quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dimethylamylamine–DMAA: oxyelite, lipo 6 black, jack-3d, 1-MR entre outros proibidos pela ANVISA no Brasil!

ddma com logo
Não acho que “proibição” seja a melhor maneira de educar, MAS numa população que a maioria não busca informação, acredito que essa seja a melhor opção para evitar danos.
Hoje, 10/07/12, foi proibida a venda do suplemento oxyelite® e similares que contenham Dimethylamylamine (DMAA).
DMAA é um estimulante do Sistema nervoso Central que é adicionado aos suplementos para auxiliar o emagrecimento, aumentar o rendimento atlético e como droga de abuso.
De acordo com a ANVISA “O DMAA tem sido adicionado indiscriminadamente aos suplementos alimentares, apesar de não existir  estudos conclusivos sobre a sua dose segura”.
Sabemos que por trás dessa proibição não há somente a preocupação com a saúde dos brasileiros, há também o mercado. A concorrência!
No ano passado a cafeína foi liberada no Brasil e após isso várias marcas nacionais lançaram vários suplementos com alegação termogênica, porém essas marcas perdem mercado para os importados.
Porém, a questão que muitas pessoas passam mal com o uso indevido desses suplementos é uma infeliz verdade.
O que eu vejo é que a grande maioria busca a fórmula mágica para o emagrecimento ou para o ganho de massa muscular! A grande maioria espera que algumas substâncias corrijam todos os erros alimentares e hábitos inadequados; A grande maioria quer mudar o corpo, mas poucos querem fazer algo para essa mudança. E é aí que mora o perigo!
Na busca do corpo perfeito fazem muitas besteiras! Tomam qualquer coisa a qualquer custo! E as consequências aparecem e por consequência a punição, que no caso do Brasil é a proibição.
No dia a dia no consultório ouço relatos absurdos. Pessoas que não praticam atividade física, que não tem base muscular que consomem termogênicos para “ACELERAR” o processo de emagrecimento. O processo é assim: a pessoa come de tudo e mais um pouco, perde noites de sono, consome muita bebida alcoólica e muito mais durante ANOS e querem que em DIAS, SEMANAS e alguns MESES tudo seja corrigido, e para isso consomem de maneira inconsequente e abusiva os termogênicos, e muitos ainda associam a medicamentos!!!
E têm aqueles que querem “crescer seco” e associam o consumo de um termogênico (tipo oxielite®) com um pré-workout (tipo Jack-3d) o que dobra o consumo de DMAA e potencializa os efeitos. Decida! Quer terforça, quer crescer ou quer secar????  Têm os “tentativa de Super-homem”, aqueles que não respeitam uma necessidade básica do corpo: o DESCANSO! E se entopem de pré-treino, abusam tanto que consomem um pré-treino antes do treino de luta, outro para antes do treino resistido e outro para ir a balada!!!!!
Muitas pessoas nem sabem treinar e querem melhorar algo que não tem! Há uma sequência lógica: Primeiro APRENDER, segundo APRIMORAR e depois MELHORAR/EVOLUIR. É um passo de cada vez. Esses iniciantes querem ter o mesmo resultado que uma pessoa que treina a + de 10 anos.
E, independente, do objetivo usam abusivamente de suplementos que possuem fins específicos para pessoas específicas com necessidades específicas!
Resumindo: Infelizmente, mais uma vez, pelo uso abusivo e indevido de muitos + os interesses $$$ de outros, algumas pessoas que poderiam se beneficiar desse tipo produto ficará sem ele!
 
Não sou contra suplementação! Apenas recomendo de acordo com a necessidade e não vontade do cliente.
 
Sem mais!
 
Para quem quiser mais informações:
 
 
PROCURE UM PROFISSIONAL HABILITADO PARA MELHOR ORIENTÁ-LO SOBRE O CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES!!
 
Att,
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva

56 comentários:

  1. Felipe Costa Goes12 de julho de 2012 13:22

    Finalmente alguem que postou algo consciente na internet, acho que voce falou tudo. Eu já utilizei o Oxyelite, tomava a dosagem minima, e apesar de sentir sonolencia e aumento de apetite (efeitos totalmente ao contrarios do que promete) eu mantive a dosagem e o resultado foi satisfatório. Mas realmente existem pessoas que acham que se aumentar a dosagem do suplemento eles iram ter um resultado mais rapido, ridiculo, e realmente já tive casos proximos quie fizeram isso e quase foram parar no hospital.

