Pular para o conteúdo principal

D-Ribose

É uma pentose naturalmente encontrada na natureza e que participa na formação de uma série de estruturas químicas do corpo, como o ácido desoxirribonucléico (DNA), ácido ribonucléico (RNA) e as adenina nucleotídeos (componentes energéticos), como adenina trifosfato (ATP), adenina monofosfato (AMP) e adenina difosfato (ADP).
image
D-Ribose é uma molécula simples de carboidrato encontrada em todas as células do corpo humano.
A depleção das moléculas de adenina nucleotídeos (ATP / ADP / AMP) e a diminuição de sua concentração podem desencadear o estado de fadiga metabólica e, para recomposição de seus níveis, o corpo utiliza o metabolismo de novo de nucleotídeos purínicos, ou então, as vias de recuperação – Via das Pentoses (RIBOSE).
D-Ribose é essencial para a contínua produção de ATP, que é a molécula que dá aos nossos músculos e coração, a energia necessária para o seu funcionamento.
Durante várias contrações musculares exaustivas (músculo esquelético) ocorre hipóxia – causando diminuição na chegada de oxigênio à célula muscular. Assim o corpo precisa buscar energia atráves de vias ANAeróbicas para fornecer o ATP. Uma opção é a via das pentoses! Outra opção é através da glicose – quando essa é convertida em glicose-6-fosfato + algumas reações transforma-se em ribose-5-fosfato.
Na figura mostra as vias que faz o Ribose-6-fosfato aumentar a concentração de AMP e repor o ATP depletado mesmo estando em hipóxia.
A concentrações de ATP se faz necessária não somente para gerar energia mas o balanço no pool de adenina nucleotídeos (AMP + ADP + ATP) é extremamente essencial para a realização de reações metabólicas básicas, como síntese de proteínas, glicogênio e ácidos nucléicos.
Ribose
D-ribose é uma ótima opção para repor energia após o treino SEM dar picos na insulina e sem o risco da hipoglicemia de rebote (veja a explicação: http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2011/11/o-que-e-chamado-popularmente-de.html).
Recomendação: A sugestão de dose inicia-se com 5g ao dia para manutenção de atletas, 10 a 15g para indivíduos com problemas de angina e atletas com treinos de alta intensidade.

Att,
Van nutri


Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. Parabéns pelo post Van! Excelente matéria!!

    Bjs.

    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Oi vanessa muito bom seu blog
    A d-ribose se tomo no pos-treino certo? Toma-se junto com o whey? Ou um substitui o outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Antes, durante ou após.
      Não. Um é fonte de energia e o outro é fonte de proteína.

      Att

      Excluir
  3. No pré-treino é melhor D-Ribose ou Waxy Maize?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!!

      Suplementos que servem para disponibilizar energia podem ser consumidos no pré, durante e no pós treino, Melanie!
      Dependerá da sua alimentação e objetivos.
      Aconselho procurar realizar uma consulta com um profissional habilitado para melhor orientá-la sobre esse assunto, de forma individualizada ;)

      Excluir
  4. ola boa tarde !
    gostaria de saber qual é o melhor D-Ribose ou maltodextrina, para maratonistas ?
    Obridado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato!!!
      São fontes energéticas diferentes! Ambos podem ser utilizados para maratonistas, ok!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…