segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Integrais

imageCuidado! Nem todo alimento com alegação de ser integral contém SOMENTE carboidratos INTEGRAIS
O que são alimentos integrais?
Não há uma legislação específica que defina como deve ser um produto integral, mas o Ministério da Saúde considera alimento integral aquele que sua estrutura não foi alterada, mantendo integridade de seus nutrientes sem perder os valores quantitativos e qualitativos. E por isso muitos se confundem com a grande oferta de opções de integrais na prateleira.

Bora desconfundir?
Considere um pão integral ou biscoito integral ou macarrão integral aquele que contiver na sua composição FARINHA DE TRIGO INTEGRAL! Melhor ainda se não tiver associado a farinha de trigo refinada.
Muitos pães são feitos com farinha de trigo refinada e com a adição de alguns cereias, o mais comum é a fibra de trigo. Isso faz com que o teor de fibras do pão aumente, porém não faz com que esse pão seja considerado integral, nem que tenha um índice glicêmico mais baixo.
Exemplos de Macarrão com Farinha de trigo refinada com adição de algum cereal integral para se caracterizar como integral:
image

Exemplos de Macarrão feito 100% com Farinha de trigo INTEGRAL:
image
O mesmo acima acontece com os pães e com os biscoitos.
Os pães que contém somente a farinha de trigo 100% integral na sua composição vem com a alegação de Pão 100% integral:
image
Não se deixe enganar. Escolha aqueles alimentos que cont1enham 100% de farinha do tipo integral na sua composição.
Bora atentar-se a LISTA DE INGREDIENTES!
OBS: Leite integral e iogurte integral são aqueles alimentos que mantém a sua estrutura, integridade de seus nutrientes e os seus valores quantitativos e qualitativos. Nesse caso com a quantidade de gordura mais elevada comparada aos semi-desnatado e aos desnatados.
Att,
Van nutri
#nutricionistaesportivavanessalobato






Nenhum comentário:

Postar um comentário