    ResponderExcluir
  2. Complicado Felipe!
    Por isso devemos ESTUDAR!!!

    Van nutri

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q eles proibiram por causa dos soldados americanos que morreram depois de tomar isso e fazer exercícios muito intensos. Aí o FDA proibiu e a Anvisa veio atrás.Aí como não aconteceu aqui, inventou um mimi qq. Fora o preconceito de parte da classe médica q ainda acha q suplemento, termogênico e bomba é a mesma coisa. Só q foram dois soldados, ngm sabe se tinha algum problema cardíaco, ngm sabe se tinha acompanhamento, enfim. Ou se eles tomavam na dosagem preconizada....achei mais uma palhaçada da anvisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, "miss m" tudo ajuda, mas infelizmente no Brasil teve casos mesmo de prejuízos a saúde.
      A substância que tem nesses suplementos não podem ser vistas como suplementos e sim como medicação. A proibição foi para esse tipo de venda.

      Excluir
  4. Uma matéria sem aquele sensacionalismo da mídia! Estou usando Lipo 6 Black UC e pesquisei muito antes de adquirir esse termogênico, agora estoura essa bomba! Confesso que estou com medo, uso metade da recomendação diária do fabricante - 1 cápsula, apenas - e fui a um cardiologista antes de iniciar o uso. Penso que toda droga depende da dosagem (no caso de paracetamol, 1 comprimido mata a dor de cabeça legal, mas se tomar uma cartela inteira é hospital na certa). O que você acha Drª Vanessa, que o DMAA se encaixa nesse perfil de medicamente citado ou em qualquer quantidade ele é prejudicial á saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opnião Fernanda esse tipo de substância tem que ter o consumo controlado e por isso não pode ser vendido como suplemento alimentar (que a venda é liberada).
      O que você fez foi certo, procurar ajuda.
      Temos que ser conscientes.

      Excluir
  5. Fabio - São Paulo Capital17 de julho de 2012 10:22

    Concordo plenamente com a Nutricionista Vanessa Lobato, infelizmente pessoas que querem num passe de mágica , secarem ou ficarem musculosos , acabam prejudicando pessoas, que levam a musculação , treinos a serio ...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Vanessa, a melhor e mais imparcial opinião sobre essa substancia. Já utilizei com acompanhamento medico e não tive problemas. Cada um tem que saber o limite do seu corpo e usar as dosagem como melhor se adaptar. Não obtive dependência nenhuma e hoje com certeza para as pessoas certas e com consciência do objetivo e responsáveis indicaria o lipo 6. Agora uma pena, vamos ver até quando ficará assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que com receita médica poderá ser comprado, Thiago! O que não pode é o DMAA ser vendido como suplemento...

      Excluir
  7. isso se chama hipocrisia.

    Tendo o cigarro, alimentos transgênicos dentre outras coisas que fazem mal.

    Preocupado com a nossa saúde e o caralho e sim com o dinheiro.

    Se o governo ganhasse 80% em cima do DMAA que nem o cigarro ele tava liberado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce, É UMA GRANDE HIPOCRISIA TAMBÉM, é muito mais INTERESSE FINANCEIRO, do que cuidado com a SAÚDE DA POPULAÇÃO, isso quase ninguém questiona, nem mesmo, A DOUTORA, AUTORA DO ARTIGO. TER UM MAIOR CONTROLE SOBRE SUBSTÂNCIAS QUE INGERIMOS, É VÁLIDO, MAS É NECESSÁRIO TOTAL TRANSPARÊNCIA EM RELAÇÃO AO ASSUNTO, AÍ ENTRA a anvisa, NA MINHA OPINIÃO.

      Excluir
  8. Olá Vanessa, muito instrutivo seu espaco, parabéns ! Minha filha tem 19 anos e começou a fazer musculação esse ano bem direitinho, e corpo dela esta muito bonito. Mas me assusta a quantidade de suplemento que vem tomando, ela tem talassemia minor, sabe me informar se esses produtos fazem mal, bcaa, whey proteín golden, hydro builder platinum, dextro max, Malto active ? Muito obrigada, att Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary!
      Quanto a Talassemia não há interação.
      Mas, a leve a um profissional nutricionista para melhor orientá-la, ok!

