sexta-feira, 2 de agosto de 2013

OVOS

clip_image001Sempre damos muita ênfase a clara, rica em albumina, proteína de altíssimo valor biológico! Mas, será que os ovos são apenas fontes desses 'blocos construtores” do nosso organismo?
As proteínas são fontes para praticamente o nosso organismo inteiro, desde cabelos até músculos.
Porém, há outras fontes também!
· Os minerais zinco e selênio e das vitaminas A,clip_image002 B, D e E;
· Além disso têm lecitina e colina, nutrientes importantes para o cérebro, ajudando na memória, na concentração e no estado emocional saudável;
· E mais, são importantes fontes dos fito-químicos luteína e zeaxantina, que contribuem para a saúde dos olhos.
Mas e o COLESTEROL?clip_image003
Hoje é comprovado cientificamente que não há relação entre o consumo de ovos e o aumento do nível de colesterol ruim no organismo.
O problema está na no modo de preparo e na quantidade diária! O processo de fritura utiliza óleos vegetais que ao serem aquecidos sofrem alterações em seus componentes, tornando-se fontes de gorduras saturadas, extremamente prejudiciais à saúde.
clip_image004Portanto, os ovos podem ser utilizados em outras diversas formas interessantes, tais como: cozidos, mexidos, pochê, omeletes, ao forno e incorporados em diversas receitas culinárias, QUE IRÃO SER BENÉFICOS À NOSSA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
Dicas:
· Guarde os ovos dentro da geladeira e não na porta, para evitar a variação de temperatura pela abertura e fechamento das mesma, reduzindo o risco de proliferação (crescimento) de bactérias;
· Não lave os ovos ANTES de guardá-los na geladeira! os ovos tem uma película protetora que impede a passagem de impurezas externas para dentro do ovo, se lavados prede-se essa proteção e o risco de contaminação aumenta;
· Para saber se um ovo está fresco ou velho: coloque-o num copo com água pura, se ele boiar está velho =/.
· Opte pelo consumo de ovos caipiras ou korin para evitar o consumo excessivos de substâncias como antibióticos, antifúngicos, hormônios etc.
· Para aqueles que consomem muuuuitos ovos por semana e acabam tendo que desprezar muitas gemas, devido ao alto consumo, opte pela claras pasteurizadas!!!
o https://www.facebook.com/photo.php?fbid=122234024583531&set=pb.121828167957450.-2207520000.1375334386.&type=3&theater
· Link interessante sobre ovos: http://www.ovosbrasil.com.br/
Bora consumir cerca de 4 ovos inteiros por semana para sempre consumir os nutrientes presente nesse ricos alimento clip_image005
#nutricionistaesportivavanessalobato


















Nenhum comentário:

Postar um comentário