Pular para o conteúdo principal

Antioxidantes



O que é oxidação?

Na realidade, a pergunta é "O que é Reação de oxidação", que é uma reação que perde de elétrons.

Tá, mas o que isso tem a ver com a alimentação?

Vamos lá: Por exemplo, sabe quando cortamos uma fruta e a deixamos descoberta e ela escurece? Então, as frutas sem a casca quando entram em contanto com o ar, que tem oxigênio, sofrem "oxidação" e ficam mais escurecidas! Isso é uma reação de oxidação causada pelo oxigênio naturalmente presente no ar.

Mas, e nós, oxidamos?

Sim, nós oxidamos!!!! E o que causa a nossa oxidação é os “radicais livres” - que são átomos, íons ou moléculas que têm a última camada de sua órbita um elétron faltante, por esse motivo eles são extremamente reativos, que quer dizer: querem se ligar a qualquer custo a alguma substância para ficar completo. Essas substâncias estão nas células do nosso corpo, assim esse processo de oxidação em excesso provoca destruição celular, acelerando o envelhecimento e iniciando diversas patologias.

O que colabora para elevar a concentração de radicais livres e aumentar o nosso estresse oxidativo?

Frituras em geral, gorduras animais, gordura hidrogenada – TRANS, creme de leite, embutidos, defumados, e alguns hábitos/vícios como o tabagismo e o alcoolismo.

Mas, há também substâncias que neutralizam os efeitos dos radicais livres, que são os alimentos chamados de antioxidantes, conhecidos como "varredores de radicais livres", protetores dos órgãos.

Substâncias antioxidantes
Alimentos Fontes

Betacaroteno
Cenoura, mamão, manga, damasco, pêssego

Vitamina C
Laranja, acerola, goiaba, limão, tangerina

Vitamina E
Castanhas

Selênio
Principal, castanha do Brasil

Bioflavonóides
Uva, vinho ou suco de uva integral, açaí

Licopeno
Tomate, melancia, pitanga




Por isso, uma alimentação rica em frutas e verduras auxilia na boa aparência da pele, minimiza os efeitos nocivos do sol e dos poluentes e atua na prevenção de diversas doenças.

Veja o vídeo de Ação dos Antioxidantes – produzido pela empresa MonaVie.




Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva


Continua...

Comentários

  1. Bom dia,

    Qual o papel do óxido nítrico na vasodilataçao e hipertrofia muscular?
    Qual o melhor meio/suplemento para prolongar o no2 nos musculos.
    no aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Talita!
    É o gás Óxido Nitrico quem estimula a vasodilatação. Essa vasodilatação faz com que mais nutrientes cheguem aos músculos fazendo com que a hipertrofia seja potencializada.
    Através do aminoácido arginina associado a um flavonóide como a semente de uva ou o vinitrix(R)que fará a conversão desse aminoácido em óxido nítrico.

    #Todo consumo de suplementação deve ser acompanhado por um profissional nutricionista.

    Att,
    Vanessa Lobato
    Nutricionista Esportiva

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    O ortomolecular me indicou uma fórmula para aumentar o óxido nítrico e consequentemente a vasodilatação.
    Esse estado terá continuida após os exercícios terá ganho expressivo de maasa muscular?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Sim, será expressivo, mesmo sem ter ação prolongada!

    Att,
    Vanessa Lobato
    nutricionista esportiva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Probióticos

O que são Probióticos?

São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult +30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.

Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago!Para proteger os microorgani…

Colágeno e Firmeza da pele

ATUALIZADO EM 18/maio/2016

O que é colágeno? Colágeno é uma proteína (Proteína é o "coletivo" de aminoácidos) que tem como função principal dar estrutura, sustentação celular, sendo componente de pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Os aminoácidos que formam o colágeno na sua grande maioria são: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas, também contêm na sua cadeia os outros 17 aminoácidos, porém em quantidades reduzidas.

Nosso corpo sintetiza vários tipos de colágeno, porque esse compõe várias partes do corpo como a matriz orgânica dos ossos, os tecidos conjuntivos de todos os nossos ligamentos (tendões), constitui também a pele, o cabelo, o sangue e os vasos sanguíneos. Para cada local o corpo sintetiza um tipo de colágeno diferente.



Tipos de colágeno:
TIPOFunçõesIEste é o colágeno mais abundante do corpo humano. Está presente no tecido cicatricial, o produto final quando tecido cicatriza por reparação. Pode ser encontrada nos tendões, pele, paredes da artéri…

UC-II - O novo colágeno?

Há muito tempo escrevi uma postagem sobre a proteína colágeno e vi que muitas pessoas se interessam pelo assunto.
Descrevi que temos cerca de 14 tipos diferentes de colágeno. E, que o colágeno hidrolisado que consumimos na forma de suplementos já foi digerido, sendo assim absorvemos os aminoácidos para a produção – lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina.

Já na nossa corrente sanguínea, nas nossas vias metabólicas, o corpo irá decidir para qual dos 14 tipos de colágeno será feita a conversão. Lembrando sempre que são necessários vários nutrientes para isso.  E, que na maioria das pessoas o limitante na produção dessa proteína e mais os micronutrientes do que os aminoácidos.

Pois bem! Fui apresentada ao UC-II. De início fiquei desconfiada, pois não havia entendido o modo de ação. Eu comparava ao modo de ação do colágeno hidrolisado, que você consome uma dose de 5 a 10g, com os micronutrientes, e o organismo decidirá qual forma do colágeno vai produzir, e usará os aminoácidos como matéria-…