      Att
      Van nutri

      Excluir
  9. Parabéns pelo post Van!
    Atualmente estou com o Hemo Rage Black, que tem DMAA em sua fórmula.
    Estou utilizando o produto pela segunda vez (usei em 2011) sem efeitos colaterais. O produto é bom, um dos mais fortes que já tomei, mas é muito bom.
    Também incentivo a suplementação, desde que o indivíduo estude produto e vá atrás de informações sobre ele, de preferência informações como as do seu site. Além disso, deve-se seguir as recomendações do fabricante SEMPRE! O corpo humano é uma máquina Divina, mas que precisa de descanso para se recuperar. Comer bem, dormir bem e respeitar o limite do corpo ajuda a obter resultados mais consistentes. Parabéns mais um vez pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Olá Vanessa...
    Treino a 7 meses e comecei a fazer uso do OxyElite.. Malho todo dia cedo, 6hr. Há algum problema usar o Oxy cedo, antes do treino? Estou na segunda dose e me sinto super bem. Gostaria de saber se o risco é mesmo alto, estou na dose mínima de 1 compr por dia e não pretendo aumentar a dose por pelo menos 1 ou 2 semanas. Fora o oxy utilizo suplementos como Whey e Dextrose. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elison, sem problemas QUANTO a associação.

      Porém, se para você o Oxy fará bem ou não, não posso dizer por não ter avaliado, ok!

      Att

      Excluir
  11. Valeu pelas informações Vanessa Lobato, mas gostaria de tirar uma duvida enquanto a um pré-treino importado o VPX no shotgun MHF-1, olhei sua tabela nutricional e ele não possui O DMAA, pelo menos é o que diz no rotulo, gostaria de saber se o mesmo é liberado pela ANVISA, pois estou intereçado em importa-lo, queria saber tb se o tribulus terrestre é liberado pela ANVISA tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A importação pode ser feita.
      Tribullus manipulado é liberado, na forma de suplemento não.
      Att,
      Van nutri

      Excluir
  12. Só hj fui descobrir sobre esse suplemento.
    Parabenizo vc pelos comentario e informaçoes!!
    Tambem concordo que no Brasil nao deve haver tantas proibiçoes e sim meios de informar e orientar os cidadoes. E o começo é nas academias com os professores de educaçao fisica que pouco sao orientados nas faculdades.
    Se em outros paises é usado sem vitimas, cabe a cada um ser menos ignorante e conviver com os beneficios oferecidos.

    ResponderExcluir
  13. Tudo bem, devemos manter uma vida saudável e tudo mais, porém, de que adianta manter uma vida saudável se nenhuma mulher vai se interessar por você?

    ResponderExcluir
  14. Vanessa, estou fazendo uma alimentação bem saudavel para emagrecer e quem me passou foi uma nutricionista. bom como perdi 4 quilos em um mês fiquei muito contente e não voltei mais ao consultório, só decidi manter essa alimentação. Mas depois desse primeiro mes não consegui mais perder peso, só mantenho ele, gostaria de saber o porque disso e como posso voltar a perder peso já que estou com 80 e meu ideal é 65.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte a nutricionista que ela a ajudará pois conhece o seu caso.
      É normal isso acontece, pois o seu corpo se habitua a não perder mais peso omo garantia de armazenamento de gordura.

      Excluir
  15. Vanessa seu espaço é muito esclarecedor! quero apenas parabenizar pelas excelentes informações aqui prestadas!

