terça-feira, 10 de novembro de 2009

BCAA e LEUCINA

BCAA = Branched-Chain AminoAcids
BCAA são os Aminoácidos Essenciais de Cadeia Ramificada - AACR: Leucina, Isoleucina e Valina
Aminoácidos Essenciais = são aminoácidos (AA) que precisamos consumir diariamente, pois nosso corpo não tem a capacidade de sintetizar, então devemos ingerir estes na dieta para manter o equilíbrio do corpo.

Representam aproximadamente um terço do total de aminoácidos presentes na musculatura!

Necessidade diária dos BCAA:
10 a 28mg/kg/dia.
Informação importante:
AA aromáticos (triptofano, tirosina e fenilalanina): precursores dos neurotransmissores: serotonina, dopamina e nore-epinefrina

Funções:
1. Precursores:
Glutamato no cérebro – neurotransmissor excitatório em receptores n-metil-d-aspartato (NMDA)
Glutamina nos músculos – servem para manutenção de glutamina e parecem efetivamente fortalecer a função imunológica.
Alanina - Está relacionado ao metabolismo da glicose. É importante para a preservação da massa muscular, contra o seu catabolismo.
2. Fonte de energia para os músculos esqueléticos:
A oxidação dos AACR no músculo esquelético não é dependente do fígado.
O fígado também consegue oxidar os BCAA’s mas para isso são necessárias algumas reações químicas antes.
3. Evita a fadiga central:
Durante o exercício esse tipo de fadigo é causada pela elevada entrada de triptofano (aminoácido precursor de serotonina) no cérebro, o que é bom quando queremos relaxar, mas durante o exercício NÃO!
O aumento de triptofano entrando no cérebro ocorre pela diminuição de BCAA na corrente sangüínea, já que esses estão sendo usados como fonte de energia.
Os AACR e o triptofano são aminoácidos neutros que competem na barreira hematoencefálica, logo aquele que estiver em maior concentração é transportado para dentro do cérebro.


4. Síntese muscular:
Os aminoácidos de cadeia ramificada estimulam a síntese da proteína muscular para o desenvolvimento da massa magra. Liberam o glicogênio hepático e muscular para o melhor desempenho e resistência nos exercícios.
5. Exercem efeito anticatabólico:
Servem como fonte energética durante exercícios prolongados quando as reservas do glicogênio são esgotadas. A ingestão conjunta de AACR e carboidratos diminuiria a degradação muscular durante o exercício minimizando o catabolismo por aumento da oferta de substratos energéticos

LEUCINA
Componente importante dos BCAA!
A leucina estimula a hipertrofia muscular:
Via mTOR que estimula a síntese protéica via DNA:
O aumento intracelular da leucina promove ativação da mTOR (mammalian Target of Rapamycin) que inibe a autofagia e estimula a Transcrição, Translação do RNAm, Biossíntese dos ribossomos, Proliferação celular, Organização Citoesquelética, tudo para favorecer o crescimento celular = estímulo de síntese de proteínas!
Via insulina:
Estimula a liberação de insulina pelo pâncreas;
Age em sinergia com a insulina, que é um hormônio anabólico, no processo de estímulo de síntese protéica. A leucina auxilia a insulina a iniciar a síntese protéica, ou seja, a insulina é o ativador para a síntese e a leucina é o sinal para início da translação.
BCAA X Fenilcetonúria
A fenilcetonúria é uma doença caracterizada pela deficiência inata de enzimas que convertem o aminoácido fenilalanina em tirosina. Essa deficiência acarreta no aumento dos níveis de fenilalanina no sangue o que pode causar problemas neurológicos.
Como a fenilalanina utiliza o mesmo transportador dos BCAA para ultrapassar a barreira hematoencefálica, a hipótese é que altos níveis dos BCAA reduziria a entrada de fenilalanina no cérebro o que reduziria danos neurológicos.
MAS, é necessário mais estudos para a utilização da suplementação de BCAA nesses casos!!!!
BCAA X detoxificação:
Detoxificação: é a eliminação de substâncias tóxicas do corpo através da ação conjunta do fígado, vesícula biliar, intestino e rins.
Os BCAA participam da fase I de desintoxificação.
BCAA X Hepatopatas:
Como os AACR são independentes do fígado para serem utilizados como fonte energética, esses são usados na área clínica em pacientes com problemas no fígado para minimizar o trabalho desse órgão e garantir energia para a musculatura do paciente.
Contra-indicação:
Altas doses interferem com o transporte de outros aminoácidos, tais como o triptofano ao cérebro o que pode não ser bom algumas vezes;
Devido a esse fato qualquer pessoa que seja particularmente propensa a depressão, flutuações de humor, ansiedade ou desordens compulsivo-obssesivas, deve consultar um médico antes de suplementar com BCAA e ficar alerta para qualquer piora dos sintomas.
SUPLEMENTAÇÃO:
BCAA:
Pode ser feita tanto em hepatopatas, em pessoas que passam por processo de desintoxificação, quanto em esportistas e atletas.
Para praticantes de atividade física:
É mais utilizada em exercícios de endurance - longa duração (superior a 90 minutos), pois as resercas desses aminoácidos parecem diminuir após +/- 90minutos de exercício.
Alguns estudos associam a suplementação de AACR com carboidratos no intuito de potencializar o efeito ergogênico dos aminoácidos e poupar glicogênio durante o exercício de endurance.
Por representar 1/3 dos aminoácidos presentes nos músculos são utilizados por praticantes de exercícios de resistência, como a musculação para ajudar na recuperação muscular;
O whey protein é uma fonte rica de BCAA!
LEUCINA:
Utilizado para pessoas com problemas na liberação de insulina e por praticantes de atividade física.
Para praticantes de atividade física:
É utilizado para ajudar na hipertrofia muscular, via liberação de insulina e estímulo do mTOR.
Bem, é isso!
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

QUANTIDADE, HORÁRIO, FREQUÊNCIA E OUTRAS informações sobre o modo de consumo dos BCAA EU NÃO RESPONDO POIS ISSO DEPENDE DE VÁRIOS FATORES que dever ser avaliados individualmente levando em conta as necessidades nutricionais, a rotina alimentar e os objetivos!!!! Agradeço a compreensão!


A necessidade de suplementação deve ser avaliada por um profissional!


Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

299 comentários:

  1. Ola!

    Ja tive depressão, estou treinando diariamente numa academia faço musculação, estou com receio do tomar BCAA sendo que ja tive problemas emocionais.

    Há algum perigo ?

    ResponderExcluir
  2. olá!
    Obrigada pela visita, mas da próxima vez, por favor, identifique-se, ok!

    Bem, apesar dos BCAA interferirem nos nivéis de Triptofano no cérebro, quando a suplementação é realizada numa dosagem controlada para repor deficits do treino não há problema algum em consumir, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Edgard Reis, eu treino em uma academia eouvi um professor dizer que o BCAA faz mal ao figado, isso é verdade?

    OBrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Edgard!

    Na realidade os BCAA são usados por hepatopatas, pessoas com problemas no fígado, por disponibilizar energia para os músculos sem precisar da ação direta do fígado, ok!
    Mas, claro que toda suplementação deve ser com cautela se não PODE sobrecarregar alguns órgãos.

    Att,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Pedro e sou de Portugal, gostaria de saber onde encontrar ou como conseguir Folistatina o inibidor da miostatina.

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedro!

    Essa substância ainda está sendo usada para estudos, então é beeeeeeem difícil de achá-la para comprar. Eu, infelizmente, não posso te ajudar nesse caso, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  7. olá, meu nome é Eduardo, sou de brasília. Eu estou fazendo um tratamento pra acne, tomando roacutan(afeta o fígado), queria saber se tem problema tomar o BCAA com esse remédio..

    ResponderExcluir
  8. Olá,meu nome é Christian,sou de porto velho.Estou treino natação 1hora e meia por dia,gostaria de saber se é apropriado eu tomar BCAA hoje com meus 16 anos.EU treino em ritimo para competição.
    Obrigago

    ResponderExcluir
  9. Olá Eduardo! 25.maio.2010

    Não há problemas da associação, ok!
    Mas, sem busque por suplementos de boa qualidade com registros e boa procedência, certinho.

