quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Rotulagem Nutricional


Marketing nutricional!
Diariamente, nos deparamos com propagandas de alimentos.
Nos rótulos dos alimentos têm várias informações que nos chama a atenção.
Informações como light, diet, zero, sugar free, 0% gordura, sem colesterol, sem gordura trans etc, presentes nas rotulagens influenciam na hora da decisão de compra.




Mas, o que tem por detrás dessas informações?





Primeiro vamos às definições de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.



DIET:
isenção de açúcares;



LIGHT: redução do número de calorias que pode ser por redução na quantidade de açúcares e/ou gordura;




ZERO: = diet;









0% DE GORDURA TRANS: para a porção indicada há menos de 0% de gordura trans. Mas, ATENÇÃO: não quer dizer que NÃO CONTÉM, mas sim que para a porção não há quantidade suficiente que precise declarar no rótulo.









Exemplo: A ANVISA diz que a porção de biscoitos recheados é 30 gramas e isso equivale em média a duas unidades. Para facilitar a descrição dos valores indicados nos rótulos é aconselhado arredondar os valores abaixo a 0,5 gramas para ZERO - no caso das gorduras trans.


Então, se o alimento contém por porção 0,4g de gordura trans, na realidade ele não é 0% GORDURA TRANS, mas sim contém uma "baixa" quantidade desse tipo de gordura.


"Baixa" para a porção, porque se a pessoa consumir 10 unidades de biscoitos recheados que equivalem a 5 porções, no caso do exemplo acima, consumirá o limite de gordura trans por dia – 2 gramas.












Então, como saber o que REALMENTE você está consumindo?



Leia uma informação que fica escondidinha na Rotulagem: OS INGREDIENTES!







Bem, todo mundo já viu essa informação, mas achou muito complexa já que lá está descrito tuuudo o que contém no produto! Mas, vou descomplicar:


Uma coisa que é importante atentar-se é a ordem dos ingredientes, já que é obrigatório que essa informação esteja em ordem decrescente - do Ingrediente que tem mais para o que tem menos.



Isso explica, muitas vezes, a diferença de valores de um mesmo produto de marcas diferentes





Exemplificando:


Alimento: suco pronto de uva - embalagem tetrapak


Pensamos: qual ingrediente deverá conter em maior quantidade?


A resposta é o suco, então esse ingrediente deverá ser o primeiro da lista! Mas, isso pouco acontece. Veja a figura abaixo:

Apesar de ambos conterem o valor calórico e a quantidade de carboidratos semelhantes alguns são mais diluído (primeiro ingrediente ÁGUA ), outros muito doce (1º ingrediente AÇÚCAR ) e outros contendo o suco da fruta mesmo. Aquele suco que o 1º ingrediente é o AÇÚCAR, apesar de ter o valor calórico semelhante aos outros tem como fonte de carboidratos um nutriente que devemos reduzir o consumo.
Alimento: chocolates

O ingrediente base do chocolate é o cacau, então o 1º a aparecer deverá ser ele, porém isso pouco acontece também, o que geralmente ocorre é a gordura aparecer primeiro, seguido do açúcar e lá em terceiro aparece a massa de cacau, isso quando no lugar da massa aparece a manteiga de cacau...


Alimento: pães


Esse causa muita dúvida, já que nas prateleiras existe uma grande variedade.




Definição de Pão integral segundo a ANVISA: é o pão preparado, no mínimo, com 50% de farinha de trigo integral, sendo-lhe proibido o emprego de caramelo;



A nutricionista considera pão integral aquele que contém SOMENTE farinha integral na sua composição.


No mercado são poucos os pães que não contém farinha branca ou pelo menos que não seja o principal ingrediente.



Bem, a partir de hoje lembre-se na hora de escolher o melhor alimento pelas reais informações nutricionais e não pela chamada de marketing.
Att,
Van nutri
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva












3 comentários:

  1. Muito boas as dicas!!! Vou prestar mais atenção!

    ResponderExcluir
  2. Ola doutora,sou o João Paulo.Sou hipertenso a 2 anos e tomo lozartana de 12 em 12 horas,com isso posso tomar creatina?Obgd.

    ResponderExcluir
  3. Ola doutora,sou o João Paulo.Sou hipertenso a 2 anos e tomo lozartana de 12 em 12 horas,com isso posso tomar creatina?Obgd.

    ResponderExcluir