sexta-feira, 22 de maio de 2015

UC-II - O novo colágeno?



Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.

Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.


Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso. 
E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.


Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação.
Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-prima. Mas, a dosagem de consumo do UC-II é de somente 40 mg!!! Bem inferior as 10g do Colágeno hidrolisado.
Outra questão era a especificidade do UC-II de ser muito mais indicado para a produção do colágeno tipo II! A dúvida era: como garantir essa produção?

Então, vamos lá:
O UC-II age por estímulo intestinal e não como matéria-prima para construir o colágeno =)

Em algumas postagens minhas e nas minhas consultas eu sempre enfatizo a importância do intestino! Dentre elas destaca-se a de defesa. Cerca de 60% do nosso sistema imunológico está presente nos intestinos. 

Na osteoartrite ou na Artrite Reumatóide há uma maior liberação de colagenases (enzimas de quebra da proteína colágeno), devido ao alto grau de inflamação que é uma característica principal dessas doenças. Assim como para quem treina intenso atividades com impacto, pois causam catabolismo e inflamação nas articulações.

O UC-II tem como característica principal reduzir as citocinas inflamatórias (Interleucinas 10 – IL-10 e o fator de transformação de crescimento - TGF-β) desativando as células T específicas do GALT (Tecido linfático associado ao tubo digestivo).


Resumindo:
  • Colágeno Hidrolisado: doa parte da matéria-prima para a construção de algum dos 16 tipos de colágeno no organismo.
  • UC-II: desativa processos inflamatórios que destroem o colágeno do tipo II – colágeno das articulações.


Minha experiência:
  • Tomei o UC-II. Eu não tenho problemas articulares, mas notei um ótimo fortalecimento das unhas =)


Dosagem: 
  • Nos estudos foram testados 40mg/dia.


Fonte do UC-II :
  • Osso dos externos do Frango.


Postagens relacionadas:




Bem, sobre UC-II é isso!
Espero tê-los ajudado.
Logo mais tem mais ;)





12 comentários:

  1. Vanessa, pelo que entendi ele ajuda no a melhorar os sintomas da artrite. Gostaria de saver se ele causa algum benefício para os caso de osteoporose ou existe alguma contra indicação de uso neste caso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana, veja sobre Cloreto de Magnésio P.A.

      Excluir
  2. Olá, existe UCII para vegetarianos? ou só este de cartilagem de frango?

    ResponderExcluir
  3. UC-II ingerido com condroitina e glucosamina pode melhorar o processo de restauração de cartilagens?

    ResponderExcluir
  4. Parei a musculação pq comecei sentir do no ombro .estou com desgaste na cartilagem tomei uc 2 e diacereina durante 6 meses .voltei aos treinos comecei sentir dor agora quero tomar glicosamina condroitina.alguém ja usou ? Funciona mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Têm funções diferentes!
      O que tem que ser avaliado é o porque da dor, pode ser devido a estar voltando ao processo de fortalecimento, há alguma inflamação, pelo desgaste etc.
      A glucosamina poderá sim ajudar, mas em um processo a longo prazo, se a sua necessidade for somente a reconstrução ligamentar ;)

      Excluir
  5. Boa tarde! Fiz uso prolongados de corticoides, e como resultado minha pele afinou muito. Gostaria de saber de UC II, ajuda a engrossar e fortalece da pele!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acredito que sim! Se não estiver mais consumindo os corticoides, acredito que o UC-II poderá ajudá-la/o sim!
      Lembrando que o consumo proteico também terá que ser adequado. E, também poderá necessitar adicionar o consumo do colágeno hidrolisado.

      Att

      Excluir