    Abraços,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  10. Olá Christian! 03.junho.2010

    Quanto a idade não há problema de consumir o BCAA. Já quanto a necessidade, isso deve ser avaliado individualmente, pois depende de vários fatores, ok!

    Att,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  11. Alysson: São Luis-MA
    Oi vanessa, quero primeiramente te parabenizar pelo seu trabalho que Deus continue te abençoando.
    Tenho uma duvida sobre o Bcaa pois faço tratamento de sindrome do panico tem problema tomar? ja que tomo antidepressivos que atuam no controle da ansiedade?

    ResponderExcluir
  12. Olá Alysson!
    Obrigada pela visita e pelos elogios!

    Então, Alysson o correto é fazer uma avaliação do tipo de antidepressivo que você toma, mas num modo geral, se o BCAA for consumido corretamente de acordo com a sua atividade física e composição corporal, não haverá interferência, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  13. Olá Vanessa querida, sou o Alysson mais uma vez se poder me ajudar vou te fornecer algumas informaçãoes técnicas nao tomo antidepressivos tricíclicos mas inibidores de recapitação de serotonina Tolrest e Donaren se voçe souber ou poder pesquisar se tem interação medicamentosa com o Bcaa te agradeço e outra tem como saber minha composição corporal pra avaliar se nao estou tomando Bcaa de forma elevada??? aquela sugestao de uso das embalagens que é por peso é confiavel? me ajuda pois malho intenso pois busco definição muscular bjsss Deus te abençoe!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Vanessa , Meu nome é Yure, Tenho 13 anos , entrei pra academia faz 1 mês e to querendo tomar o bcaa , pode-se dizer que estou com um pouco de medo .. Não sei se é seguro tomar, Queria saber de você se há algum risco e se posso tomar ?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  15. Oi Alysson!!!!
    Seguinte, não há interação entre BCAA e esse tipo de antidepressivo, ok!!!!
    A quantidade depende da sua composição corporal, intensidade da atividade e consumo alimentar.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  16. Olá Yuri!
    Obrigada pela visita!

    Na realidade você precisa de uma avaliação para verificar a necessidade de consumir ou não BCAA ou até mesmo outro tipo de suplementos, ok!


    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  17. Olá Vanessa meu nome é João, tenho 22 anos e tenho Síndrome de Reiter que popularmente conhecido como artrite reativa. tomo diariamente alguns medicamentos como corticoide, sulfassalazina, e semanalmente metotrexato, porém levo uma vida normal, pratico vários esportes entre eles musculação, e já tomei sulfassalazina, quero saber se tocar 5 g de bcaa todo dia faz mal?

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu nome é Mafalda.
    Tenho hiperinsulinemia, ovário policístico e transtorno bipolar. Já fui obesa, mas estou estagnada no sobrepeso há mais de 1 ano. Tomo anticoncepcional, lexapro (psiquiátrico) e glifage.
    Estou com níveis de gorura muito altos e o endócrino sugeriu um tratamento de injeção de aminoácidos ramificados.
    Estou desconfiada. Isso é seguro? Dá resultados?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá João!! 14.10.10

    Obrigada pela visita!

    Quanto a Síndrome e aos medicamentos não há problema em consumir os BCAA's.
    MAS, sugiro um acompanhamento nutricional para obter melhores resultados!

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  20. Olá Mafalda! 19.10.10

    Obrigada pela visita!

    Aminoácidos ramificados são de suma importância ao organismo!
    Fica difícil eu dizer se no SEU caso ajudará ou não, pois não conheço o quadro completo!

    Esses, geralmente, são indicados para evitar o catabolismo (quebra) muscular.

    Att,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  21. OLa Vanessa o nome é Rafael tenho 16 anos estou na academia faz uns 3 meses e gostaria de tomar bcaa, mas eu nao sei se ela faz algum mal.Gostaria de saber se com a minha idade te algum risco?

    ResponderExcluir
  22. Oi Rafael!

    Por causa da idade não há problemas de consumir o BCAA, mas SEMPRE é aconselhável fazer uma AVALIAÇÃO para verificar a necessidade desse ou de outro suplemento, ok!

    Att,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  23. Vanessa postei apenas por te agradecer pelas informações. Sua dedicação em responder todas as perguntas com muita atenção, estão me auxiliando muito.

    Mário Gouvêa
    Belém

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Mário!

    Estou sempre por aqui... rs

    ResponderExcluir
  25. ola Vanessa tenho meu nome é Daniel tenho 16 anos gostaria de saber se a creatina humana faz algum mau e seu eu posso tomar tranquilamente.
    obrigado

    ResponderExcluir
  26. Olá, meu nome é Lilianne

    Tomo remédio para a ansiedade(Cloridrato de paroxetina) há quase 1 ano, e gostaria de saber se tem algum problema eu tomar o suplemento BCAA?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  27. ola meu nome e vinicius e tenho problema no rins,
    e estou malhando a 1 mes,se eu toma bcaa vai sobre carregar meu rin?
    tomo ou nao?
    obrigado!Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  28. Olá Daniel!
    Dê uma lida na postagem sobre creatina: http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009/08/creatina.html

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  29. Oi Liliane!

    Cada caso é um caso! Para eu garantir se você pode ou não consumir os BCAA's é necessário uma avaliação individualizada.
    Não há uma interação direta entre os BCAA e esse medicamento quando consumido o suplemento em baixas dosagens. Mas, sempre será necessário uma AVALIAÇÃO.

    Att,
    Obrigada pela visita,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  30. Oi Vinicius!

    Não será o BCAA que causará sobrecarga renal, mas é SEMPRE indicado uma AVALIAÇÃO para saber das suas NECESSIDADES para evitar qualquer sobrecarga pelo consumo inadequado.

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista

    ResponderExcluir
  31. Olá sou o Lucas tenho 16 anos, peso 60kgs tenho aproximadamente 1,70cm vou começar a fazer academia, e gostaria de resultados rapidos e bons, intao decidi tomar massa e Bcaa isso vai resolve o meu gosto?
    eu tomo Roacutan há 7 dias, tem algum problema?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  32. olá Lucas!

    A suplementação com hipercalórico e com BCAA poderá ajudá-lo nos seus ganhos.
    Não há interação entre esses suplementos com a medicação ruacutam.
    Apenas compre suplementos de boa qualidade e procedência. E procure um nutricionista para aconselhá-lo como e quando consumir!

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  33. Olá Vanessa!
    Meu nome é Rodrigo Almeida, tenho 32 anos, 1,80 de Altura e 85 kg.
    Gostaria de saber qual e a dosagem ideal de BCAA, pois estou estou consumindo 3 capsulas antes do treino e 2 antes de dormir.
    Outra duvida é se este suplemento diminui o desejo sexual.

    ResponderExcluir
  34. olá Rodrigo!

    Para saber a dosagem é necessário de uma avaliação de quantidade de massa muscular, ok!
    Não há interferência quanto a libido.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  35. OLÁ Dr. VANESSA!
    HÁ PROBLEMA EM TOMAR BCCA TODOS OS DIAS(RESPEITANDO AS DOSES DIÁRIAS), ATÉ NOS DIAS EM QUE NÃO MALHO?

    ResponderExcluir
  36. Oi Rafael!!!
    Não há problemas Rafael, tudo dependerá do seu objetivo.

    Att,

    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  37. Olá Vanessa, sou novo por aqui, mas até então tenho gostado bastante de seu trabalho.

    Bem, tenho aproximadamente 17 anos, desejaria tomar sim o BCAA, mas quero saber se ao tomá-lo por eu estar em fase de crescimento, se o mesmo não atrapalharia?

    - Qual a melhor forma de se consumir o BCAA?
    - Como deverei me alimentar para estar tomando o BCAA?

    ResponderExcluir
  38. ola meu nome e joao cluvus eu gostaria de saber qual e amelhor marca de bca para tomar?
    obrigado !!

    ResponderExcluir
  39. meu nome é fernando, sou de bauru

    dizem que bcaa causa acnes, eu tomo e não notei diferença em relação as acnes, mais eu tomo o roacutan, será que não há uma ligação, já que bcaa pode causar, e roacutan acaba com elas? será que o bcaa não interfere no tratamento das acnes?

    ResponderExcluir
  40. Olá Anônimo do dia 20 de dezembro 2010!
    Da próxima vez, por favor, identifique-se!

