quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dimethylamylamine: oxyelite, lipo 6 black, jack-3d, 1-MR entre outros proibidos pela ANVISA no Brasil!

ddma com logo
Não acho que “proibição” seja a melhor maneira de educar, MAS numa população que a maioria não busca informação, acredito que essa seja a melhor opção para evitar danos.
Hoje, 10/07/12, foi proibida a venda do suplemento oxyelite® e similares que contenham Dimethylamylamine.
Dimethylamylamine é um estimulante do Sistema nervoso Central que é adicionado aos suplementos para auxiliar o emagrecimento, aumentar o rendimento atlético e como droga de abuso.
De acordo com a ANVISA “O Dimethylamylamine tem sido adicionado indiscriminadamente aos suplementos alimentares, apesar de não existir  estudos conclusivos sobre a sua dose segura”.
Sabemos que por trás dessa proibição não há somente a preocupação com a saúde dos brasileiros, há também o mercado. A concorrência!
No ano passado a cafeína foi liberada no Brasil e após isso várias marcas nacionais lançaram vários suplementos com alegação termogênica, porém essas marcas perdem mercado para os importados.
Porém, a questão que muitas pessoas passam mal com o uso indevido desses suplementos é uma infeliz verdade.
O que eu vejo é que a grande maioria busca a fórmula mágica para o emagrecimento ou para o ganho de massa muscular! A grande maioria espera que algumas substâncias corrijam todos os erros alimentares e hábitos inadequados; A grande maioria quer mudar o corpo, mas poucos querem fazer algo para essa mudança. E é aí que mora o perigo!
Na busca do corpo perfeito fazem muitas besteiras! Tomam qualquer coisa a qualquer custo! E as consequências aparecem e por consequência a punição, que no caso do Brasil é a proibição.
No dia a dia no consultório ouço relatos absurdos. Pessoas que não praticam atividade física, que não tem base muscular que consomem termogênicos para “ACELERAR” o processo de emagrecimento. O processo é assim: a pessoa come de tudo e mais um pouco, perde noites de sono, consome muita bebida alcoólica e muito mais durante ANOS e querem que em DIAS, SEMANAS e alguns MESES tudo seja corrigido, e para isso consomem de maneira inconsequente e abusiva os termogênicos, e muitos ainda associam a medicamentos!!!
E têm aqueles que querem “crescer seco” e associam o consumo de um termogênico (tipo oxielite®) com um pré-workout (tipo Jack-3d) o que dobra o consumo de Dimethylamylamine e potencializa os efeitos. Decida! Quer terforça, quer crescer ou quer secar????  Têm os “tentativa de Super-homem”, aqueles que não respeitam uma necessidade básica do corpo: o DESCANSO! E se entopem de pré-treino, abusam tanto que consomem um pré-treino antes do treino de luta, outro para antes do treino resistido e outro para ir a balada!!!!!
Muitas pessoas nem sabem treinar e querem melhorar algo que não tem! Há uma sequência lógica: Primeiro APRENDER, segundo APRIMORAR e depois MELHORAR/EVOLUIR. É um passo de cada vez. Esses iniciantes querem ter o mesmo resultado que uma pessoa que treina a + de 10 anos.
E, independente, do objetivo usam abusivamente de suplementos que possuem fins específicos para pessoas específicas com necessidades específicas!
Resumindo: Infelizmente, mais uma vez, pelo uso abusivo e indevido de muitos + os interesses $$$ de outros, algumas pessoas que poderiam se beneficiar desse tipo produto ficará sem ele!
Não sou contra suplementação! Apenas recomendo de acordo com a necessidade e não vontade do cliente.
Sem mais!
Para quem quiser mais informações:
PROCURE UM PROFISSIONAL HABILITADO PARA MELHOR ORIENTÁ-LO SOBRE O CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES!!
Att,
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva

domingo, 1 de julho de 2012

Proteína da Carne bovina / Beef Protein –Carnivor


Há algum tempo foi lançado um suplemento proteíco que não tem como base nem o leite, nem o ovo e nem a soja, e sim a carne bovina.kaigreene
Usando o grande bodybuilder Kai Greene como “garoto propaganda” a musclemeds está investindo muito na divulgação desse novo produto.
Com alegação de conter muita proteína, rica em creatina e BCAA, o carnivor está cada vez mais ganhando o mercado.
Teoricamente a idéia é boa: consumir proteína muscular do boi para formar a sua base muscular! Porém, diferente da proteína do leite (Whey Protein e Caseína), do ovo (Albumina) e da soja, a proteína da carne bovina ainda não possui estudos em revistas indexadas que nos dê suporte suficiente para indicação.
O conhecimento atual é impírico.
Qual é a teoria? O músculo bovino, assim como o nosso, contém muito BCAA e muita creatina, assim se fracionarmos e o consumi-lo teremos mais desses nutrientes para a nossa formação muscular. Alegam ser melhor que o whey protein, proteína mais usada até hoje, em dietas de hipertrofia muscular. E ainda não contém lacotse (substância que causa intolerância a algumas pessoas).
O Beef Protein já vem hidrolisado, a proteína já está digerida, para facilitar a digestão!
Atualmente não há estudos científicos publicados sobre os reais efeitos biológicos dessa proteína, nem benéficos, nem maléficos. Isso não quer dizer que seja bom ou ruim, apenas serve como alerta para que o consumo não seja descontrolado.
Acredito que apenas temos mais uma OPÇÃO de proteína para ajudar nas dietas. Cada uma com uma função específica. Cada uma com o seu diferencial. Não acredito que o Whey protein por todos os seus benefícios (http://www.vanessalobato.com/2009/05/whey-protein.html) será substituído pelo Beef Protein, mas acredito que esse assim como a caseína e a albumina será uma opção de consumo.
As advertências no rotulagem são:
“Warning:
  • These statements have not been evaluated by the Food and Drug Administration. Produto não avaliado pela FDA. 
  • This product is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. Este produto não tem a intenção de diagnosticas, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.
  • Keep out of reach of children. Deixe fora do alcance de crianças.
  • Very low calorie protein diets (below 400 calories per day) may cause serious illness or death. Do not use for weight reduction in such diets without medical supervision. Dietas de proteínas com baixa calorias (abaixo de 400 Calorias pro dia) pode causar sérios problemas a saúde ou levar a morte. Não faça dietas para redução de peso sem supervição médica.
  • Not for use by infants, children or pregnant or nursing women.   Não ser usado por crianças, gestantes e lactantes.
Aguardo publicações para melhor informá-los. Por enquanto, vamos acompanhando os relatos de pessoas que testam esse suplemento Smiley piscando

Att,
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva