Pular para o conteúdo principal

ANVISA Regulamenta o uso de alimentos para Atletas

Hoje dia 27 de abril de 2010 a ANVISA Regulamenta o uso de alimentos - OS SUPLEMENTOS - para *A*T*L*E*T*A*S*.


Os suplementos alimentares antes com livre venda para todos agora é destinado para ATLETAS!


Novidades: A venda de creatina e caféina está liberada!!!

Classificação dos suplementos/alimentos para atletas:

Nova classificação dos suplementos:
I - suplemento hidroeletrolítico para atletas;
II - suplemento energético para atletas;
III - suplemento protéico para atletas;
IV - suplemento para substituição parcial de refeições de atletas;
V - suplemento de creatina para atletas;
VI - suplemento de cafeína para atletas.

A ROTULAGEM foi algo que mudou nessa nova regulamentação:

"A rotulagem dos alimentos para atletas classificados como repositores hidroeletrolíticos poderão constar as expressões "isotônico" e "hipotônico", desde que sejam obedecidos critérios específicos na composição do produto. Já as frases: "O consumo de creatina acima de 3g ao dia pode ser pejudicial à saúde" e "Este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidade" deverão constar nos suplementos de creatina".

Ah, algo importante, para a ANVISA atleta é: praticantes de exercício físico com especialização e desempenho máximos com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso;


MAS, SERÁ QUE SOMENTE ESSE PÚBLICO PRECISA DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES???????????

Bem, por enquanto é isso!!!!


Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

Comentários

  1. Olá Vanessa!
    Parabéns pelo blog, os posts são ótimos!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana Cláudia!!!!!

    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  3. Cadeeee voceeeee???? Zeus posts fazem falta! Abraco, Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Esse fds eu voltooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!

    OBRIGADA!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa.
    Sou praticante de artes marciais e há cinco meses entrei na academia para fazer musculação. Hoje a tarde comprei o meu primeiro suplemento alimentar, o Muscle Whey Protein NO2, da Neo Nutri. Queria saber se ele é confiável, se eu posso tomá-lo? Tem contra-indicação? A marca tem registro na ANVISA?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Vanessa,

    A cefeína é muito usada como termogênico. Gostaria de saber qual sua opiniao sobre a l-cartinina. seria uma boa opção para secar gorduras abdominais ou o lipo 6(termogênico) ?Poderia me ajudar na escolha, pois sou magra mas não consigo definir o abdomen e tb não quero emagrecer geral.

    att.

    ResponderExcluir
  7. Olá Talita

    Não existe termogênico que age isolado.
    Precisamos associar vários termogênicos pois cada um age numa via metabólica.
    Porém, a necessidade de qual suplemento VOCÊ precisa não tenho como saber.
    Se você é magra, talvez o que você precise seja FORTALECER a sua musculatura para que essa apareça mais.
    Os suplementos não tem ação direcionada a um local do corpo, a ação é sempre generalizada.

    Procure um profissional nutricionista para melhor orientá-la.

    Att,
    Van nutri
    Nutricionista Esportiva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

Whey Protein

atualizado 01/07/2012

Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico.
Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudável querem ficar Sarados!!! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou "secar" = reduzir somente tecido de gordura - logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de WHEY PROTEIN?
Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Que pode ser extraído do soro do processamento de queijos ou os mais recentes que são extraídos diretamente do leite.

Curiosidade: São necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são ALIMENTOS especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física (...)
IM…