    O BCAA não atrapalha o crescimento, ok!
    Como consumir e se alimentar durante a suplementação depende da sua composição corporal, intensidade, período e frequência de treinos, objetivos etc.
    Procure um profissional nutricionista Esportivo para ajudá-lo.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  41. Olá João - 21 de dezembro 2010!

    Há várias marcas boas de BCAA no mercado.
    Vitafor, performance nutrition, Optimum Nutrition, Universal nutrition, Ethika etc.

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  42. Olá Fernando - 22 de dezembro 2010!

    Não há relação direta entre o consumo de BCAA com acne, ok!

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  43. OLÁ VANESSA!
    MEU NOME É FLAVIA TENHO 24 ANOS E GOSTARIA QUE VC ME ESCLARESSE UMA DÚVIDA..Não entendi exatamente o feito do bcca com humor.. Bom o bcaa são aminoácios de cadeia ramificada certo?.. tais deles se econtram o triptofano que é um precurssor da serotonina que é um hormonio resposável pela sensação de relaxamento e bem estar..certo?..Mas será que justamnete o uso de bcaa evitam a fadiga muscular será que o triptofano não entra justamente nessa função? como uma espécie de defesa para evitar fadiga muscular?..Em relação ao humor seria por conta o uso desses aminoácidos causarem ( em um indivíduo ja propenso )um desequilíbrio hormonal?..Gostaria muito de entender essa questão pois soi academica de nutrição , mas estou no início e gosto muito da área de nutrição esportiva.. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  44. Oi Flavia!
    Obrigada pela visita!
    Vamos lá:

    Sim, o BCAA São AACR.
    Os BCAA disputam a entrada no cérebro com o Triptofano.
    Sim, Triptofano é precursor de Serotonina - Hormônio do Bem-Estar.

    O Triptofano entra na barreira hemato-encefálica pela queda do BCAA! E causa a Fadiga CENTRAL!
    A presença de BCAA no sangue evita a fadiga MUSCULAR.

    Se o corpo estiver em equilibro e a suplementação de BCAA for direcionada a pratica esportiva não causará transtornos na serotonina.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  45. olá Vanessa, meu nome é Eduardo, tenho 20 anos, tenho problemas de calculo renal, comecei a fazer musculação a pouco tempo( 1 semana ), gostaria de saber se o BCAA faz algum malefício, mesmo que pequeno, para os rins.

    ResponderExcluir
  46. Ola bom dia!
    Meu Nome Robson
    ja tomo Bcaa a alguns tempo mais na semana que colhi o Exame acho que exagere no Bcaa Fiz alguns exame inclusive do figado TGo TGP e deu uma pequena alteração pouca coisa diz o medico e ele pediu para repetir o exame depois de quatro semana a minha duvida e se continuo tomando o se dou um tempo falei para o medico mais ele não conhece Bcaa o que faço...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Muito bom esse artigo, realmente parece ser um ótimo suplemento as altas demandas do metabolismo.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  48. Olá, tenho depressão, tomo remédios: rivotril, depakot ER*, e cetralina(acert), gostaria de saber se posso tomar BCAA 3.500?

    ResponderExcluir
  49. Oi Vanessa, eu tenho uma dificil tarefa que é ganhar massa magra, entao uma nutricionista me indicou alguns manipulados, cobalamida, buclisina, etc e ela tambemme disse que era bom eutomar leucina para poder me ajudar a crescer. Na sua opiniao oque voce acha?

    ResponderExcluir
  50. Olá Eduardo (26.jan.2011)

    Obrigada pela visita!

    Quando consumido corretamente não causa males. Mas, aconselho procurar um profissional habilitado para indicar e acompanhar a sua alimentação e suplementação de acordo com a sua necessidade e possíveis restrições.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  51. Olá Robson (28.jan.2011)

    Obrigada pela visita!

    Tem que investigar o que causou a alteração nas enzimas hepáticas. Dê uma pausa na suplementação e avalie.
    Mas, adianto que se estiver consumindo um BCAA de boa qualidade numa quantidade adequada para a sua necessidade, não causará males para o fígado.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  52. Olá Nathan (10.fev.2011)

    Obrigada pela visita e pelo elogio!

    ResponderExcluir
  53. Olá Luanda (22.fev.2011)

    Obrigada pela visita!

    A questão é o momento e a quantidade correta para consumir.
    Eu indico que você busque auxílio de um profissional habilitado para você obter bons resultados com a suplementação.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  54. Olá Adenilson (03.mar.2011)

    Obrigada pela visita!

    Leucina é um aminoácido que poderá ajudá-lo no aumento de massa muscular ou até mesmo o HMB.
    Tem que ver qual a linha de raciocínio que ela está seguindo para ajudá-lo. Confie nas indicações dela, qualquer dúvida a questione, com certeza ela estará disposta a sanar as suas dúvidas.
    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  55. Oi sou Leonel e gostaria de saber se eu tomar o BCAA para malhar e chegar a desistir de frequentar a academia vem a ocorrer efeito colateral, qual? Ele faz com que eu engorde mesmo malhando?

    ResponderExcluir
  56. Bom dia Vanessa , meu nome é lucas ferro e tenho 21 anos , eu queria saber se o bcca faz mal para o figado ?
    as vezes eu me preocupo com isso , eu queria saber se o bcca , whey protein , creatina fazem mal para o figado ?
    só nao quero ter um problema no figado .

    obrigado

    beijos vanessa

    ResponderExcluir
  57. Axé Vanessa parabéns! Eu sou a Dany comecei a tomar "BCAA TOP da Integral Medica" peso 60kg o fabricante recomenda tomar 4 cápsulas 2 antes do treino e 2 pois treino, só que a informação nutricional diz que a poção de 3,8g ou seja as 4 capsulas de 950mg atende a necessidade diaria de uma pessoa que pesa 97kg. Então nesse caso devo tomar somente 3 capsula 2 antes e 1 depois do treino? E outra pergunta o BCAA tem ciclo ou pode tomar por tempo indeterminado?
    O meu treino é moderado a itenso para ganho de massa muscular com duração de 2:00h com carga intessa.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  58. Oi Dany!
    Obrigada pela visita!

    Então, questões de quantidades e períodos para tomar a suplementação depende de vários fatores, ok! Além da questão do peso corporal tem a questão da composição desse peso - % de gordura e de massa muscular - da frequência dos treinos, do seu objetivo, dentre outras coisas.
    Aconselho você procurar um profissional nutricionista para indicar uma alimentação balanceada e com uma suplementação adequada, ok!

    Att,

    Van nutri

    ResponderExcluir
  59. Oi Lucas!!
    Você está certíssimo em se preocupar com a sua função hepática!

    O BCAA, a creatina e o whey protein não causam males ao fígado quando consumidos corretamente e quando esses são de boa procedência, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  60. Oi Leonel!
    Não causará algum efeito colateral, ok!

    O BCAA dificilmente será convertido em gordura pelo organismo. Mas sempre é aconselhável você procurar o auxílio de um nutricionista para adequar a sua suplementação.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  61. Vanessa,

    Afinal de contas os BCAA faz mau ou não ?

    Abraços

    Raulisson Alves

    ResponderExcluir
  62. Meu nome é Paula (náo consegui postar direito só como anonimo) rrs.
    Vanessa, gostaria de saber quais as quantidades necessárias diárias de leucina, isoleucina e valina (não acho em lugar nenhum).

    Outra coisa que tbm não acho são os alimentos os possuem em maior quantidade e qual a quantidade que eles tem. Nossa passei umas 2hs procurando isso na net, até achar seu blog que estou adorando.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  63. oi,meu nome e Antonio...estou fazendo musculaçao.
    e estou tomando a proteina:iso whey,e eu queria tomar BCAA,e queria saber c tem algum problema e se poço fazer essa combinaçao.gostaria de tomar os 2 juntos.para ganhar massa muscula...obrigada

    ResponderExcluir
  64. Ola, eu sou o Nuno, pratico ciclismo de montanha (btt) e sinto necessidade de tomar algo pois mesmo tendo uma alimentação equilibrada e descansando o suficiente, ás vezes sinto que os musculos demoram muito tempo para recuperar. Estou a pensar tomar BCAA, mas tenho alguns problemas ligeiros de ansiedade e gostava de saber se há problema em tomar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  65. Vanessa,queria saber se o bcca causa acne?
    já que elecontem vitamina B6
    grato desde já abraços
    otimo blog

    ResponderExcluir
  66. Meu nome é Leno, já malho a 1 ano, tenho 19 anos 1,78 e 64 KG, durante o 6 primeiros meses eu vir resultado mas agora os músculos parou de crescer e eu ja tou desanimado, eu queria tomar BCCA mais tou com duvidas, queria ganhar uns 5kg de massa muscular será que é possivel com o BCAA?

