domingo, 21 de junho de 2009

Ovos


Atualizado em 06.maio.10
MP900177963[1]Fonte de proteínas, que são os "blocos construtores" de todo o organismo e são benéficos para tudo, desde os cabelos até os músculos.
Os ovos também são fontes minerais zinco e selênio e das vitaminas A, B, D e E. Além disso, contêm lecitina e colina, nutrientes importantes para o cérebro, ajudando na memória, na concentração e no estado emocional saudável, e mais, são importantes fontes dos fito-químicos luteína e zeaxantina, que contribuem para a saúde dos olhos.
Mas, e o COLESTEROL?
Muita gente deixou de comer esse alimento devido o MEDO de aumentar o colesterol!!! Mas, calma, hoje já foi comprovado que não há relação direta entre o consumo de ovos e o aumento do nível de colesterol ruim no organismo. Isso é descrito porque cerca de 70% do colesterol que está no sangue não vem da dieta, e sim é vem da produção do fígado. O que acontece quando se come ovos, ou alimentos fontes de colesterol, é que o organismo pára de produzir colesterol, porque recebe a substância através do alimento. P.o.r.é.m., cada indivíduo é um, então existem pessoas cujo fígado não consegue equilibrar essa produção devendo assim consumir ovos com moderação.
O grande problema do consumo de ovos está na no modo de preparo! O processo de fritura utiliza óleos vegetais que ao serem aquecidos sofrem alterações em seus componentes, tornando-se fontes de gorduras saturadas, extremamente prejudiciais à saúde.
Portanto, os ovos podem ser utilizados em outras diversas formas interessantes, tais como: cozidos, mexidos, pochê, omeletes, ao forno e incorporados em diversas receitas culinárias. Bem, podem não DEVEM ser consumidos pois contêm nutrientes importantíssimos para o ótimo funcionamento do nosso corpo, como no caso da visão e da saúde cerebral.
Benefícios dos ovos:
  • Selênio: participa da síntese da Glutationa Redutase, importante no processo de detoxificação do corpo (limpeza);
  • Zinco: é antioxidante, participa da reconstrução de tecidos, é indispensável para atividade de DNA e RNA, participa no desenvolvimento e integridade do sistema imunológico;
  • Riboflavina:
    necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento, é importante para aliviar na fadiga ocular. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
  • Cianocobalamina: é necessária para a síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos, para o funcionamento da medula óssea e tecido nervoso, além de participar da a formação de DNA e de mielina.
  • Vitamina A: importante função na visão, e também na reprodução, no desenvolvimento embrionário e na imunidade;
  • Vitamina D: tem importância para a homeostase do cálcio e do fósforo e para a saúde musculoesquelética;
  • Vitamina E: é antioxidante, protege da ação do LDL-colesterol;
  • Arginina: Por ser precursora do óxido nítrico (que tem efeito relaxador dos vasos sanguíneos), auxilia nos casos de aumento da pressão arterial;
  • Luteína e Zeaxantina: depositam-se numa região dos olhos que contém a mácula, protegendo-a da luz azul que pode danificar o fundo dos olhos.
  • DHA (tipo de ômega 3): Faz parte
    integrante da retina e da bainha de mielina dos neurônios, melhorando a saúde dos olhos e a do cérebro.cerebral e a dos olhos.
  • Lecitina e Colina: serve para a produção do neurotransmissor acetilcolina que é vital para a manutenção do metabolismo cerebral.
IMPORTANTE: As funções dos nutrientes sempre são descritas isoladamente, porém para que um nutriente desempenhe sua função é necessário a presença de vários outros bioativos. Assim, o consumo dos alimentos é perfeito para o funcionamento correto do organismo, pois esses são fontes de vários nutrientes que agem em sinergia dentro do nosso corpo. É melhor comer os alimentos certos do que somente suplementar!!!
Vamos comeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrr, mas com moderação...

Link interessante: http://www.ovosbrasil.com.br
Informativo interessante: http://www.ovosbrasil.com.br/download/informa01.pdf



Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva

9 comentários:

  1. Bom dia Vanessa,

    Muito didática, a forma como fala da importância de incluirmos ovos à nossa dieta saudável. Parabéns!

    Abraços saudáveis

    João Marques Carvalho
    http://joaomarquescarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa, meu nome é Walex Barbosa, é a primeira vez q posto um comentário/questionário, c me permitir é claro, eu gostaria de saber sobre a lecitina do ovo, algumas empresas fornece ela em forma de cápsulas para o auxilio no tratamento de extress, fadiga fisica e sexual, perda de memória, alem de equilibrar do colesterol, e auxiliar na perda de peso, na sua matéria vc fala dos beneficios do ovo in natural, nesse caso minha duvida seria sobre qual a melhor forma de consumir a lecitina e todas as proteinas q tem nela, no ovo mesmo, ou em forma de cápsulas, ( existe uma lecitina vendida pelo nome de Ran-yu) vc conheçe?. O que vc me indicaria para esse tratamento auxiliar. ?

    ResponderExcluir
  3. O que tem a dizer sobre o consumo da albumina (éca, mas tomo assim mesmo) ao invés do ovo em si?

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo! Da próxima vez, por favor, identifique-se.

    A albumina é usada para suplementar exclusivamente PROTÉINAS!
    É uma boa opção de "baixo" custo e bons benefícios.
    A albumina é fonte de proteínas de alto valor biológico o grande problema é o paladar!!! rs

    Atenciosamente,
    Vanessa Alves Lobato
    Nutricionista

    ResponderExcluir
  5. Vanessa,

    postei uma pergunta nessa seção sobre a lecitina do ovo, mas ainda ñ me respondeu, ou eu ñ descobri onde a resposta está, rssss, vc pode me ajudar

    Walex barbosa

    ResponderExcluir
  6. Olá Walex Barbosa!
    Mil desculpas pela demora...
    Mas, vamos lá!

    O alimento, no caso o ovo, o ajudará na prevenção de doenças, assim sempre recomendo o consumo semanal de ovos para suprir a necessidade de lecitina, vitaminas, minerais e antioxidantes. A suplementação de um nutriente isolado, geralmente, é usada para corrigir uma carência.
    Consumindo o ovo você terá todos os benefícios citados na postagem, já consumindo o suplemento de lecitina terá somente os benefícios da lecitina, porém de uma forma mais potente por ter em maior concentração.

    Quanto ao Ran-yu eu não conhecia, mas fui buscar informações para postar para você:
    É o óleo extraído do ovo! Se, realmente, conter esse produto é um bom suplemento, porém por não conhecer a marca nem a empresa não posso indicá-la, ok!!! Mas, diz ter registro no MS e isso é um bom sinal...rsrs

    Att,
    Vanessa Lobato

    ResponderExcluir
  7. Conheço e uso um produto distribuído pela empresa Biosallute com sede em Brasília, Bio Han (lecitina de ovos)melhorou muito a qualidade de minha saúde e também das pessoas para as quais indiquei, grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Vanessa, parabéns pelo blog!

    Qdo vc diz que aconselha o consumo do ovo nas refeições, vc se refere a gema também?

    Outra pergunta, o que vc diz sobre comer muitos ovos (cerca de 10) por dia, após o treino pesado de musculação? Isso ajuda no ganho de massa? Ou é prejudicial a saúde?

    Obrigado.

    ResponderExcluir