Pular para o conteúdo principal

Frutas Vermelhas - CRANBERRY: Propriedades Nutricionais dos Alimentos

Cranberry – nome científico: Vaccinium macrocarpon
cranberry
O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte, é uma excelente fonte de Vitaminca C e Vitamina K, além de ser fonte do mineral Manganês, além de conter diversos fitonutrientes que podem ajudar no tratamento e na prevenção de algumas infecções. Pesquisas científicas recentes também demonstram que o Cranberry contêm quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com o potencial de impedir danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio, deste modo, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e câncer.
Os fitonutrientes encontrado nesse fruto:
  • Ácidos fenólicos (ácido hidroxicinâmicos, caféico, cumárico e ferúlico): Potentes antioxidantes. Atuam na proteção de doenças cardiovasculares e no cânecer.
  • Proantocianidinas (especialmente epicatequinas). Impedem a adesão de bactérias em algum órgão. Escherichia coli – Causador de Infecção Urinária; S. mutans – Causador de Cárie dentária; Helicobacter pylori – causador de úlcera gástrica. O cranberry é usado para prevenção dessas infecções.
  • Antoacinidinas (cianidinas). Melhora a resposta glicêmica de pessoas coms síndrome metabólica e Diabetes.
  • Flavonóides (incluindo a quercetina e kaempferol). Compostos que ajudam a inibir a oxidação do LDL-colesterol - lipoproteína de baixa densidade.
  • Triterpenos (especialmente ácido ursólico). Ação anti-aging. Estruturalmente similares aos corticosteróides, revelam seus efeitos protetores contra o stress e de adaptação aos estressores
Abaixo segue o valor nutricional desse alimento:
image
Opção de consumo:
Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. oi vanessa tudo bem?
    eu gostaria que vc men indicace um bom suplento pra ganho de massa magra e se posivel um serie de treino para hiper trofia obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

UC-II - O novo colágeno?

Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.
Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.

Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso.  E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.

Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação. Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-…