    Abraços

    Leno

    ResponderExcluir
  67. Oi Vanessa
    Fiz uma consulta com você e fiquei esperando voce mandar as informações e o recibo da consulta. Mas depois disso voce nunca mais respondeu um email, simplesmente desapareceu e não responde meus emails, essa é a sua forma de trabalhar? Engraçado que pra marcar consulta você responde imediatamente.

    ResponderExcluir
  68. Raulisson - dia 27/mar/2011 - Respondendo a sua pergunta... a resposta é não!
    Mas, para todos os casos sempre indico uma avaliação individualizada, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  69. Oi Paula - dia 27/março/2011. Obrigada pelos elogios!

    De acordo com a revisão "ISSN exercise & sport nutrition review: research & recommendations" a quantidade para evitar a fadiga central seria de 6 a 10 g/dia. Mas, tem que levar em conta outras suplementações e a sua alimentação habitual.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  70. Oi Antonio - 08 abril 2011.
    Não há problemas de associar. Mas, aconselho procurar um profissional habilitado para melhor orientá-lo, ok!
    Att,

    Van nutri

    ResponderExcluir
  71. Oi Nuno - 11 abril 2011.
    Não há problemas quanto a ansiedade mas, também o aconselho procurar um profissional habilitado para melhor orientá-lo, ok!
    Att,

    Van nutri

    ResponderExcluir
  72. Oi Gabriel - 15 abril 2011.
    O BCAA não é causador direto de acne. Quanto a B6 também não, geralmente é a B12 quepode ajudar no aparecimento da acne, dentre OUTROS fatores.
    Att,

    Van nutri

    ResponderExcluir
  73. Oi Leno - 21 abril 2011.

    Leno o BCAA ajudará, masnão sozinho! No seu caso é bom associar com outras suplementações. Aconselho proteínas completas como o whey protein que já contém um bom perfil de BCAA.
    Mas, para obter bons resultados aconselho procurar um profissional habilitado para orientá-lo, ok!
    Att,

    Van nutri

    ResponderExcluir
  74. Oi Ana!!!! Já respondi! Confirma para mim, por favor!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  75. Dra Vanessa, boa noite. Eu me chamo Wellington e moro no RJ. Tomo BCAA somente nos dias de treino (musculação), que é três vezes por semana. Tomo BCAA + Maltodexitrina + Albumina + Polivitaminico, mas, como disse, apenas 3X/semana. Essa combinação que tomo ajuda a ganhar massa magra e, nessa dosagem, pode fazer algum mal para o meu organismo ou ainda é pouco para ajudar a a ganhar massa magra? Desde já, meu muito obrigado e parabéns pelo belo site.

    ResponderExcluir
  76. Boa noite Wellington! Obrigada pela visita!

    A questão quantidade é complicada de avaliar pois depende de vários fatores individuais, ok!

    A associação pode ser feita. Não há interações negativas.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  77. Ola Vanessa, me chamo luiz felipe e queria saber se eu posso tomar o bcaa sem consultar um nutricionista, e queria saber se ele faz algum mal a saúde, Obg.

    ResponderExcluir
  78. meu nome é Paulo gostaria de saber se eu tomar whey protein enquanto estiver tomando roacutam se faz algum mal ou se algum outro suplemento junto com o roacutam faz mal ao organismo, desde já agradeço e parabens pelo site

    ResponderExcluir
  79. Olá querida, meu nome é Bianca, primeiramente, queria lhe parabenizar pelo seu trabalho. Amei seu site... É de grande valia para nós, pode crer.
    Eu estou fazendo o tratamento de síndrome do panico, tomo EFEXOR XR E RIVOTRIL, queria saber se posso tomar bcaa, whey protein e colágeno (cápsulas de gelatina), sou bastante flácida. Vale frisar, que a minha alimentação é bem balanceada... MUITO OBRIGADA, DESDE JÁ!

    Grande abraço,

    Bianca

    ResponderExcluir
  80. Oi Luiz Felipe!!!!
    Sempre aconselho o acompanhamento de um profissional para suplementar, tanto para obter melhores resultados quanto para prevenir certos problemas.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  81. Oi Paulo!!!!

    Apenas sugiro que você consuma um Whey Protein de boa qualidade para não haver perigo de sobrecarregar os rins.
    Prefira os isolados e melhor ainda se for hidrolisado.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  82. Oi Bianca!!!
    Obrigada pelos elogios.

    Posso dizer que não há interação entre os suplementos e a medicação.
    Mas, sugiro que para obter melhor resultados procure um profissional nutricionista para melhor orientá-la.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  83. olá Vanessa, meu nome é eduardo, tenho 20 anos. Parabéns pelo seu blog. gostaria de saber se o mega egg, que é albumina mastigável, traz algum maleficio, mesmo tomando em doses menores que as recomendadas no rotulo, fiquei preocupado pq vi que continha gluten, hum, esse gluten ingerido faz mal?
    obrigado
    abração!

    ResponderExcluir
  84. Olá Vanessa...
    Faço academia a um ano,por favor,gostaria de saber se suplementos realmente são prejudicias a saude? Pois segundo sites de pesquisas são prejudiciais, podendo causar danos muitos serios a saude, como cancer e o outros.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Oi Eduardo!!!!!
    Obrigada!!!!!!

    Então, quanto ao glúten fique tranquilo. Algumas pessoas tem intolerância, mas a maioria não. Apenas devemos evitar o elevado consumo, por exemplo de pães e farinhas refinadas, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  86. Olá anônimo do dia 22!!!

    Não há uma lista de suplementos que causem mal. Isso depende da sua individualidade, por isso procure um profissional habilitado para melhor orientá-lo.
    Att,
    van nutri

    ResponderExcluir
  87. Estou tomando bcaa gostaria de saber se pode tomar por tempo indeterminado ou devemos ciclar com outro suplemento ?

    ResponderExcluir
  88. Olá Vanessa Boa noite , meu nome é Rafael e tomo sinvastatina 20 mg toda noite antes de dormir , para o colesterol , gostaria de saber se tomar BCAA ira alterar o meu colesterol......Desde ja agradeço e fique na paz...........

    ResponderExcluir
  89. Olá Vanessa Boa noite , meu nome é Rafael e tomo sinvastatina 20 mg toda noite antes de dormir , para o colesterol , gostaria de saber se tomar BCAA ira alterar o meu colesterol......Desde ja agradeço e fique na paz...........

    ResponderExcluir
  90. Oi junior!!!!

    Geralmente, os BCAA não há a necessidadede ciclar, ok!!
    Mas, procure um profissional nutricionista para melhor orientá-lo de acordo com as SUAS necessidades.

    att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  91. Oi Rafael!!!!
    Os BCAA não interferem no perfil lipídico, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  92. Olá Vanessa Boa tarde, meu nome é Paulo e assim como O Rafael tambem tenho o colesterol alto e tambem tomo sinvastatina , gostaria de saber se tomar whey protein + carboidrato ira aumentar o meu colesterol , o brigado e parabens pela iniciativa de tirar as dúvidas da galera.

    ResponderExcluir
  93. Olá Vanessa bom dia meu nome é Tatiana, gostaria de saber se quem tem ovarios policisticos pode tomar BCAA? No momento peso 91kg uma treinadora passou 4 capsulas antes do treino e 4 depois posso tomar mesmo com o problema dos ovarios ou 2 antes e 2 depois? Parabens pelo blog e bjzzzz

    ResponderExcluir
  94. Oi meu nome é marcia tudo bem? bom, tenho uma duvida meu ultimo exame de sangue mostrou que minha insulina está um pouco alta, será que ao tomar BCAA pode causar algum problema. Iria tomar BCAA com Soy pro, vc acha que é eficaz? Obrigada.

    ResponderExcluir
  95. Oi, bom dia! Me chamo Jeová Filho, e gostaria de saber se a BCAA ajuda na fadiga muscular e cansaço físico. Me alimento bem, mas durante esse mês de 07/2011, me sinto muito cansado e indisposto pra realizar atividades físicas e esportes.Me falaram da BCAA,mas meu intuito e resolver meu problema de cansaço e não quero aumentar massa muscular. Se servir, queria saber a dose correta. Tenho 1,62m e 75KL. Obrigado e um abraço! Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  96. ola vanessa boa tarde. meu nome e francieli sou do paraguai. e aqui honde eu morro e muinto dificil ir pra academia eu morro numa fazenda. dai eu tenho os aparelhos en casa. eu queria saber se fazendo esteita, bisicleta, e musculacao para pernas e bumbum, poso tomar o bcaa 1000. eu quero ganhar massa muscular.. e se ajuda a ganhar massa.

    ResponderExcluir
  97. Olá Vanessa, meu nome é Jorge tenho 17 anos.
    Tenho que tomar diariamente esses mecidamentos: Daraprim, Sulfadiazina, Ácido Folínico e Meticortén. Gostaria de saber se posso tomar o BCAA
    Parabéns pelo trabalho, e fico grato desde já!

    ResponderExcluir
  98. Olá querida boa tarde, gostaria de saber se tem algum problema tomar o complemento BCAA - 2000, se tem alguma reação contra HEPATITE?????

    ResponderExcluir
  99. olá sou welinton tenho 22 anos,tomei Bcaa e notei q minha urira ficou mais escura..Tem alguma relação com o Uso do suplemento ..?

    ResponderExcluir
  100. Boa noite vanessa!Sou impertenso e pratico atividade fisica gostaria de saber de vc se existe algum problema de eu mi suplementar com bcaa.

    ResponderExcluir
  101. gevanir de sao carlos sp.

    boa noite desde ja antecipadamente agradeço pela oportunidade e parabens pelo seu trabalho.

    tenho 1,73m 117kl e estou começando a fazer dieta e exercicios fisicos musculação pois preciso emagrecer ok
    atualmente por estar um pouco fora de peso tenho problemas de pressão arterial e estracistoles por causa que sou muito ancioso gostaria de saber o seguinte:

    meu treinador disse que por causa da dieta que estou fazendo vou ter um baixo rendimento nos treinos então ele me recomendou que eu fizesse uso de bcaa para auxiliar nos treinos gostaria de saber se tem algum problema eu tomar bcaa uma vez que tomo medicamento atacand 8mg para pressão arterial ok

    obrigado que Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  102. Olá Vanessa Lobato boa tarde, gostaria antes de agradecer pelo trabalho que esta fazendo neste blog, e perguntar se teria algum problema tomar BCAA 2400 mg e o ZMA. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  103. Estou malhando a uma semana e estou tomando BCAA...
    Eu queria saber se o BCAA pode causar impotência, se o cara pode ter problemas de broxar ???

    ResponderExcluir
  104. Ola Vanessa sou a Cristina desde pequena nao como carne de especie nenhuma branca ou vermelha nem clara de ovo;entao estou fazendo academia e quero saber se eu tomar bcaa vai me ajudar o vai fazer mal com quem poderia estar falando tenho 28 anos

    ResponderExcluir
  105. Olá Paulo!!! 09/07/2011

    A suplementação causará aumento do colesterol, ok!
    Mas procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  106. Olá Tatiana Fernandes!!! 20/07/2011

    A QUANTIDADE é algo INDIVIDUAL.
    Digo que o ovários policístico não interfere na dosagem, ok!
    Mas procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  107. Olá Marcia!!! 28/07/2011

    Estou bem e você?
    O BCAA não é o causador da hiperinsulinemia, ok!
    Depende da sua necessidade, Marcia.
    Procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  108. Olá Jeová Filho!!! 29/07/2011

    Não indico dosagens pelo blog, ok! A dosagem é algo INDIVIDUAL que precisa de uma AVALIAÇÃO INDIVIDUALIZADA.
    Aconselho que procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  109. Olá Fracieli!!! 0/08/2011

    Agradeço o contato e a visita, mas aconselho procurar um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  110. Olá Jorge!!! 05/08/2011

    Obrigada!!!
    Procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  111. Olá Aguinaldo!!! 15/08/2011

    O metabolismo do BCAA é no fígado, por isso após hepatites é sempre bom ter cuidado com suplementações e medicações, ok!
    Procure um profissional habilitado que irá avaliar AS SUAS NECESSIDADES, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  112. Olá Welinton!!! 20/08/2011

    Se no seu BCAA tiver vitamina B6 pode ficar mais escura sim! mas não tem problemas, ok! Apenas consuma mais água.
    Maaaaaaaaaaaas, avalie a procedência do seu suplemento. Procure um nutricionista.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  113. Olá Gevanir!!! 06/09/2011

    Obrigada!!!
    Não há interação entre a medicação e a suplementação.
    Mas procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  114. Olá Heyde!!! 22/09/2011
    obrigada!!!

    Não há interação entre eles.
    Mas procure um profissional habilitado para indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  115. Olá Anônimo!!! 24/09/2011

    Não há essa contra-indicação!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  116. Olá Cristina!!! 30/09/2011

    Procure ajuda de um nutricionista esportivo, ok! Esse profissional irá ajudá-la e indicar a melhor suplementação que atenda as suas necessidades.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  117. Vanessa, boa noite tudo bem?
    Primeiro quero dar os parabens pelo trabalho que você vem fazendo no seu Blog.
    Sobre o When e o BCAA, eu comprei para tomar, mas fico resabiado porque tomo medicamento para hipertensão.Você acha que tem algum problema?
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  118. Olá Eduardo!!!!
    Estou bem e você?
    Obrigada!!!!

    Bem, não há interferência, mas eu recomendo que você procure um profissional para melhor orientá-lo sobre a sua condição.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  119. Olá Vanessa. Boa noite. gostei da matéria.

    Pergunto:
    Estou tomando, receitado por um medico, ROSUVASTATINA, para reduzir colesterol.

    Posso ingerir BCAA também? Junto com o remedio citado acima, que não tem problema de interação?

    Obs. Eu malho.

    abraços.

    André M

    ResponderExcluir
  120. Oie!
    Obrigada!

    Não há interação, mas procure ajuda de um profissional habilitado para melhor orientá-lo quanto a suplementação, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  121. Boa noite Vanessa, obrigado pela resposta.
    Não querendo abusar..rsrs..Procurei no seu Blog alguma matéria sobre o Oleo de Cartamo e o Abdominal Cuts, você conhece alguma coisa sobre estes suplementos ?
    Eduardo

    ResponderExcluir
  122. Olá Eduardo! De nada!

    Conheço sim! Em breve terá postagem sobre eles!
    Ambos ajudam na redução de gordura abdominal mas por ações diferentes.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  123. Boa Noite Vanessa

    Vanessa eu e minha esposa estamos pensando em ter filhos, mas ficamos sabendo que o BCAA atralha na parte homornal do homem, gostaria de confirma se tem alguma coisa a ve ou não atrapalha em nada

    Muito obrigado uma boa noite

    wellington moretto

    ResponderExcluir
  124. Olá Vanessa, Primeira mente parabéns e Obrigado pelo sua atenção, meu nome é Fábio tenho 25 anos sou do interior de SP, estou Malhando ha 3 meses, tenho até um corpo legal não sou magro nem gordo... Gostaria de criar um pouco de músculos, estou tomando whey protein, posso tbm tomar BCAA, ajuda eu chega ao meu objetivo mais rápido?
    Obrigado .

    ResponderExcluir
  125. olá!sou Walter, muito uteis suas informações
    em relação quantidade nescessaria. diz ai porque
    aumentar consumo de àgua diária....
    (escrito no frasco)

    ResponderExcluir
  126. Olá, meu nome é jessica
    tomo remedio para sindrome do panico(cloridrato de paroxetina) ha quase um ano, e gostaria de
    saber se tem algum problema eu tomar o suplemento de creatina.

    obrigado

    ResponderExcluir
  127. Olá Wellington!
    Não há interferência, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  128. Oi Fábio!! Obrigada pela visita e pelos elogios!

