quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Glucosamina

Treinos, treinos e mais treinos e de repente: Dor! Não estou descrevendo a dor muscular, que sabemos ser necessária, #NoPainNoGain, mas digo a Dor Articular! =/
A parte de fortalecimento correto, usos de anti-inflamatórios e tudo mais deixo com os professores de educação física, médicos e com os fisioterapeutas. Vamos falar de uma substância que pode ajudar nesse processo de recuperação e de prevenção! clip_image001
Glucosamina é um carboidrato! E é um dos principais integrantes das cartilagens.
Especificamente, a glucosamina é um aminossacarídeo produzido pelo nosso organismo a partir da glicose.
Como não há fontes alimentares, então o jeito é suplementar.
Fontes para suplementos: os exoesqueletos de crustáceos! Para quem tem alergia de crustáceos fica um alerta!!!
Mecanismo de ação
A glucosamina age no TGF-B1 (Fator de Transformação de Crescimento – β1) que é uma proteína que controla a proliferação, diferenciação celular e outras funções na maioria das células. Aumentando a produção de colágeno e glicosaminoglicanos, além de regular a produção da matrix celular, ajudando no reparo das cartilagens.
clip_image002[7]
Dosagem:
Usa-se em torno de 1500 mg/dia, fracionado, três vezes por dia.
Apresentação:
Em pó, na forma de sachê efervescente, ou em cápsulas. Para quem tem sensibilidade gástrica é mais recomendando o uso do pó, devido ao elevado números de cápsulas para atingir o consumo.
Quando usar:
Para quem já está com diagnóstico de Artrite ou alguma inflamação articular.
Na conduta clínica, para quem treina intenso, acredito na importância para prevenção! Não precisando ser algo constante, mas esporádico ou contínuo e porém em menor quantidade.
Outras ações:
Glucosamina ajuda na firmeza da pele!!! *-*
O ácido hialurônico componente importante da pele, e muito usado em clínicas dermatológicas para tratar e dar mais vida a pele, é um glicosaminoglicanos!!!!!! Entãaaaao, como a glucosamina estimula os glicosaminoglicanos, estimula a produção de Ácido hialurônico \o/. E de quebra ajuda na síntese de colágeno!!!! Ótima combinação para uma pele mais bonita clip_image003
Diabetes:
Por ser um carboidrato foi muito cogitado a associação da Glucosamina com a resistência a insulina, mas essa associação foi descartada. 
Associações:
clip_image004Por muito tempo a glucosamina foi associada ao consumo de condroitina, porém essa combinação causava muito desconforto intestino devido aos gases formados a partir da condroitina. Como foi visto que a glucosamina isolada consegue dar conta do recado essa associação atualmente é pouco utilizada.
clip_image005Muitos suplementos importados já vem com MSM (Metilsulfonilmetano) que é uma fonte de enxofre para o organismo e é importantíssimo para a formação de colágeno nas articulações.
E para as dores temos os anti-inflamatórios naturais: Gengibre, cúrcuma e açafrão.
Bem, sobre glucosamina é isso!
Logo mais eu volto!
Van nutri

#nutricionistaesportivavanessalobato

9 comentários:

  1. olá! faço uso de clucosamina e condroitina, um sache por dia apos o almoço; eventualmente esqueço de toma-lo; o que devo fazer nesse caso? tomar a noite? tomar dois no dia seguinte? pular esse dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode consumir em qualquer horário, Marcelo!
      Não precisa dobrar a dose, consuma quando lembrar.
      Preferivelmente ENTRE as refeições.

      Excluir
  2. Olar bom dia faço uso da condroitina + glucosamina em pó um sache por dia (Condroflex) tomo a noite APÓS a janta pois tenho ulcera gastrica,faço uso ja a tres meses e nao estou tendo resultado significativo...tenho condromalacia patelar nos dois joelhos...e se eu tomar de dia após o almoço sinto dores estomacais e sou obrigado a tomar omeoplazol....estou errado tomando a noite apos a janta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta ao suplemento é demorada mesmo.
      É preferível consumir separado de refeições como almoçou e jantar.

      Excluir
  3. Por favor, quais os melhores horários para tomar Condroflex em cápsulas, sendo 2 por dia. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia , eu estou tomando em jejum um sachê pela manhã , estou certa ou errada

    ResponderExcluir