Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2009

Material Ilustrativo sobre Probióticos!!!!

Assista esse video sobre "Os benefícios das bactérias probióticas no organismo" que complementa de uma maneira ilustrativa a postagem do dia 22 de maio sobre probióticos: http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009/05/actimel-l-case-imunitass.html



Este video foi copiado do site da Danone Brasil - http://www.danone.com.br/profissionais.php?secao=proapoio
Desenvolvido pela Danone Research - Coordenação Dr. Gregor Reid: Canadian R&D Centre for Probiotics e Irene Lenoir-Wijinkoop: International Research Center of Groupe Danone.







Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

ADOÇANTES DIETÉTICOS

O que é adoçante?
Segundo o dicionário Michaelis:
a.do.çan.te
adj m+f (de adoçar) Que adoça. sm Toda substância, natural ou sintética, empregada para adoçar alimentos, bebidas, medicamentos (como açúcar - sacarose, melado, sacarina etc.).

O que é edulcorante?
Segundo o dicionário Michaelis:

e.dul.co.ran.te
adj m+f (de edulcorar) Que edulcora, que adoça; edulcorativo. sm Substância edulcorante.


O que é Adoçante dietético?

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária:
São Adoçantes formulados para dietas com restrição de sacarose, frutose e ou glicose, para atender às necessidades de pessoas sujeitas à restrição da ingestão desses carboidratos. As matérias-primas sacarose, frutose e glicose não podem ser utilizadas na formulação desses produtos alimentícios.


ADOÇANTES DIETÉTICOS
Bem, comecei essa postagem com os significados dessas palavras para focá-la no assunto: Adoçantes Dietéticos ou Adoçantes Artificiais!

O QUE NÃO É DITO SOBRE OS ADOÇANTES ARTIFICIAIS?

Que é para ser usado para …

Camellia Sinensis e a sua diversidade de infusões – Grupo dos chás das “cores”...

No Brasil cada vez mais está aumentando o número de pessoas que consomem chás. Esses têm propriedades terapêuticas que justifica esse aumento como é o caso dos chás derivados da folha Camellia Sinensis.
O primeiro chá que os brasileiros conheceram dessa folha foi o chá preto, depois veio o oolong, o verde, o
branco, o vermelho e agora o mais recente o AMARELO. Mas, porque tanta gente quer consumir as infusões derivadas dessa folha?
O que justifica é a presença, principalmente, das catequinas. Catequinas: É um polifenól com potente ação antioxidante e antiinflamatória. Portanto, o consumo dessa substância oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.
Mas, se…

HMB – Beta-Hidroxi-Beta-metil-butirato

Atualizado: 01/07/2013

Quando eu escrevi sobre o HMB em 2009, de acordo com o American College o uso do HMB não era incentivado por falta de estudos, porém por experiência já era sabido que realmente funcionava! Após 4 anos está aí o novo posicionamento do International Society of Sports Nutrition Position Stand: beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB)!
Segue algumas informações sobre o HMB.
HMB é um metabólito do aminoácido LEUCINA, assim não é um nutriente essencial, pois temos a capacidade de sintetizá-lo.
"Metabólito quer dizer que está reações químicas a frente de um nutriente (veja a figura abaixo), assim podemos dizer que é mais ativo ou específico para algumas reações".
Função: ANTICATABÓLICO! Fontes alimentares: alfafa, milho e o peixe bagre.
Sintetizamos uma média de 0,3 a 1g/dia, dependendo diretamente da nossa alimentação.
Quais as teorias que justificam o uso do HMB?
TRÊS MECANISMOS
1. Precursor de HMG-CoA redutase:
o Aumenta substratos para reparar e melhorar a inte…