    Não há problema quanto a associação, ok!
    Se chegará mais rapidamente aos objetivos? Depende de vários fatores, ok! Não será somente a adição de um suplemento que o ajudará a alcançar o seu objetivo e sim a somatória de várias mudanças de hábitos.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  129. Obrigada Walter!!!

    Pq você está adicionando mais uma substância para o seu corpo metabolizar e excretar e para isso é necessário água, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  130. Olá Jessica essa postagem é sobre BCAA!!
    Mas, vamos lá!
    Não há interação, ok!!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  131. Olá,
    Quantas gramas por kg e indicado de leucina por dia?
    Posso ou devo tomar hm beta + bcaa + leucina e quanto devo tomar de cada?
    Minha intenção e perder peso, e ganhar definição muscular.
    Obrigado!
    Paulo Rubens.

    ResponderExcluir
  132. ola vanessa me chamo fernanda .gostaria de saber se o bcaa faz mal tomado por um bom tempo?consumo ele tem uns 9 meses tomo 3 vezes na semana ,e nao pretendo para de toma-lo ..faz mal consumi-lo por um tempo indeterminado?

    ResponderExcluir
  133. Olá vanessa, meu nome é Lucas tenho 17 anos e malho a aproximadamente 5 meses, gostaria de tomar BCAA mas tenho colesterol alto (hereditário).. algum risco ? se não for possivel o BCAA qual você recomendaria nesse caso ?

    ResponderExcluir
  134. Olá vanessa,meu nome e jefferson sou de sergipe e tenho 19 anos 1,72 de altura e 68 kls!!!...entrei na academia a uma semana com o objetivo de ganhar massa muscular e peso!!!...sou um pouco ancioso
    e queria saber se tomando BCA vai fazer algum mal devido a issu?se eu vou ganhar peso?e se faz algum mal pra saúde ele? obr!!!...

    ResponderExcluir
  135. Oi Vanessa, boa tarde!
    Tomo o rusovastatina para combater o colesterol, e quero começar a tomar suplento. Há algum problema? Aguardo retorno.
    Obrigado antecipadamente.

    ResponderExcluir
  136. Post perfeito, como todos os outros.Sempre que tenho um tempinho passo por aqui para e indico para os amigos, várias informações interessantes! Parabéns Van!!

    Rafael.

    ResponderExcluir
  137. Olá Vanessa, meu nome é Bruno, aos 5 anos tive problema no rim e tive que tira-lo, hoje tenho 25 anos e faço acompanhamento todo ano, o meu outro rim esta perfeito.
    Estou fazendo academia a 1 ano e sempre tomei suplementos, tipo proteina, bcaas essas coisas.
    Mais nunca nada alem disso, gostaria de saber se poderia tomar creatina? ja que nunca tomei.
    E sim tomo bastante agua.

    ResponderExcluir
  138. Esqueci de comentar Vanessa, so o Bruno tenho 25 anos e como disse faço tratamento anual para saber como esta funcionando meu outro rim, só queria uma resposta sua se acha que nao teria problema a ingestao de creatina, é claro com doses pequenas e com bastante ingestão de agua.

    Obrigado Novamente...

    ResponderExcluir
  139. Olá Vanessa, é o Bruno novamente, gostaria que respondesse a minha pergunta sobre a creatina ja que precisaria de uma resposta de quem intende sobre o assunto para ver oque faço.
    A duvida maior é sobre o rim que como havia dito só tenho um, se acha que faz algum mal caso eu tome bastante agua e ingerisse um quantidade pequena da creatina por dia???

    ResponderExcluir
  140. oiii meu nome e junior tenho 16 anos fiquei sabendo de um power max começei a fazer academia tem 4 meses e sou lutador queria saber se posso tomar n tenho nehum problema de saude
    ta aki http://www.getpowermax.com.br/?e=AMBPM&p=0&n=1

    ResponderExcluir
  141. Ol Vanessa..fiz uma ultra e descobri bastantes pedras..(.cristais) nos rins.. faz mal continuar a tomar Bcaa ?? e Proteina tipo Whey??

    ResponderExcluir
  142. Olá Paulo Rubens 27/10/11

    Quanto a associação depende de vários fatores, dentre eles como está a sua aliemntação e toda a sua suplementação.
    A quantidade de Leucina/kg varia se está a consumindo isolada ou associada a outros nutrientes.
    E, atualmente, não há uma indicação específica para essa suplementação. O conhecimento ainda é empírico, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  143. Olá Fernanda 08/11/11

    Bem, se estiver de acordo com a sua alimentação e necessidade não há problemas. Mas é sempre bom fazer pausas, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  144. Olá Lucas!!!! 10/11/11

    Não há interação entre Colesterol alterado e BCAA, ok!

    Procure um profissional nutricionista para melhor orientá-lo sobre as suas necessidades.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  145. Olá Jefferson - 16/11/11

    Não há interferência quanto a sua ansiedade, mas o aconselho procurar um profissional nutricionista para melhor orientá-lo sobre as suas necessidades para alcançar os seus objetivos.
    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  146. Olá Anônimo - 16/11/11

    É necessário uma avaliação para verificar quais as suas necessidades, para avaliar quais suplementos vc precisaria tomar e se esse teria alguma sobrecarga hepática já que você já consome uma medicação.
    Não há interações entre o BCAA e a Rusovastatina, mas é necessário avaliar qualquer possível sobrecarga hepática, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  147. Olá Bruno - 18/11 e 21/11/11

    Bem para saber isso é necessário fazer exames da sua função renal.
    É normal o consumo da creatina aumentar a creatinina, mas no seu caso deve ser avaliado o quanto que esse paramêtro aumentará e avaliar outros indicadores de função renal também.
    Por isso, aconselho o acompanhamento com um profssional habilitado apenas para verificar as suas respostas ao consumo.
    A creatina ou o elevado consumo de proteína não causa sobrecarga renal EXCETO para aqueles que tem uma maior propensão a problemas nesse órgão. Então, avalie!!!

    att,
    van nutri

    ResponderExcluir
  148. Olá Junior!!!

    Não há como eu saber se VOCÊ pode ou não consumir um suplemento sem eu ter avaliado as suas necessidades, ok!
    Procure um nutricionista!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  149. olá Anônimo 25/11/11!

    Bem, a partir do momento que cristais foram encotrados nos rins você deverá avaliar qual é o seu erro metabólico. O que que está causando esse acúmulo de metabólitos nos rins, para aí sim saber se há ou não problemas de consumir alguma suplementação.
    Procure um profissional habilitado para melhor informá-lo sobre o seu caso.

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  150. Boa tarde Vanessa.

    Meu nome é Gustavo tenho 34 anos, sou de Itumbiara GO.
    Tem um site de relacionamento "propagando" o produto Power Max.... o que você me diz a respeito, esse produto é tudo aquilo que informa o site???

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  151. Olá Gustavo!!!

    Bem, esse "suplemento" não é registrado no MS. E eu não achei os componentes/ingredientes desse.
    Eu não recomendo, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  152. Ola , Meu nome é Cleverton, tenhu 16 anos e malho jah faz +/- 1 ano, e gostaria de saber se tem algum risco em toma BCAA + CREATINA + WHEY PROTEIN ? Issu traz risco de saude ?

    Obrg :D
    Parabéns pelas Respostas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleverton!

      Bem, sempre a risco em consumir qualquer suplementação, mas esse risco deve ser avaliado por um profissional por isso procure um profissional nutricionista para melhor orientar no seu caso!!!!!


      Att
      Van nutri

      Excluir
  153. Olá vanessa, parabens pelo seu trabalho, continue assim.Agora gostaria de saber se pode me ajudar.Bom é o seguinte, tenho 16 anos, 1,90m e 73 quilos.Eu e meus amigos estamos pensando em começar a fazer musculação, nao quero ficar um fisiculturista nem nada do tipo, quero apenas definir os musculos e ganhar um pouco de massa.Ja marquei minha avaliação física na academia para o fim desta semana.Estava pensando em comprar um suplimento que me ajudasse a desenvolver os musculos e me dar um "gás" para os exercícios.Um bcaa da integral médica seria adequado ? E quanto devo tomar ? Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Da próxima vez, por favor, identifique-se.

      Vamos lá: não há como eu indicar alguma suplementação por não ter realizado uma avaliação.
      O consumo do BCAA ajudaria no seu caso, mas não sei se seria ideal a você por não ter informações da sua composição corporal, objetivos, alimentação, rotina etc.

