sábado, 18 de junho de 2011

Frutas Vermelhas - CRANBERRY: Propriedades Nutricionais dos Alimentos

Cranberry – nome científico: Vaccinium macrocarpon
cranberry
O Cranberry é uma planta nativa da América do Norte, é uma excelente fonte de Vitaminca C e Vitamina K, além de ser fonte do mineral Manganês, além de conter diversos fitonutrientes que podem ajudar no tratamento e na prevenção de algumas infecções. Pesquisas científicas recentes também demonstram que o Cranberry contêm quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com o potencial de impedir danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio, deste modo, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e câncer.
Os fitonutrientes encontrado nesse fruto:
  • Ácidos fenólicos (ácido hidroxicinâmicos, caféico, cumárico e ferúlico): Potentes antioxidantes. Atuam na proteção de doenças cardiovasculares e no cânecer.
  • Proantocianidinas (especialmente epicatequinas). Impedem a adesão de bactérias em algum órgão. Escherichia coli – Causador de Infecção Urinária; S. mutans – Causador de Cárie dentária; Helicobacter pylori – causador de úlcera gástrica. O cranberry é usado para prevenção dessas infecções.
  • Antoacinidinas (cianidinas). Melhora a resposta glicêmica de pessoas coms síndrome metabólica e Diabetes.
  • Flavonóides (incluindo a quercetina e kaempferol). Compostos que ajudam a inibir a oxidação do LDL-colesterol - lipoproteína de baixa densidade.
  • Triterpenos (especialmente ácido ursólico). Ação anti-aging. Estruturalmente similares aos corticosteróides, revelam seus efeitos protetores contra o stress e de adaptação aos estressores
Abaixo segue o valor nutricional desse alimento:
image
Opção de consumo:
Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Um comentário:

  1. oi vanessa tudo bem?
    eu gostaria que vc men indicace um bom suplento pra ganho de massa magra e se posivel um serie de treino para hiper trofia obrigada!

    ResponderExcluir