terça-feira, 9 de junho de 2009

Cuidado na hora de comprar alimentos in-natura

Ontem, dia 08 de junho, um hipermercado famoso localizado em Guarulhos (http://www.guarulhosweb.com.br/gwebnoticia.php?nrnoticia=24612) foi autuado pela vigilância sanitária por conter para venda cerca de 67kg de peixes estragados e mais 12 kg de frios fora do prazo de validade. Partes desses produtos estavam expostos para venda e outra parte armazenado, ou para futura venda, ou para utilização em recheios de salgadinhos e coberturas de pizzas, mesmo estando em estado de putrefação!!

Cuidados na hora da compra:

GERAIS:

  • Os funcionários que entram em contato com os alimentos precisam estar uniformizados, com calçados fechados, com cabelo coberto, de mãos limpas e sem enfeites; unhas aparadas, sem pinturas e limpas e não podem manipular dinheiro e alimentos ao mesmo tempo.
  • Nunca compre ou consuma alimentos fora do prazo de validade. É comum a impressão do prazo de validade diretamente na embalagem do produto.
  • Verifique a integridade das embalagens dos produtos. Recuse latas com estufamento, amassadas ou enferrujadas.
  • Não compre conservas em embalagens de vidro se o líquido estiver turvo ou com espuma, pois indicam a presença de microorganismos. Rejeite também aquelas com tampas enferrujadas (vazamentos).
  • Não é permitido que os alimentos estejam em contato direto com jornais, papéis coloridos, papéis ou filmes plásticos usados.

CARNES:

  • A cor da carne deve ser vermelha, com consistência firme e sem escurecimento ou manchas esverdeadas.
  • Cuidado ao comprar carnes previamente moídas. A carne moída por ficar mais exposta ao ar/oxigênio oxida mais rapidamente ficando escurecida e com maior contato com os microorganismo estragando mais rapidamente.
    • Infelizmente, alguns estabelecimentos para disfarçar isso acrescentam corantes as carnes. Por isso, prefira que a moagem seja feita na sua presença!

EMBUTIDOS E FRIOS - salsichas, mortadelas, presuntos, lingüiças, apresuntados etc:

  • Devem ser mantidos sob refrigeração constante. São altamente perecíveis.
  • Não compre esses produtos se estiverem desprendendo líquido, com a superfície úmida, pegajosa, se estiverem amolecidos ou apresentarem manchas esverdeadas, assim como, cheiro desagradável e de ranço, pois isso indica início ou presença de decomposição.
  • Recuse as unidades que estiverem com embalagem violada.
  • Os embutidos e frios, vendidos já fatiados, devem estar em embalagens constando identificação do produto, informação sobre o fabricante e sobre o estabelecimento onde foram fatiados, data do fatiamento e prazo de validade para consumo.
    • Nesse caso, o que alguns estabelecimentos fazem com o embutido ou frios vencidos é moer esses produtos e utilizá-los para preparações como pizzas, salgadinhos, tortas...

PESCADOS:

  • Necessitam de refrigeração constante em torno de 0º C, para isso os peixes devem estar acondicionamento em recipientes ou bancadas com gelo, tendo mais gelo do que pescados, ou mantidos em balcões frigoríficos.
  • Para saber se o peixe está próprio para consumo: repare se a carne está firme e resistente à pressão dos dedos, os olhos brilhantes e ocupando totalmente a órbita, as guelras vermelhas, as escamas grudadas na pele, a cloaca fechada (orifício por onde são eliminadas urina e fezes). Se o peixe estiver com as guelras destruídas, olhos afundados, cheiro de amoníaco, carne cedendo à pressão dos dedos e a barriga inchada, está impróprio para o consumo.
    • O camarão próprio para o consumo tem a cabeça aderente ao corpo, carapaça aderente ao músculo do corpo e músculos firmes. O corpo é curvo e sua cor é rosada ou acinzentada. O camarão descascado ou a carne de siri podem ser comercializados se estiverem congelados, conservados em freezer, empacotados, constando data de validade e com número do serviço de inspeção. Caso contrário, sua venda é proibida.
    • As ostras e mexilhões postos à venda, próprios para o consumo, têm as conchas fechadas e com retenção de água límpida em seu interior; a carne é úmida, esponjosa e aderente à concha, e o cheiro pronunciado. A coloração normal é a cinzenta clara nas ostras e amarelada nos mexilhões e mariscos.
    • Os polvos e lulas próprios para o consumo apresentam a pele lisa e úmida, carne elástica, olhos vivos e salientes nas órbitas e coloração roxo-clara.


Sei que na realidade nós não deveríamos nos preocupar com tudo isso, porém não vivemos no país das maravilhas de Alice, então se queremos comprar produtos de boa qualidade devemos nos atentar! E deixemos que a Vigilância sanitária e o PROCON continuem trabalhando para "forçar" que esses estabelecimentos trabalhem, simplesmente, de forma correta!


Vanessa Alves Lobato

Nutricionista

2 comentários:

  1. gostei muito das informações, espero que outros informações como esta seja postada,pois nos ajuda na hora da compra.

    ResponderExcluir