      PROCURE UM PROFISSIONAL NUTRICIONISTA PARA MELHOR ORIENTÁ-LO

      Aa
      Van nutri

      Excluir
  154. Marco Antonio, 20 anos. Vanessa eu ja faço uso de bcaa, mas hoje veio um medico me oferecer Ingeçao venal de Aminoacidos ramificados (bcaa)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco!
      Se houve indicação do seu médico para suplementar via parenteral (Venosa), faça o que ele aconselhou, pois ele o avaliou e viu as suas necessidades.

      Não há alterações nas funções independente do consumo oral ou parenteral, ok!

      att,
      Van nutri

      Excluir
  155. Olá, meu nome é Fernanda Costa, e tbm como o amigo Alysson faço tratamento contra Sindrome do Panico, tomo Maxapran 20 mg(Citalopran) e o Rivotril de 0,50 a noite. há algum problema e consumir o Bcaa e também o LA?Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda!
      Não há interação entre essas suplementações e as medicações.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  156. Oiee meu nome é Herbert sou de santa catarina ;D Bom esses dias eu vi na revistas sobre o BCAA e diz que ele ajuda a prevenir a depressão,emagrecimento,ganho de massa magra,disposição e ajuda também nos cabelos..a ter a cor normal quando se tem fios brancos..isso tudo é verdade?? estava escrito muito bem do bcaa e que não faz mal somar certinho...faço atletismo,eu iria tomar jack 3D ou Lipo 6 black..mais o bcaa é o mais saudável e mais brato ahah abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herbert!

      Os BCAA's realmente ajudam para n fatores, porém se esse é mais indicado ou não para o seu caso eu não posso dizer pois não o avaliei.

      PROCURE UM PROFISSIONAL NUTRICIONISTA PARA MELHOR ORIENTÁ-LO.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  157. ola vanessa, gostaria de saber se o bcaa da max titanium, poderia me causar espinhas?
    e o jack3d? causa espinhas??
    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Não causam! O BCAA não causam ACNE!

      Porém, se no seu caso ocorre algum transtorno na pele pare o consumo pois pode ser uma intolerância individual.
      Att,
      Van nutri

      Excluir
  158. ola ,tomo antidepressivo pamelor e rivotril, sera que posso tomar creatina, espero resposta obrigado. Marlypsilva@live.com

    ResponderExcluir
  159. Olá,Vanessa.

    Os posts do seu site são muito bons e me ajudaram a esclarecer muitas dúvidas que eu tinha sobre o funcionamento de suplementos.

    Eu li os artigos sobre whey protein e sobre bcaa, mas fiquei com uma dúvida: o veículo do suplemento apresenta alguma diferença em sua eficácia?

    Meu nutricionista prescreveu a ingestão de 3 cápsulas de bcaa sem especificar de qual laboratório.

    Pesquisando por marcas de boa procedência, encontrei, dentre as suas respostas às dúvidas postadas, a marca Vitafor, mas esta comercializa o produto em saches.

    Assim, pergunto: o bcaa após o treino, é mais eficaz na forma de capsula ou de saches (ou a diferença entre um veículo e outro é irrelevante)?

    Segundo, li que vitamina B6 em excesso pode causar alguns efeitos "indesejáveis". Então se meu hipercalórico (também prescrito pelo nutricionista) já tem 0,31mg de vitamina B6 e o bcaa apresenta mais 0,65mg: a soma deles com a alimentação pode acarretar algum risco de excesso de vitamina B6?

    Por último, você recomendou, respondendo a uma dúvida acima,o bcaa da Ethika, mas este não tem vitamina B6 (ela é realmente é relevante para a eficácia do bcaa?)?

    Obrigado e parabéns pela qualidade de seus posts.

    ResponderExcluir
  160. Olá Vanessa meu nome é Dennys,tenho 32 anos, 60kg 1,74 altura (meu pai e meu avô são magros, ou seja, sou magro genéticamente).Fiz uma série de exames no qual não se verificou qualquer problemas (nem de tireóide). Pois gostaria muito de criar massa muscular Gostaria de saber se tomar BCAA e suplementos e fazer exercícios atinjo o meu objetivo.

    Desde já, muito obrigado!
    Dennys

    ResponderExcluir
  161. Olá Vanessa,
    Me chamo Filipe sou de Campos-RJ, tenho 28 anos, 77 kg e 1,88m de altura. Bom encontrei sua pagina pelo google e adorei seu post é bem esclarecedor, mas tenho algumas duvidas. Já fiz o uso do BCAA há algum tempo e antes de usar tive uma crise de bronquite onde o médico receitou aquelas bombinhas, usei o BCAA e a bonba juntos, tive vários sintomas adversos todos descritos na bula da bombinha, tais como taquicardia, calafrio, crise de panico entre outros vários, e tudo isso começou a ocorreu quando eu estava em ambiente confinado que favoreceu muito a piorar os sintomas, pois trabalho no mar em plataforma de petróleo, tive que fazer um breve tratamento com rivotril 0,25 onde me recuperei já há meses, mas ainda me restou o problema de ansiedade.
    Bom a pergunta é a seguinte, tenho me exercitado bastante e faço natação e tais exercicios que me ajudam a superar a ansiedade sem o uso de remédios , mas tenho me sentido exausto, me aconselharam a tomar citoneurin-5.000 ijetável, tomei ontem a primeira dose, mas fiquei um pouco receioso depois, será que me causará algum mal? Também quero saber se o BCAA ajudou a causar os sintomas que tive antes e se ele pode causar alguma diferença no batimento cardíaco e se pode voltar a me dar problemas neurológicos, te adianto que fiz todos exames do coração e deu tudo normal, caso a resposta paras perguntas acimas forem positivas, posso tomar BCAA após o término das 3 doses de citoneurin?
    Muito obrigado, e se não for problema me add no msn, filipemen08@hotmail.com
    Abraço!!!
    Att;
    Filipe R. Gomes

    ResponderExcluir
  162. oi ola meu nome é Endrick Lorran! eu já faço uso do BCAA mais estou pensando em fazer usa da CREATINA! será que ira ter algum efeito colateral? quais?

    ResponderExcluir
  163. ola vanessa gostaria de saber como é que se tomar o bcaa para fazer academia

    ResponderExcluir
  164. Olá Vanessa, tudo bem ?

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo site e pelas questões tão bem respondidas.
    Meu nome é Carolina Gerardi e treino a mais de dois anos corrida e musculação. devido ao esforço físico da corrida e perda de massa muscular( já sou muito magra)meu treinador me orientou a tomar BCAA, minha única dúvida, dúvida essa tb que não consegui esclarecer totalmente com minha médica ( acredite, rs ) é se posso tomar o BCAA junto com anticoncepcional.Ele corta o efeito ? Obrigada ! beijo grande. Carol

    ResponderExcluir
  165. Olá Vanessa,
    meu nome é Carlos, e eu ja tomei massa que dão pra cavalo de corrida, whey protein,bcca, 1 mr, assault,jack 3d,creatina,tomei um que tinha 6 comprimidos que eram proteinas,cafeina,vitaminas e umas massas.
    E agora , as vezes tenho tido muita dor na boca do estomago e de vez em quando dores no peito.
    Tem algo a ver com isso que eu tomei?

    ResponderExcluir
  166. Ei Vanessa, tudo bem? Meu nome é Priscila.
    Queria ter em casa uma lista de alimentos ricos em BCAA para eu criar o hábito de aumentar meu consumo diário. Será que você pode me fornecer essa informação?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  167. Olá Vanessa !
    meu nome é Flvia Freitas e gostaria que vc me tirasse uma duvida. olha eu tive um problema de saude C.A linfoma não hodhg de celulas grandes B, isso já faz 3 anos e estou curada ,mas continuo fazendo acompanhamento de 4/4 meses, então,eu malho jé a uns 2 anos e não tomo nada e tenho muita vontade de tomar whey protey, mais tenho medo de prejudicar a minha saude,temo que ele possa fazer o adoença voltar. o que vc me diz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia!
      Procure um profissional nutricionista para acompanhá-la.
      Não há problema em consumir whey, ok!

