sábado, 18 de junho de 2011

Frutas Vermelhas - CRANBERRY: Propriedades Nutricionais dos Alimentos

Cranberry – nome científico: Vaccinium macrocarpon
cranberry
O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte, é uma excelente fonte de Vitaminca C e Vitamina K, além de ser fonte do mineral Manganês, além de conter diversos fitonutrientes que podem ajudar no tratamento e na prevenção de algumas infecções. Pesquisas científicas recentes também demonstram que o Cranberry contêm quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com o potencial de impedir danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio, deste modo, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e câncer.
Os fitonutrientes encontrado nesse fruto:
  • Ácidos fenólicos (ácido hidroxicinâmicos, caféico, cumárico e ferúlico): Potentes antioxidantes. Atuam na proteção de doenças cardiovasculares e no cânecer.
  • Proantocianidinas (especialmente epicatequinas). Impedem a adesão de bactérias em algum órgão. Escherichia coli – Causador de Infecção Urinária; S. mutans – Causador de Cárie dentária; Helicobacter pylori – causador de úlcera gástrica. O cranberry é usado para prevenção dessas infecções.
  • Antoacinidinas (cianidinas). Melhora a resposta glicêmica de pessoas coms síndrome metabólica e Diabetes.
  • Flavonóides (incluindo a quercetina e kaempferol). Compostos que ajudam a inibir a oxidação do LDL-colesterol - lipoproteína de baixa densidade.
  • Triterpenos (especialmente ácido ursólico). Ação anti-aging. Estruturalmente similares aos corticosteróides, revelam seus efeitos protetores contra o stress e de adaptação aos estressores
Abaixo segue o valor nutricional desse alimento:
image
Opção de consumo:
Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ABACATE: Propriedades Nutricionais dos Alimentos

O abacate foi excluído da mesa de muitos brasileiros por ser considerado uma fruta com muita gordura. O que não é mentira, MAS vale ressaltar que o tipo demascara-facial-hidratante-de-abacate gordura que o abacate contém só faz bem para o nosso organismo. Por essa razão muitas pessoas preferem usar esse fruto como cosméstico ao invés de alimento. Vocês não  sabem o que estão perdendo…
É o fruto comestível do abacateiro, seu nome científico é Persea americana, de origem mexicana e da América do Sul, hoje é muito popular no Brasil.
Nutrientes presente no Abacate:
  • Fitosteróis: Beta-sitosterol, Estigmasterol e Campesterol. Indicado para quem tem artrite reumatóide. Age para prevenir o excesso de Prostaglandias E2 – PGE2 –PRÓ-inflamatórias e ajuda na síntese de tecido conjuntivo.
  • Antioxidantes – Carotenóides: Luteína, Neoxantina, Crisantemaxantina, Zeaxantina, Beta-caroteno e Alfa-caroteno. Ação de proteção visual.
  • Antioxidantes – Não-carotenóides: Epicatequina , Epigalocatequina, Vitaminas C e E, Selênio, Zinco e Mangânes; Potentes antioxidante com atuação de rejuvenescimento da pele.
  • Ácidos Graxos Ômega 3 – alfa-linolênico; Ajuda muito no controle dos níveis de colesterol, principalemente o LDL. Além disso, estabilizam os níveis de glicemia no sangue e evitam excesso de fome.

É a fruta que contém menor teor de água. Por ser muito consistente pode ser usado como base em diversas preparações salgadas, assim como na culinária mexicana é usado como base para o molho guacamole. No Brasil é usado com leite, açúcar ou água e abacate amassado.
Abaixo segue o valor nutricional desse alimento:

abacate, tabela, logo

Algumas receitas no site Jaguacy: http://www.jaguacy.com.br/index.php/receitas/


Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DAMASCO: Propriedades Nutricionais dos Alimentos

