sábado, 31 de outubro de 2009

Alimentos naturais X Xenobióticos


A população brasileira aumenta a cada ano o consumo de prontos, uma pesquisa de consumo alimentar realizada em 2003 (POF 2002-2003) mostrou um aumento do consumo de alimentos industrializados e redução dos alimentos in-natura. Alimentos como arroz, feijão, e o grupo tubérculos perderam (redução de consumo de 23%, 30% e 30%) a importância para o brasileiro que atualmente prefere alimentos já prontos ou pré-preparados, como os refrigerantes e biscoitos que tiveram um aumento no consumo de 400% comparado com a década de 70. http://www1.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2002analise/default_.shtm

 

Isso é preocupante já que nesses alimentos há uma maior concentração de conservantes, corantes e todos tranqueirantes. Mas, o assunto de hoje não é dos alimentos prontos, mas sim dos alimentos vegetais. Sempre associamos uma má qualidade da alimentação com o consumo dos industrializados, mas hoje com o aumento no uso de agrotóxicos os nossos vegetais não são tãaaaao saudáveis quanto antes.
Aditivos Alimentares: é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, trans-porte ou manipulação de um alimento. Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento. Esta definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais. Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97.

 

Temos hoje no mercado alimentos que declaram o uso de aditivos químicos de origem vegetal, o que deixaria o alimento mais saudável, MAS mesmo assim podem ser prejudiciais já que o processo de extração desses, que muitas vezes é realizado com solventes que podem se tornar contaminantes. Assim, na declaração do rótulo contém a informação do aditivo vegetal que encarece o produto, mas devido à extração não é tãaaaaao benéfico assim...
Esses contaminantes no nosso organismo são os XENOBIÓTICOS!
Xenobióticos: são substâncias estranhas ao sistema biológico humano que pode ser de origem externa: agrotóxicos, aditivos, resíduos de antibióticos usados na produção de carnes ou mesmo de hormônios, ou de origem interna: radicais livres, citocinas etc.
O que causa o consumo desses Xenobióticos?

Bem, o problema inicia-se no intestino, já que é um dos primeiros órgãos a entrar em contato com essas substâncias. O órgão fica "irritado" causando flatulência, distensão abdominal etc e, além disso, ocorre o aumento da permeabilidade (entrada) de substâncias tóxicas no organismo que causa des-regulação do funcionamento bioquímico das células e dos tecidos - Nada funciona corretamente!

 
Orgânicos: alimentos cultivados sem a utilização de produtos químicos e são processados sem radiação ionizante nem aditivos, além de serem cultivados em solos com baixa contaminação ambiental.
Vantagens dos orgânicos
Ainda há controvérsias quanto às vantagens dos orgânicos, algo que é muito discutido é quanto à quantidade de nutrientes nos alimentos orgânicos serem maiores que nos não-orgânicos.
A hipótese é: se um alimento, por exemplo, o tomate é cultivado sem agrotóxicos o seu antioxidante, o licopeno, será armazenado ao invés de ser utilizado contra substâncias tóxicas - agrotóxicos! Assim, resultará num alimento mais rico de nutrientes.
Mas, vamos dizer que isso não ocorra! Vamos dizer que os orgânicos não contenham mais nutrientes em sua composição. Somente por NÃO conter agrotóxicos, por não serem processados com aditivos e por cultivados em solo menos contaminados já é uma EXCELENTE justificativa de consumo, não é?!
E também, vale ressaltar o SABOR. Os alimentos com adição dessas substâncias perdem o bom sabor! Experimente um tomate cultivado no quintal de um amigo, com certeza você sentirá a diferença!
A grande questão é que os orgânicos são mais caros! Isso porque não há investimentos na área já que o nível de consumo é baixo o que não justifica o investimento $$$$$$$.

 
Isso é revoltante! Porque, ainda é cultivado alimentos de maneira que prejudica a nossa saúde?

 

Ao término da leitura dessa postagem você deve estar querendo matar a sua nutricionista que pede para você AUMENTAR o consumo de frutas, verduras e legumes... rsrsrs
Mas, calma! Vamos lá, aditivos, agrotóxicos e outras tranqueiras nós consumimos diariamente nos vegetais ou em outros alimentos. O problema É MAIOR quando não consumimos os micronutrientes (vitaminas, minerais e bioativos) presente nesses alimentos.
O nosso fígado PRECISA de N.U.T.R.I.E.N.T.E.S para realizar esse processo de DESINTOXICAÇÃO - que é o responsável por tirar essas tranqueiras do nosso organismo...
Então, se os alimentos orgânicos pesarem muito no bolso use as seguintes estratégias para minimizar o estrago:
  • Desconfie de legumes muito grandes, pois podem ser resultado de adubação e estimulantes artificiais.
  • Preferir a compra de frutas e verduras da época.
  • Dê preferência aos produtos nacionais e de sua região.
  • Retire folhas externas das verduras que, em geral, concentram mais agrotóxicos. Isso não retira 100% dos agrotóxicos, mas ajuda.
    • Não retira todo o agrotóxico, pois existem agrotóxicos sistêmicos (que entram nos vegetais).
  • Cozinhe os legumes e não aproveite a água de cocção

 

É isso!
Essa postagem NÃO é para parar de consumir alimentos, mas sim para selecionar melhor os alimentos.



Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva


 

Texto adaptado da Revista do CRN: Teixeira, Adriana. Xenobióticos X orgânicos. In: CRN3, Revista do Conselho Regional de Nutricionistas, 2, pág: 46-51, 2009.

5 comentários:

  1. Onde posso comprar verduras, legumes e frutas

    sem agrotóxicos? Você conhece em nossa região.

    Eliza

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliza!

    Então, nos hipermercados convencionais extra, carrefour, pão de açúcar etc têsm esses alimentos, ok!
    Todos ficam expostos num local específico, geralmente é próximo os congelados.

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista
    CRN: 19988

    ResponderExcluir
  3. Oi Eliza
    se os legumes forem cozidos e a água de cocção descartada, eles não terão uma parte significativa desses nutrientes descartados tb não?

    ResponderExcluir
  4. Desculpe confundi os nomes, Vanessa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliza!

    Sim isso acontecerá, ok!

    Atenciosamente,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir