderExcluir
  10. Bom dia VANESSA , estou tomando peptidios de colageno a 40 dias e comecei a tomar UC II a 10 dias , dúvidas, depois de começar com o UC II tenho sentido dores de cabeça, e sempre me pesei antes de deitar e ao acordar, notei q depois de começar com o colageno estou ganhando peso durante a noite e nunca foi assim , sempre perdia peso(gramas) a noite, e não mudei minha rotina, ao contrario cuido mais ainda da alimentação faço pilates e academia no mesmo ritmo de sempre.Tomo 1 capsula de UC II e 10g de colageno sempre antes de deitar. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!
      Desconheço essa associação do UCII.
      Mas se sente desconforto aconselho interromper o consumo e avisar o prescritor sobre o ocorrido ;)

      Excluir
  11. Dr posso tomar UC2 40mg + colágeno hidrolisado com semente de uva 1000 mg 2 × ao dia ? Ou só devo usar o UC2 40mg ao dia ? Como devo usar posso associar os 2 .Tenho artrose hérnia de disco lombar e cervical sinto muitas dores ,foi passado o Artoglico mas soube que contém açúcares sou pré diabética

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane!!!

      A associação depende da SUA NECESSIDADE.
      Você pode associar os três sim ou consumir isolado.
      Quanto ao artoglico, você pode manipular somente a glucosamina.
      att

      Excluir
  12. SONIA REGINA MACEDO24 de maio de 2017 01:26

    TENHO UM ANO QUE TOMO UC-II 40MG, COMO MORO NO INTERIOR EU USO MANIPULADO, MEU ORTOPEDISTA ME INDICOU UM QUE É DE INDUSTRIA FARMACEUTICA MAS CUSTA 03 VEZES O VALOR DO MANIPULADO, TOMO 1 AO DIA, INFELIZMENTE NÃO TIVE A MELHORA, CONTINUO COM AS DORES NAS JUNTAS, FAÇO HIDROTERAPIA 2 VEZES POR SEMANA MEU ESPORTE É DANÇAR NOS BAILES DA MELHOR,
    SINTO BEM DANÇANDO, NORMALMENTE NÃO SINTO DORES. PELO TEMPO UC-II DEVERIA ESTAR FAZENDO
    EFEITO, NA ÉPOCA QUE COMECEI FIZ PESQUISAS E PERCEBI QUE ERA MELHOR DO QUE A glicosamina condroitina QUE ESTAVA TOMANDO HÁ MAIS DE DOIS ANOS, TOMEI POR 2 MESES OS DOIS. HOJE VI QUE TEM VARIAS MARCAS, O QUE NÃO TINHA NA ÉPOCA, FICA COMPLICADO SABER QUAL E O MELHOR. GOSTARIA ATÉ TROCAR E A DUVIDA POR QUAL. ALGUÉM PERGUNTOU QUAL E O MELHOR E NÃO TEVE RESPOSTA. AI EU FICO NA DÚVIDA???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, na realidade UC-II é sempre UC-II independente da marca! O ativo é para ser o mesmo, sendo assim a resposta é para ser a mesma, ok.
      Volte ao seu médico e veja se há algo a mais para avaliar sobre as questões das dores, já que nem a glucosamina + condroitina e o UC-II fizeram efeitos.

      att

      Excluir
  13. Olá, qual o seria o melhor horário pra tomar o UCII? E que o ortopedistas me passou, mas esqueci de perguntar o hs!! Desde já obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem um horário específico, mas eu aconselho antes de dormir.

      att

      Excluir