quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Boas Festas!!!!!

 

É o final de mais um ano, doze longos meses se passaram, e fizemos muitas coisas... Mas, com o milagre da arvore natal 2011 RJrenovação, de um dia para o outro, tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente… (texto adaptado Carlos Drummond de Andrade)

Nessa época de festas muita gente fica preocupada com as guloseimas da ceia de natal e de ano novo!

Mas, calma! Não serão alguns dias que estragarão o trabalho de um ano!

Há várias dicas de uma ceia mais leve, mas eu acho que nesses eventos devemos nos preocupar na harmonia, na alegria, na família e tantas outras coisas e não somente na comida, ok!

Os alimentos que devem compor a ceia podem seguir as suas crenças ou suas vontades, pois tudo pode ser consumido desde que seja saboreado com moderação. A dica é: coma aquilo que o satisfaça, o que você gosta. Não somente porque tem ou porque é festa!

Mas, tenha sempre, alimentos funcionais, mesmo que seja para desencargo de consciência ou para apresentar novos alimentos para os seus familiares/amigos (rsrsrs), como:

Oleaginosas: amendoim (sem casca, sem sal e ASSADO), amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e pistache. Fontes de gorduras monoinsaturadas, e minerais como selênio, magnésio e zinco.

Acrescentar as saladas: amaranto, quinua e curry. E usar temperos como o azeite de oliva extra-virgem orgânico e ervas aromáticas como manjericão, orégano, alecrim, sálvia, entre outras.
Para temperar o arroz pode usar o gersal (gergelim moído, torrado e salgado) ou acrescido de ervas como salsinha e cebolinha.

Suco de uva integral OU um bom vinho tinto com moderação, para maiores de idade e para quem não vai dirigir, é uma opção para o brinde!

arvore_de_natal-55932

Bem, Bom Natal e um próspero ano novo!

 

Ano que vem eu volto com mais matérias sobre alimentação e suplementação para vocês!

Lembrem-se: Dia 25 de Dezembro é um dia que simboliza o nascimento do filho de Deus, o menino Jesus!

Atenciosamente,

Vanessa Alves Lobato

Nutricionista