    ResponderExcluir
  16. como disse Jesus (não que eu seja religioso): os justos pagarão pelos injustos!

    mas é uma pena, e como já foi dito anteriormente, uma hipocrisia. o alcool é difundido pelas pessoas, e inclusive o governo estimula seu uso, permitindo patrocinio nos esportes por parte destas empresas. a represalia contra o cigarro começou, nao permitindo patrocinio nos esportes e um aumento de publicidade contra o seu uso. porem, como a industria do alcool se faz muito mais e mais forte no momento do que a tabagista, aquela pode patrocinar, fazer propaganda com mulheres bonitas para captas novos clientes e, assim, matando a populacao, direta (doenças e causas que levem a morte pelo excesso de uso frequente) ou indiretamente (como acidentes de transito, por exemplo), e o governo assina embaixo. entao, esse papo de faz mal, eh tudo lorota. soh eh proibido porque nao se tem conhecimento da substancia e o seu imposto, por ser considerado farmaco, eh irrisorio. se fosse considerado qualquer outra coisa, onde poderia-se ter um aumento expressivo da tributacao, o dmaa ja estaria liberado.
    faz mau, ou nao, eh decisao de cada cidadao em utilizar ou nao, tal como alcool, cigarro ou batatas fritas. buscar conhecimento cabe a quem utilizara o que quer que seja, pois o paracetamol eh letal em altas doses em um unico dia, e eh vendido mesmo assim.

    ResponderExcluir
  17. Dra o carnivor pode fazer algum mal?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Dr.Vanessa, tenho 1,58 e peso 60kg, nao sou gorda, apenas tenho uma gordura localizada na barriga (mal da mulher) sao dois lombinhos bem abaixo do umbigo, que nao saem, treino a 2 anos, mas confesso que minha alimentação nao e a mais saudavel, queria tomar oxelyte para chegar aos 55kg, mas tenho medo dos efeitos colaterais, a pergunta é TOMAR NA DOSAGEM MINIMA, CONCILIANDO COM TREINO, E PERIGOSO? QUERIA A OPINIAO DE ALGUEM FORMADO, E ENTENDIDO DO ASSUNTO..OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer se PARA você é perigoso, então procure um profissional habilitado que a ajudará tanto no plano alimentar como na possível associação com suplementos ;)

      Excluir
  19. Boa noite, tenho ouvido falar do No Shotgun MHF-1 VPX, qual a sua opniao sobre ele, tem beneficios mesmo e tem tb maleficios ? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!
    Eu estou querendo emagrecer um pouco para depois correr atras da definição muscular pois tenho medo de me tornar aquele gordo forte. Estou querendo tomar o lipo 6 black ultra concentrado fazendo corrida de aproximadamente 1 hora na esteira em velocidade media de 8 a 10 km/h, musculação junto a uma alimentação diaria ( 1 pão + leite pela manhã, almoço tipico do brasileiro com feijao, arroz, carne e salada; lanche a tarde e lanche no intervalo da faculdade a noite e mais um lanche por volta das 11 da noite). Gostaria de perder aproximadamente 10kg e massa gorda e em seguida buscar a definição muscular com ajuda do jack 3d.
    Eu tenho 21 anos, tenho 1,77m e creio estar pesando por volta de 78KG.
    Não apresento nenhum tipo de problema cardiaco.
    Gostaria de saber se meu pensamento está certo e se eu devo fazer o que disse.
    Desde já agradeço e parabenizo pelo site!
    Matheus Veloso - m20f1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Vanessa, também sou nutricionista só não trabalho com nutrição esportiva. Estudo essa área para fazer as minhas suplementações. Há um tempo fiz um curso de fitoterapia e usei por quase 06 meses a caralluma associada a outros fitoterápicos e me dei muito bem. Em seguida ela foi proibida. Acho que a questão da comercialização e proibição desses produtos vai muito de dinheiro. A industria farmacêutica não quer perder, o que interessa é vender termogênicos caros. Comecei a tomar o oxeyelite pro. Vou avaliar os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!! Mas vamos estudando para ter mais e mais informações para ter várias opções ;)

      Excluir
  22. GOSTARIA DE SABER POR QUANTO TEMPO FICA NO ORGANISMO,E SE E DOPING E SE TEM RISCO DE SAUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meia-vida é baixa cerca de 9 a 15 horas, então aconselhasse um intervalo de no máximo uma semana antes do exame.
      Tem sim!

      Excluir
    2. Essa substancia fica esse tempo, tanto pra qualquer produto que a contenha?

      Excluir
  23. Se voce toma o Lipo 6 Black, Oxy e etc... Recomendam esperar no kinimo 2 semanas para fazer qualquer cirurgia ou exame mais especifico. Então, mesmo sabendo q sai bem antes, eu prefiro colocar esse prazo, para uma segurança maior.