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  168. E aí Vanessa sou eu de novo a Flavia(abençoada) estou aguardando sua resposta. Eu esqueci de colocar que eu fiz 6 sessoes de quimio ok.

    ResponderExcluir
  169. Oi Vanessa! Me chamo Rodrigo, tenho 29 anos, e gostaria de saber se há algum problema em consumir nos dias de treino 12g de bcaa, juntamente com creatina e whey. Tenho 1,86m e peso 81Kg.
    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!

      Não há problemas. Mas, procure um profissional para melhor orientá-lo.
      Att,
      Van nutri

      Excluir
  170. Oi Vanessa. Meu nome é Raylane tenho 21 anos e tenho ovario policistico e estou 9 kg acima do meu peso. Gostaria de saber se eu poderia tomar algum remedio para emagrecer, tomo anticoncepcional para o tratamento do cisto e malho.Queria saber se stou proibida de tomar algum termogenico ou um remedio para emagrecer subritramna por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Raylane!

      Procure um profissional para melhor orientá-la.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  171. oí vanessa, meu nome é fred 31a,faço suplementação há +/- 1 ano,super whey 5W - Nacional,+ termogênico com 280mg de Cafeína e guaraná, portanto,de lá pra cá venho apresentando algumas ACNES, você sabe algum relato sobre o consumo desses suplementos especificamente as vitaminas do grupo "B" e cafeína com o desencadeamento delas.

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fred!

      O whey protein PURO não causa acne.
      O causador é o "a mais" que adicionam. Pode ser o corante ou INFELIZMENTE algo errado que não pode adicionar.

      Att,
      Van nutri

      Excluir
  172. Olá Vanessa! Primeiramente , venho elogiar seu site. Realmente muito bom!

    Vm também tirar uma duvida.. Estou querendo voltarr a academia para musculação. Posso usar leucina+whey protein mesmo nesse inicio..de readaptação? Ou e melhor esperar esse período de treino fraco e começar a tomar quando estiver mais adaptada e com cargas maiores?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!Meu nome é Matheus, tenho 19 ANOS.
      Eu estou com 6 mêses de academia, e estou tomando BCAA E NO Produto esta escrito 2 cápsula antes do treino e 2 capsula logo após o treino.Eu estou seguindo esta recomendação.Minha dúvida é, sera se isto é bom pra mim ou estou agindo de forma errada?

      Excluir
  173. oi, vanessa, caí aqui pela busca do google sobre baccas e humor. treino há 11 anos (mulher) e como pouca carne vermelha. tipo, faz meses que não como carne vermelha apesar de não ser vegetariana. tenho comido frango, atum, salmão... suplemento sempre com whey. bom, tenho depressão e tava tomando um remédio que aumentava a densidade de receptores de dopamina e estimulava o córtex cerebral. bom, não senti nada, nem pra melhor e nem pra pior. mas parei pq foi o período indicado pelo médico. agora não tomo mais nada pra depressão.

    acontece que a única hora do meu dia em que me sinto bem é na academia. eu treino bem pesado. tem dias que o treino "bate" e eu fico completamente bêbada (sensação idêntica à de beber um pouco de álcool e ficar "altinha")e me sentindo MUITO bem. rindo de orelha a orelha.

    comecei a usar os bcaas há uma semana. na quarta, senti esse prazer absurdo e hj me senti ótima, apesar de não ter sido tão forte quanto na quarta. andei lendo sobre betaendorfina e sobre o prazer de corredores - apesar de eu não correr.

    bom, o que quero saber é:os bcaas podem ter tido alguma relação com isso? ou só me deram mais resistência pro treino e o treino em si que me fez tudo isso? não tô reclamando pq tudo isso me faz mais bem do que qualquer antidepressivo já fez...

    qualquer comentário será bem-vindo. obrigada.

    ResponderExcluir
  174. Olá Anônimo 22/05/2012!
    Obrigada =)

    A necessidade de utilização de suplementação está de acordo com a intensidade do seu treino!
    Não tem como eu avaliar a sua real necessidade, ok!

    Att,
    Van nutri

    ResponderExcluir
  175. ola vanessa gostaria de saber pois malho a 2 anos começei a usar algumas vezes suplemnto como: albumina whey protin bcaa em algumas vezes n é direto .quero saber qual o intervalo q tenho q tomar um pra outro? tem 2 meses q usei albumina e AGORA tomO BCAA POSSO CONTINUAR? BJUS OB
    RIGADA

    ResponderExcluir
  176. ola vanessa gostaria de saber pois malho a 2 anos começei a usar algumas vezes suplemnto como: albumina whey protin bcaa em algumas vezes n é direto .quero saber qual o intervalo q tenho q tomar um pra outro? tem 2 meses q usei albumina e AGORA tomO BCAA POSSO CONTINUAR? BJUS OB
    RIGADA

    ResponderExcluir
  177. ola vanessa gostaria de saber pois malho a 2 anos começei a usar algumas vezes suplemnto como: albumina whey protin bcaa em algumas vezes n é direto .quero saber qual o intervalo q tenho q tomar um pra outro? tem 2 meses q usei albumina e AGORA tomO BCAA POSSO CONTINUAR? BJUS OB
    RIGADA

    ResponderExcluir
  178. Oi vanessa boa tarde meu nome e jasiel!tomei por algum tempo thermo hadcore, e percebi que fiquei com a pressao arterial desrregulada nas maiaorias das vezes esta alta,o bcaa pode agravar de alguma forma?.Obrigado!!

    ResponderExcluir
  179. Oi vanessa boa tarde meu nome e jasiel!tomei por algum tempo thermo hadcore, e percebi que fiquei com a pressao arterial desrregulada nas maiaorias das vezes esta alta,o bcaa pode agravar de alguma forma?.Obrigado!!

    ResponderExcluir
  180. Boa tarde, comprei o lipo 6 black, e depois fiquei sabendo que ele não é legalizado no brasil, mas por fim já tinha comprado, e queria saber se ele pode alterar no funcionamento do anticocepcional, pois procuramos melhorar o corpo e não ficar gravida..srsr...aguardo

    ResponderExcluir
  181. Olá Anônimo dia 14/junho.
    O lipo 6 black original não contém substâncias declaradas que afetam o uso do anticoncepcional.

    Att.
    Van nutri

    ResponderExcluir
  182. Oi meu nome é Diego, parabéns pelo seu blog está muito bom!

    Queria saber se esse suplemento faria mal para mim, http://www.netshoes.com.br/produto/164-0029-001-01

    e Se comer só dois tabletes no max por dia faria algum mal a saude a curto ou longo prazo ?

    Obs: faço musculação a um ano e não estou muito definido :(

    ResponderExcluir
  183. Olá!!! Sou a Silvia

    Tenho a seguinte dúvida. Tenho 27anos, sempre tive uma menstruação regular e entrei à 3meses para o ginásio, e treino a uma intensidade média. Comecei a tomar BCAA, primeiro em cápsulas e agora em pó. Pela primeira vez tenho muita pouca menstrução e escura e por coincidencia, na altura que começo a tomar BCAA. Será que o Bcaa interferiu no efeito da pilula? Faço esta questão porque sendo uma quantidade bastante maior de aminoácidos ingerida, não sei se há essa probabilidade. Agradecia uma resposta. Obrigado.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  184. Olá Anônimo 07/junho/2012
    Não há um intervalo específico!
    Tudo depende com a sua alimentação.

    Att,
    Van nutri
    Nutricionista Esportiva

    ResponderExcluir
  185. Olá Jasiel!
    Termogênicos na grande maioria das vezes altera a pressão sim. Os BCAA não.

    Att,
    Van nutri
    Nutricionista Esportiva

    ResponderExcluir
  186. Olá Diego!!!
    OBRIGADA!!!

    Não tem como eu saber se para VOCÊ esse suplemento fará mal.
    Aconselho que você procure um profissional nutricionista para melhor orientá-lo.

    Att,
    Van nutri
    Nutricionista Esportiva

    ResponderExcluir
  187. Olá Silvia - 15/junho/2012

    Não há um interação entre o consumo de BCAA e o anticoncepcional. Mas procure sua ginecologista para a realização de exames.
    Algumas mulheres após consumir anticoncepcional por anos ocorre essa redução no fluxo.

    Att,
    Van nutri
    Nutricionista Esportiva

    ResponderExcluir