segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Linhaça – Linho – Linum usitatissimum L.

Atualizado: 05/12/09
O assunto de hoje é Linhaça!
Comentarei sobre as sementes, e seus modos de apresentação: inteira, triturada, farinha e óleo.

O que é a linhaça?
A linhaça é a semente do linho e pertence à família das Lináceas. É uma das plantas mais antigas da história.

Quantos tipos de linhaça existem?
Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom.

Qual a diferença entre elas?
Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos, então ambas possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos e a dourada é plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica.
Composição dos ácidos graxos dos dois tipos de linhaça:
Linhaça C18:1 Oléico
(Ômega 9)
C 18:2 Linoléico (Ômega 6) C 18:3 Linolênico
(Ômega 3)
Marrom 20,72% 14,45% 52,05%
Dourada 21,00% 16,05% 53,10%
Análise Laboratoril FEA - Unicamp

Da onde vem a linhaça? Onde elas são produzidas?
De origem asiática, é cultivada na Babilônia, Mesopotâmia e Egito há mais de 7000 anos.
Atualmente o principal país cultivador dessas sementes é o Canadá. Na América do Sul, o maior produtor é a Argentina. A China e alguns países da Europa são outros países produtores. O Brasil iniciou o seu cultivo nos últimos 10 anos.

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA
A semente de linhaça é uma excelente fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3 na forma de Ácido Alfa-Linolênico e de ômega 6. Gorduras essenciais para o perfeito funcionamento do corpo, auxiliando na redução do LDL-col, da inflamação e da agregação plaquetária, reduzindo assim o risco de formação de trombos que são os causadores de Aterosclerose (entupimento de veias), sendo considerada um protetor cardíaco.
Também é fonte de fibras que ajudam no bom funcionamento intestinal, prevenindo cânceres no cólon;
Além de um composto chamado lignana, que é um composto fitoquímico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.
Já foi comprovado que o consumo de apenas 10 gramas por dia já proporciona proteção de cânceres intestinais, proteção cardíaca e minimização de sintomas da menopausa.

Ajuda a controlar a obesidade?
Além de todos os benefícios já citados, essa possui um forte efeito desintoxicante, que ajuda o organismo a se livrar de toxinas e excessos, como o caso da gordura (em excesso). Além disso, após seu consumo liberam uma ordem para o cérebro que manda produzir um hormônio chamado colecistocinina que provoca sensações de saciedade.
Trás algum benefício para pele?
Por ser fonte de Omega 3 - podem ser úteis para reduzir uma irritação de pele já existente, e também por conter os ácidos graxos Omega 6 ajudam na prevenção de irritação.

E ao sistema digestivo?
As fibras regulam o intestino, pois desempenham papel importante no trânsito intestinal, aumentando o bolo fecal, e assim previnem o câncer de cólon. Fibras solúveis e insolúveis: as fibras, além de regular o transito intestinal prevenindo o câncer de cólon, se destacam por retardar a absorção de glicose e colesterol no intestino.

VALE RESSALTAR QUE TODAS AS NOSSAS CÉLULAS SÃO FORMADAS POR UMA DUPLA CAMADA FOSFOLIPÍDICA!!!! A PORÇÃO LÍPIDICA É GORDURA! ASSIM, É IMPORTANTÍSSIMO CONSUMIR FONTES DE GORDURAS DE BOA QUALIDADE COMO O ÔMEGA 3 PARA RENOVAÇÃO CELULAR.
RENOVAÇÃO DE TODAS AS CÉLULAS SEJAM ELAS DO CABELO, DA PELE, DO INTESTINO, DO CORAÇÃO, DO CÉREBRO... BEM TODAS!!!!!!
OBS.: Cérebro: as células de schwann, que são responsáveis pelo transporte saltatório de sinapses = rápido transporte de informações, têm em sua composição basicamente gorduras do tipo ômega 3!!!!!!!!

Como devo consumir?
O ideal é consumi-la crua, integral e triturada na hora do seu consumo.
Mais interessante ainda é deixá-la de molho em água potável por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu consumo. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente.

Para aproveitar o óleo da semente é necessário quebrar a semente. Como as sementes são muito pequenas e de difícil mastigação é recomendável triturá-la! Ou pré-germiná-la, pois assim os benefícios de dentro da semente são transportados para a água. A semente poderá ser consumida com as frutas, cereais, e a água de molho com algum suco.

Modos de venda
Semente de linhaça: contêm todos os benefícios;
Semente de linhaça triturada: também contêm todos os benefícios, MAS tem que conter antioxidantes para manter as propriedades da linhaça!!!! Os ômegas 3 são muito sensíveis, quando dentro da semente são protegidos de luz e oxigênio. Quando a semente é triturada esse óleo fica exposto à oxidação, por isso na composição deverá conter algum antioxidante, senão esse alimento deixa de ser fonte de gorduras de boa qualidade para fonte de gorduras oxidadas!!!!!
Farinha de linhaça: porção rica em fibras;
Óleo da linhaça: porção rica em ômega 3 e em lignanas.

Qual a quantidades de consumo diário?
Para adultos o consumo máximo é de 1 colher de sopa/dia.
Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia.

O que acontece se consumida em excesso?
Por ter alto teor de fibras poderá causar desconforto gastrointestinal;
Devido à gordura poderá causar desequilíbrio entre os ômegas;

Ela é calórica?
Sim, a semente de linhaça tem calorias, uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.
Composição: 100 gramas: 493 kcal; 14g de proteínas; 32 gramas de lipídeos, 44 gramas de carboidratos, sendo 32 gramas de fibras.

Lembre-se que calorias não é o mais importante. O que realmente importa é os NUTRIENTES!!!!!!!!
NOSSO COPORPO NÃO É UMA CALCULADORA, que verifica somente o quanto de calorias foram gastam e o quanto foram consumidas e desse resultado faz um balanço final!!!!
O que acontece realmente é: você ao longo do dia, da semana, da vida, consome alimentos que disponibilizam calorias e nutrientes para o perfeito funcionamento do seu corpo! As calorias dão energia, os nutrientes ativam a utilização da energia.
Assim, sem nutrientes mesmo consumindo baixas calorias o corpo NÃO funciona, pois não têm quem ative a utilização de energia. Conseqüência; você não cresce e não emagrece!!!!!

Quantos a semente de linhaça é isso,
Qualquer dúvida fico a disposição.


Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva


O segredo para o alcance dos seus objetivos é o consumo de diferentes tipos de alimentos com diferentes nutrientes! Nenhum alimento ou suplemento sozinho é auto-suficiente