sexta-feira, 17 de junho de 2011

ABACATE: Propriedades Nutricionais dos Alimentos

O abacate foi excluído da mesa de muitos brasileiros por ser considerado uma fruta com muita gordura. O que não é mentira, MAS vale ressaltar que o tipo demascara-facial-hidratante-de-abacate gordura que o abacate contém só faz bem para o nosso organismo. Por essa razão muitas pessoas preferem usar esse fruto como cosméstico ao invés de alimento. Vocês não  sabem o que estão perdendo…
É o fruto comestível do abacateiro, seu nome científico é Persea americana, de origem mexicana e da América do Sul, hoje é muito popular no Brasil.
Nutrientes presente no Abacate:
  • Fitosteróis: Beta-sitosterol, Estigmasterol e Campesterol. Indicado para quem tem artrite reumatóide. Age para prevenir o excesso de Prostaglandias E2 – PGE2 –PRÓ-inflamatórias e ajuda na síntese de tecido conjuntivo.
  • Antioxidantes – Carotenóides: Luteína, Neoxantina, Crisantemaxantina, Zeaxantina, Beta-caroteno e Alfa-caroteno. Ação de proteção visual.
  • Antioxidantes – Não-carotenóides: Epicatequina , Epigalocatequina, Vitaminas C e E, Selênio, Zinco e Mangânes; Potentes antioxidante com atuação de rejuvenescimento da pele.
  • Ácidos Graxos Ômega 3 – alfa-linolênico; Ajuda muito no controle dos níveis de colesterol, principalemente o LDL. Além disso, estabilizam os níveis de glicemia no sangue e evitam excesso de fome.

É a fruta que contém menor teor de água. Por ser muito consistente pode ser usado como base em diversas preparações salgadas, assim como na culinária mexicana é usado como base para o molho guacamole. No Brasil é usado com leite, açúcar ou água e abacate amassado.
Abaixo segue o valor nutricional desse alimento:

abacate, tabela, logo

Algumas receitas no site Jaguacy: http://www.jaguacy.com.br/index.php/receitas/


Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

5 comentários:

  1. Na cliníca que vc trabalha atende convênio médico? Tenho o da Care Plus, e gostaria de uma consulta com você.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nê!!!

    Não atendo convênios, ok!!!! :(

    Att,

    Van nutri

    ResponderExcluir
  3. Olá Vanessa,
    Qual é o melhor horário para ingerir o abacate?

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena!!!
    Não há um melhor horário. Mas você pode optar de consumir no seu desjejum, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  5. Vanessa a tabela q vc deixou das calorias não foi a do Abacate e sim do Damasco. Poderia por favor, corrigir, pq quero mt saber a do Abacate!
    Bjao

    ResponderExcluir