    PS: Tomo Lipo 6 desde 2011, respeitando a dosagem e a quantidade permitida por ano ( 2 potes).
    NUNCA tive problema algum, apenas minha taxa de TGO e TGP aumentaram um pouco, mas voltaram ao normal em menos de 3 dias.
    Quanto ao Rim, beba bastante agua e faça uma US abdome total antes de começar a tomar o produto e outra 6 meses/1 ano após. Assim, vc vai estar resguardado de qualquer problema.

    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Sou a favor do uso na medida correta! Já tomei jack 3d com dmaa, tomei hemorage com dmaa, tomei oxyelite com dmaa... nunca tive qualquer problema; porém malho há 03 anos e tenho uma certa tolerância a essas substâncias. O que digo é, seja responsável ao fazer uso de qualquer substância química.

    ResponderExcluir
  25. Vanessa, gostaria de saber quanto tempo o oxy fica no organismo, e pra fazer exame de dooping de urina, quanto tempo devo ficar sem tomar o termo? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, a meia vida da substância é baixa, mas recomenda-se cerca de uma semana sem.

      Excluir
  26. Vanessa,

    Comprei o Oxyelite, iniciei minhas atividades físicas e alimentação essa semana. Mas ainda sim gostaria de tomar a medição. Para fazer isso sem riscos, quais profissionais você me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana!!! Se for medicação procure um médico, se for suplementação um nutricionista, ok! ;)

      Excluir
    2. Grata pela resposta. O ideal seria um endocrinologista?

      Excluir
  27. A propagando do lipo 6 black diz que tem uma nova fórmula livre de DMAA. Não seria o caso, portanto, de ser liberada a venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edison! Bem, para liberação tem que haver o interesse da marca! Não é somente pela presença do DMAA que esse suplemento teve que ser proibido. Para a nossa legislação, muitos dos termogênicos, conseguiriam registros para serem vendidos como medicação e não como suplementação...
      Att

      Excluir
    2. Vanessa, muito obrigado pelas considerações e parabéns pela iniciativa da discussão. Se existissem mais pessoas como você o Brasil seria bem melhor. Um abraço.

      Excluir
  28. ANVISA realmente está preocupada é com politicagem. Pois deixa um monte de marca de zé ruleas vender farinha e proibi os gringos! Vender farinha pode néh? Vários suplementos liberados no mundo todo , mas aqui nao, só liberam de vender carbo ao invés de proteína, dizem que os wheys tem 90% de concentração protéica e tem é carboidrato demais rs... Anvisa é uma grande bosta!

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Vanessa! Estou pesquisando sobre o novo lipo 6 unlimited e gostaria de saber sua opinião sobre ele. Se é perigoso ou não. Desde ja obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fórmula do Lipo 6 foi modificada, Franciele! Agora as suplementações estão sem o DMAA. Bem, eu a aconselho procurar um profissional nutricionista para uma avaliação do seu caso para verificar a sua necessidade.

      Excluir
  30. Olá, gostaria de deixar meu testemunho pois tomei o Oxyelite Pro sem qualquer indicação ou acompanhamento médico e acabei sendo internada com falência renal aguda.
    Tenho 28 anos, sou advogada, filha de médicos, me informei sobre o produto e tomei da forma adequada, faço exercicios regularmente há anos e com personal trainer inclusive.
    Não sou contra a suplementação, minha intenção é fazer um alerta para o uso indiscriminado e sem acompanhamento profissional de médicos e nutricionistas. Suplemento é coisa séria e não bala juquinha! Desde já agradeço ao blog por colocar esta discussão em pauta.

    ResponderExcluir
  31. Tomei 1 cap do Lipo 6 black ultraconcentado, com indicação de nutricionista, e tive uma sudorese intensa, tontura, pressão alta e batimentos cardíacos alterados. Não tenho problemas cardíacos e faço exercícios físicos regulares. Fiquei um dia inteiro sem apetite e um pouco na manhã do dia seguinte. Queria saber o que pode ter ocorrido pois nunca tive uma reação tão forte com um suplemento deste porte e me assusta pois os blogs não relatam nenhum tipo de reação adversa em ninguém, nem mesmo o fabricante. Alguém sabe??

    ResponderExcluir