Pular para o conteúdo principal

Líquido durante as refeições, pode?


comer-em-excesso-diabetes
Não!



Vamos ver porquê beber durante a refeição é prejudicial:


  • O líquido dilui o suco gástrico do estômago, suco esse formado por ácido clorídrico, enzima digestiva – pepsinogênio/pepsina, muco gástrico e fator intrínseco.O ácido clorídrico tem a função de reduzir o pH do estômago para deixá-lo ácido, para que a enzima digestiva seja convertida de pepsinogênio (desativada) para pepsina (ativada). O muco serve para proteger o estômago da ação do ácido e da pepsina, e o fator intrínseco serve para formar um complexo com a vitamina B12 para que essa possa ser absorvida.
    • Quando bebemos muitos líquidos durante images (9)as refeições prejudica a digestão, pois dilui o suco gástrico. Essa diluição faz com que o pH aumente aí o corpo tem que aumentar o seu trabalho para produzir maaais ácido para o pH baixar e ativar o pepsinogênio e completar a digestão. A conseqüência disso é a indigestão que resulta numa indisposição/cansaço.
  • Além disso, o alto volume de líquido dilata o estômago. Um dos sinais para o cérebro entender que está saciado é o tamanho desse órgão. Se você costuma dilatar muito ele o cérebro entendi que fica saciado somente quando o estômago chega naquele alto volume.
    • No almoço e no jantar tudo bem, o volume de comida é alto, porém as outras refeições o volume é menor fazendo com que a pessoa sinta fome o dia inteiro e conseqüentemente come mais.

O excesso de líquido no estômago dificulta a digestão podendo levar a uma gastrite!!!!!!!!
  • Outro fator é a mastigação! Muitos substituem a mastigação pelo consumo do líquido. Grande erro!
    Durante a mastigação produzimos a saliva que ajudar o alimento escorregar pelo sistema digestório! A saliva tem secreção levemente alcalina que junto com água e sais de glicoproteínas (mucina) são LUBRIFICANTES e ainda possuem ação de anticorpos. Além disso, possui enzimas digestivas para a digestão de carboidratos – por isso o açúcar derrete na boca. Outra enzima presente na saliva é a lisozima que quebra a mureína - parte das paredes das bactérias. A água ou o suco não contêm essas substâncias, por isso não substitui a salivação que é ativada pela MASTIGAÇÃO!!!!!

Em alguns casos que as pessoas têm uma disfunção que não produz saliva, seja por estarem fazendo algum tratamento quimioterápico/radioterápico, ou devido ao uso de alguns medicamentos para tratamento de depressão, essas pessoas produzem pouca saliva assim é aconselhado consumir líquido durante a refeição para facilitar o processo de digestão. Têm alguns casos que é necessário, mas estão associados a alguma doença de deglutição ou aconsumo de algumas medicações que reduzem a salivação.
10146-9144-imagemE, lembrem-se:  no estômago NÃO têm dentes! Para absorver aquela carne é preciso transformá-la em pó, imagine a dificuldade do estomago e intestino para realizar esse proceso! Por isso é importantíssimo mastigar bem, pois além de produzir saliva que facilita o transporte dos alimentos da boca para o estomago, facilita o trabalho de digestão em todo o resto do tudo digestório.
Quantidade de líquido:
  • Uma baixa quantidade de líquido, em torno de 200 ml, não prejudica a digestão, mas vale ressaltar que é melhor consumir sucos naturais que ajudam na disponibilidade dos nutrientes da refeição, exemplo suco de acerola que contém vitamina C que ajuda na bio-disponibilidade do mineral ferro presente no feijão. Mas, NÃO use esse suco como coadjuvante da mastigação, hein.
Tempo de intervalo para consumir líquido entre as refeições almoço e jantar:
  • Não adianta tomar o líquido logo antes ou logo após!!!!!!!!!!! Muita gente diz: "eu não toma líquido enquanto como, tomo somente logo após ter acabado de comer"... dá na mesma! Pois, a comida ainda está no estômago.
  • O intervalo entre o consumo de líquido e a refeição deve ser: Antes +/- 30minutos, Após +/- 60 minutos!

Evite as bebidas alcoólicas ou gaseificadas!!!!!

Van nutri
#nutricionistaesportivavanessalobato

Comentários

  1. Vanessa! Descobri um tesouro na internet, seu blog! Que maravilhoso ! Quantas informações interessantes e importantes... fiz academia durante 4 anos, agora com 20 anos, porém, me encontro estudando para fazer Direito na Usp e estou parado na academia... seu post sobre oxidação me ajudou hoje no estudo de respiração (biologia) para o vestibular!

    Minha mãe é biologa, e ela adorou seu blog viu Vanessa!

    Olha só, tenho um blog também, dê uma passadinha lá também!
    Beijão de seu novo seguidor!

    PS: Olha no meu blog, seu site tá lá em "meus favoritos" no menu da direita!

    http://dougferrante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola.......
    Achei seu blog muito interessante e com informações muito importantes.

    Estou adicionbando seu blog na minha lista e gostaria se possivel você dar uma passadinha no meu.


    http://cantinhodasaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oiee..
    Minha mãe tem 37 anos e ela tem muitas rugas no colo, eu gostaria de saber se tem uma maneira de reverter isso?

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica!

    Aconselho ela procurar um profissional dermatologista ou esteticista para indicar o melhor tratamento para esse caso, ok1

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  5. gislaine ribes pestano18 de julho de 2011 21:09

    Vanessa!!!

    Maravilhosas tuas explicações, sou nutricionista tambem, concordo em "gênero e número" em tudo que disseste.

    abçs
    Gislaine Ribes Pestano

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vanessa! Seu blog é 10!!! Muito bom e fácil de entender! Parabéns!
    Abraço!
    Beth (nutri tb)
    etlins.17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa tudo bom? Estava pesquisando a respeito do assunto e me deparei com seu blog adorei tudo q li e sou uma pessoa viciada em liquido junto com comida! Meu nome é Ines tenho 26 anos, 1,65cm e peso 79kg... Deu pra perceber que eatou com sobrepeso. Nao tenho tempo pra academia, caminhada nem nada do tipo! Porem comprei um eliptico para me exercitar em casa e ja ouvi sobre uma zona de respiraçao q so queima gordura que é controlada com um monitor cardiaco! Gostaria de saber mais a respeito do assunto mas nao sei qual profissional procurar pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ines!

      Procure um Professor de Educação Física.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  8. Olá Vanessa! E quanto aos lanches, também devem ser ingeridos sem liquido, como nos almoços e jantares? Adair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adair, pode consumir, não precisa restringir o líquido, apenas EVITE o elevado consumo. Controle a quantidade.
      Att,
      van nutri

      Excluir
  9. boa noite vanessa, estou sem pique pra ir malhar, faço musculaçao 3vezes na semana, como nao posso correr faço esteira com pouca velocidade esta é a parte aerobico devido problemas nos joehos. eu gostaria que me ajudasse quanto a tomar algo pra dar pique e perder gordura abdominal. gostaria que respondesse e ficarei grata, voce é muito atenciosa com seu publico. sandra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

UC-II - O novo colágeno?

Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.
Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.

Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso.  E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.

Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação. Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-…