sábado, 3 de agosto de 2013

Cafeína: vilã ou boazinha?

É indiscutível que a cafeína causa bons efeitos no organismo, mas será que para todos, na mesma quantidade, causará somente benefícios?

Bem, algo que preocupa quanto ao consumo da CAFEÍNA, e veja que estou falando da substância ISOLADA, consequentemente em maior concetração, é quanto o aumento da pressão arterial e aumento da secreção ácida gástrica. Fatores esses que pessoas com problemas cardíacos e/ou com problemas gástricos devem avaliar a consumo para não agravar os casos.

Não há nada documentado que a Cafeína ou o café seja CAUSADOR de problemas cardíacos e gástricos.
Abrindo um parenteses: O consumo excessivo de café é sempre relacionado a problemas gástricos, como a gastrite, mas vale ressaltar que muitas pessoas que consomem muito café, na grande maioria das vezes não consome alimentos nos intervalos substituição uma ou mais refeições pelo consumo excessivo de café. Outro fato importante é a qualidade desse café! Consumimos, muitas vezes, cafés de má qualidade o que agrava a sensibilidade gástrica!

Um erro constante que eu vejo quanto ao uso da cafeína é por pessoas que estão numa fase de trabalho e/ou estudos exaustivos e usam a cafeína para manter-se em alerta nas suas atividades.

No início funciona bem.
Dependendo do caso, como pessoas das forças armadas que ficam de plantão por um longo período e precisam ficar alertas, o consumo da cafeína ajuda, maaaaaas quando isso acontece com uma certa frequência, sem o sono ADEQUADO para reparar e recuperar o organismo esse consumo pode prejudicar o corpo. O consumo de cafeína, em altas quantidades, consumida constantemente, para corrigir falhas de um sono inadequado, causa um rebote de sono que pode até causar acidentes. A pessoa sente-se tão cansada, de um tempo para outro, que se trabalhar com máquinas ou estiver dirigindo, pode dormir causando acidentes.

Lembrem-se que o que diferencia um remédio de uma veneno é a dose!

Att,
Van nutri

Vanessa Lobato
nutricionista esportiva

Um comentário:

  1. Boa noite Vanessa!

    Café antes do AEJ pode fazer mal? Existe alguma forma segura?

    ResponderExcluir