Pular para o conteúdo principal

Tempo seco e quente em São Paulo

Todos reclamam do calor e da baixa umidade do ar em São Paulo, mas todos se lembram de tomar líquidos?

Seguem algumas dicas importantes para esse período:

Primeira – H.I.D.R.A.T.A.Ç.Ã.O:

Ingerindo água, sucos naturais, consumir muitas frutas como melancia, abacaxi, laranja etc

Ande sempre com uma garrafinha de água. E no ambiente de trabalho, lembre-se de tomar água, mas, tenha a sua própria caneca para evitar desperdícios de copinhos... http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009/11/beba-saude-e-ajude-o-meio-ambiente.html

A reposição hídrica em volumes equivalentes às perdas de água pela sudorese pode prevenir quedas de volume sangüíneo no corpo e ajuda na regulação da temperatura interna do corpo.

Para as atividades prolongadas, de mais de uma hora de duração, ou para as atividades de elevada intensidade como o futebol, o basquetebol e, o tênis, água não é suficiente para a hidratação!

O suor é composto principalmente por água, mas também contêm outros compostos como uréia e minerais como o sódio, assim quando a atividade física é prolongada é necessário o consumo de bebidas isotônicas, que contêm carboidratos, sódio e potássio, para uma hidratação completa.

Outras dicas importantes:

* Hidratantes para pele;

* Uso de filtros solares;

* Evite banhos quentes e/ou demorados;

* Evite exposição solar das 10h às 17h;

* Evite atividades físicas no horário de 11h às 15h;

* Coloque soro fisiológico nas narinas;

* Faça compressas de água filtrada nos olhos, se eles estiverem irritados;

* Coloque umidificador de ar nos ambientes ou bacias com água em ambientes fechados.

Efeitos da desidratação no organismo:

· Redução de 1 a 2% do peso corporal durante a atividade física: inicia-se o aumento da temperatura corporal em

até 0,4 ºC para cada percentual subseqüente de desidratação.

· Em torno de 3%, há uma redução importante do desempenho;

· 4 a 6% pode ocorrer fadiga térmica;

· A partir de 6% existe risco de choque térmico, coma e morte.

Exemplo de cálculo:

Peso antes da atividade física: 70 kg

Redução de peso durante/após a atividade:

   1 – 2%: 700g a 1,5kg

   3%: 2,0 kg

   4 – 6%: 3,0 a 4,5 kg

   > 6%: acima 5kg

Bem, é isso!

Vamos hidrataaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrr

Atenciosamente,

Vanessa Alves Lobato

Nutricionista

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u647366.shtml

SOCIEDADE Brasileira de Medicina Esportiva. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ações ergogências e potenciais riscos para a saúde. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. v.9, n.2, mar – abr 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

UC-II - O novo colágeno?

Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.
Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.

Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso.  E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.

Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação. Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-…