Pular para o conteúdo principal

Glucosamina

Treinos, treinos e mais treinos e de repente: Dor! Não estou descrevendo a dor muscular, que sabemos ser necessária, #NoPainNoGain, mas digo a Dor Articular! =/
A parte de fortalecimento correto, usos de anti-inflamatórios e tudo mais deixo com os professores de educação física, médicos e com os fisioterapeutas. Vamos falar de uma substância que pode ajudar nesse processo de recuperação e de prevenção! clip_image001
Glucosamina é um carboidrato! E é um dos principais integrantes das cartilagens.
Especificamente, a glucosamina é um aminossacarídeo produzido pelo nosso organismo a partir da glicose.
Como não há fontes alimentares, então o jeito é suplementar.
Fontes para suplementos: os exoesqueletos de crustáceos! Para quem tem alergia de crustáceos fica um alerta!!!
Mecanismo de ação
A glucosamina age no TGF-B1 (Fator de Transformação de Crescimento – β1) que é uma proteína que controla a proliferação, diferenciação celular e outras funções na maioria das células. Aumentando a produção de colágeno e glicosaminoglicanos, além de regular a produção da matrix celular, ajudando no reparo das cartilagens.
clip_image002[7]
Dosagem:
Usa-se em torno de 1500 mg/dia, fracionado, três vezes por dia.
Apresentação:
Em pó, na forma de sachê efervescente, ou em cápsulas. Para quem tem sensibilidade gástrica é mais recomendando o uso do pó, devido ao elevado números de cápsulas para atingir o consumo.
Quando usar:
Para quem já está com diagnóstico de Artrite ou alguma inflamação articular.
Na conduta clínica, para quem treina intenso, acredito na importância para prevenção! Não precisando ser algo constante, mas esporádico ou contínuo e porém em menor quantidade.
Outras ações:
Glucosamina ajuda na firmeza da pele!!! *-*
O ácido hialurônico componente importante da pele, e muito usado em clínicas dermatológicas para tratar e dar mais vida a pele, é um glicosaminoglicanos!!!!!! Entãaaaao, como a glucosamina estimula os glicosaminoglicanos, estimula a produção de Ácido hialurônico \o/. E de quebra ajuda na síntese de colágeno!!!! Ótima combinação para uma pele mais bonita clip_image003
Diabetes:
Por ser um carboidrato foi muito cogitado a associação da Glucosamina com a resistência a insulina, mas essa associação foi descartada. 
Associações:
clip_image004Por muito tempo a glucosamina foi associada ao consumo de condroitina, porém essa combinação causava muito desconforto intestino devido aos gases formados a partir da condroitina. Como foi visto que a glucosamina isolada consegue dar conta do recado essa associação atualmente é pouco utilizada.
clip_image005Muitos suplementos importados já vem com MSM (Metilsulfonilmetano) que é uma fonte de enxofre para o organismo e é importantíssimo para a formação de colágeno nas articulações.
E para as dores temos os anti-inflamatórios naturais: Gengibre, cúrcuma e açafrão.
Bem, sobre glucosamina é isso!
Logo mais eu volto!
Van nutri

#nutricionistaesportivavanessalobato

Comentários

  1. Por favor, e a Whey Protein?

    ResponderExcluir
  2. olá! faço uso de clucosamina e condroitina, um sache por dia apos o almoço; eventualmente esqueço de toma-lo; o que devo fazer nesse caso? tomar a noite? tomar dois no dia seguinte? pular esse dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode consumir em qualquer horário, Marcelo!
      Não precisa dobrar a dose, consuma quando lembrar.
      Preferivelmente ENTRE as refeições.

      Excluir
  3. Olar bom dia faço uso da condroitina + glucosamina em pó um sache por dia (Condroflex) tomo a noite APÓS a janta pois tenho ulcera gastrica,faço uso ja a tres meses e nao estou tendo resultado significativo...tenho condromalacia patelar nos dois joelhos...e se eu tomar de dia após o almoço sinto dores estomacais e sou obrigado a tomar omeoplazol....estou errado tomando a noite apos a janta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta ao suplemento é demorada mesmo.
      É preferível consumir separado de refeições como almoçou e jantar.

      Excluir
  4. Por favor, quais os melhores horários para tomar Condroflex em cápsulas, sendo 2 por dia. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia , eu estou tomando em jejum um sachê pela manhã , estou certa ou errada

    ResponderExcluir
  6. O que é melhor a glucosamina ou o colágeno hidrolisado? Já fiz uma aplicação de ácido hialurônico e o meu médico pediu que eu tomasse o motilex mas me falaram a respeito desse sultato de glucosamina e não sei qual é o que mais dá resultado !!!!

    ResponderExcluir
  7. Tomar antes, durante ou depois das refeições?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber o que você acha da suplementação com o Colageno do tipo 2 (UC-II). No lugar da glucosamina + condroitina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogerio!
      O UC-II não é colágeno tipo 2.

      Muitas vezes ao invés de substituir nós somamos!
      O UC-II com o colágeno ou glucosamina + UC-II.
      Vai depender do caso. O ideal é ir testando para verificar as melhores respostas!!

      Att

      Excluir
  9. O ortopedista me receitou glucosamina e a reumatologista colágeno hidrolisado. Meus joelhos doem muito. Pelo que tenho lido a eficácia desses medicamentos nem são tão comprovadas assim e preço dos mesmos são bem salgados. O que me sugere?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

UC-II - O novo colágeno?

Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.
Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.

Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso.  E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.

Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação. Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-…