Vou iniciar uma postagem diária sobre algum alimento
O primeiro será o Damasco.
DamascoDamasco é um fruto de origem chinesa e sibérica, seu nome científico é Prunus armeniaca L., é pouco cultivada em solo brasileiro.
O damasco é rico em ácido fólico (vitamina B9), vitaminas antioxidantes como o betacaroteno, Vitamina C e Vitamina E, além de conter os minerais potássio e magnésio.
Pelos seus nutrientes ajuda a purificar o sistema digestório, auxilia na limpeza do organismo, eliminando os resíduos e o excesso de líquido do corpo. É antioxidante, aumentando a resistência contra doenças e infecções, e ainda ajudar a aliviar os sintomas da TPM e das cólicas.
O damasco seco pode ser considerado um alimento fonte do mineral ferro ajudando na prevenção de anemia. E além, de tudo é fonte do aminoácido triptofano que é precursor do hormônio do bem-estar Serotonina.
Abaixo segue o valor nutricional desse alimento:
Damasco_blog


Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

terça-feira, 14 de junho de 2011

Agora está friiiiiiiio!!!!! Mas, não abuse pois logo mais o verão está aí!!

Nessa época que a temperatura cai e costumamos sentir mais fome e frio_2acabamos comendo alimentos mais gordurosos e mais calóricos.

Aquele friozinho que sempre acompanha um apetite aumentado, principalmente pelos alimentos mais calóricos, como: os chocolates, os fondues, as massas, os chocolates quentes, as bebidas alcoólicas e as outras guloseimas calóricas. Saiba que isso é natural já que o nosso organismo para proteger-se do frio, acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para que o corpo se mantenha aquecido, resultado: A fome aumenta. MAS vamos com calma, esse aumento gira em torno de 10% (DEZ), então CUIDADO com os abusos!!!

Nessa epóca do ano é muito importante fazer lanches intermediários para evitar o excesso de fome. Nas tardes de inverno não fique longos períodos sem comer e diminua o intervalo entre as refeições , fazendo pequenos lanches a base de queijos e pães ou uma porção de frutas secas com castanhas. Preparações quentes como caldos e sopas de legumes, chás, frutas e legumes cozidos podem ser consumidos, para aliviar a fome e aquecer o corpo.

Nesse período sentimos menos vontade de consumir líquidos do que em outras épocas do ano, mas a sua importâcia é a mesma. Deve-se optar pelo consumo de chás para esquentar o corpo. O ideal são os chás de ervas ou de frutas secas, como por exemplo laranja, maracujá e maçã.

Dicas de consumo

mulher-xicara-verde-cacau- Use e abuse das sopas de legumes, estas podem ser preparadas a base de vegetais e legumes cozidos.  As folhas como agrião, espinafre e repolho podem ser base para os tipos mais leves. Use ervas para dar o sabor final e cenoura para dar consistência mais grossa. Utilize legumes batidos ao invés de creme de leite ou massas, e como fonte de proteínas adicione as carnes magras ou os frangos sem pele.

- O chocolate quente pode ser substituído por um chás, que esquenta o organismo da mesma forma, ou  então pode-se prepará-lo com leite desnatado e chocolate em pó ou cacau em pó.

- Os foundes são muito consumidos nessa epóca do ano, atente-se pois já existem no mercado as suas versões lights, que são boas opções para quem quer reduzir calorias. Mas é importante lembrar, que o alimento mesmo na versão light deve se consumido moderadamente. Não é porque tem menos calorias que se pode comer o dobro.

- Nas festas juninas trazem outras tentações. Pratos o milho cozido e outros alimentos feitos com ele (canjica, bolos e doces) podem ser consumidos sem culpa. Os churrasquinhos também estão liberados.

 O clima frio não é motivo para abandonar as atividades físicas, e seguir uma rotina de exercícios é essencial para a manutenção da boa forma em qualquer estação. Além disso, a prática de atividades físicas aumenta o metabolismo e ajuda a fazer com que a pessoa fique mais bem disposta para passar o dia.

Seguindo o bom senso e fazendo opções mais saudáveis de alimentação é possível curtir as delícias do inverno sem grandes excessos e, o que é a melhor parte, sem arrependimentos no verão.

Alimentos Orgânicos – Ministério da Agricultura

Sem título.jpg CARTILHA ZIRALDO

É muito interessante vale a pena ler. Ainda mais porque foi PROIBIDA pela multinacional de sementes transgênicas Monsanto!!!!

A cartilha "O Olho do Consumidor" foi produzida pelo Ministério da Agricultura para divulgar a criação do Selo do SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.

CLIQUE E BAIXE A SUA: Cartilha sobre alimentos orgânicos