Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2009

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

Ovos

Atualizado em 06.maio.10
Fonte de proteínas, que são os "blocos construtores" de todo o organismo e são benéficos para tudo, desde os cabelos até os músculos.
Os ovos também são fontes minerais zinco e selênio e das vitaminas A, B, D e E. Além disso, contêm lecitina e colina, nutrientes importantes para o cérebro, ajudando na memória, na concentração e no estado emocional saudável, e mais, são importantes fontes dos fito-químicos luteína e zeaxantina, que contribuem para a saúde dos olhos.
Mas, e o COLESTEROL?
Muita gente deixou de comer esse alimento devido o MEDO de aumentar o colesterol!!! Mas, calma, hoje já foi comprovado que não há relação direta entre o consumo de ovos e o aumento do nível de colesterol ruim no organismo. Isso é descrito porque cerca de 70% do colesterol que está no sangue não vem da dieta, e sim é vem da produção do fígado. O que acontece quando se come ovos, ou alimentos fontes de colesterol, é que o organismo pára de produzir colesterol, porque recebe …

Cuidado na hora de comprar alimentos in-natura

Ontem, dia 08 de junho, um hipermercado famoso localizado em Guarulhos (http://www.guarulhosweb.com.br/gwebnoticia.php?nrnoticia=24612) foi autuado pela vigilância sanitária por conter para venda cerca de 67kg de peixes estragados e mais 12 kg de frios fora do prazo de validade. Partes desses produtos estavam expostos para venda e outra parte armazenado, ou para futura venda, ou para utilização em recheios de salgadinhos e coberturas de pizzas, mesmo estando em estado de putrefação!!
Cuidados na hora da compra:
GERAIS:
Os funcionários que entram em contato com os alimentos precisam estar uniformizados, com calçados fechados, com cabelo coberto, de mãos limpas e sem enfeites; unhas aparadas, sem pinturas e limpas e não podem manipular dinheiro e alimentos ao mesmo tempo.
Nunca compre ou consuma alimentos fora do prazo de validade. É comum a impressão do prazo de validade diretamente na embalagem do produto.
Verifique a integridade das embalagens dos produtos. Recuse latas com estufamento, a…

Você sabia que o nosso intestino é considerado o nosso segundo cérebro?

O intestino, órgão com mais de 15 metros, além de transportar e absorver os alimentos consumidos tem relação direta com a regulação do nosso humor e com as nossas defesas imunológicas.
Como? 1º Função de defesa:   Esse órgão é responsável por cerca de 80% de toda regulação do sistema imunológico por conter cerca de 60% do total de imunoglobulinas (IgAs, IgE e IgG) do nosso corpo. Essas são anticorpos, que na presença de antígenos - bactérias patogênicas, fungos, vírus etc - protegem o nosso corpo eliminado-as do corpo. Lembram dos probióticos?(http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009/05/actimel-l-case-imunitass.html)
Boa parte da defesa produzida no nosso intestino é responsabilidade dessas bactérias. Essas bactérias ajudam o nosso fígado a detoxificar (eliminar substâncias tóxicas) nosso corpo produzindo uma enzima chamada de citocromo P450; produzem antibióticos e antifúngicos naturais; estimulam o nosso sistema imunológico, deixando-o mais preparado para se defender. E quando aliment…